Ainda mais radical que alguns de seus colegas, o cantor sertanejo Sérgio Reis (PRB-SP) quer defender na Câmara a redução da maioridade penal para 14 anos. Para o agora deputado federal, diminuir de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização penal não terá efeitos práticos no combate à violência.
“Hoje quem tem 14 anos é mais inteligente que a gente. Temos é que complicar a vida dos bandidos. Se existe lei, ela tem que ser cumprida. Os bandidos se aproveitam dos menores e nós temos que proteger esses jovens”, disse.
Uma proposta de emenda constitucional sobre o tema tramita em uma comissão especial da Câmara. A maioria dos integrantes da comissão defende a redução da maioridade penal para 16 anos.
Para o deputado, a péssima situação do sistema carcerário do país é fruto da falta de investimento do governo federal na manutenção das penitenciárias e na construção de novas cadeias. “Dinheiro tem, mas ninguém sabe para onde vai”, disse. Ele defende que o adolescente seja preso em um local onde possa aprender um ofício e ser ressocializado, preferencialmente no campo.
Questionado sobre o Brasil ser um dos países com a maior população carcerária do mundo, o que poderia ser agravado com a redução da maioridade penal, Sérgio Reis afirmou que não há o que fazer a não ser punir quem comete um crime.
Política em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário