Compartilhamento:

segunda-feira, 29 de junho de 2015

CENTENÁRIO DO ABC

Mais Querido: há 100 anos surgia o primeiro clube de futebol do RN
Alvinegro de Natal comemora o seu centenário de fundação nesta segunda-feira com agenda repleta de festejos


Há exatamente 100 anos, nascia o primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte. No dia 29 de junho de 1915 surgia o ABC Futebol Clube, que hoje comemora o seu centenário, o primeiro time da capital potiguar a atingir a expressiva marca. E para festejar, a diretoria do clube já divulgou uma agenda de um ano de comemorações, que terá início já nesta segunda-feira (29).
Alvinegro comemora o seu centenário nesta segunda-feira (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)

O torcedores irão participar, das 16h às 19h, do ‘Adesivaço Centenário’ em vários pontos da cidade: Capim Macio, Igapó, Santa Catarina e Lagoa Nova, além da missa na sede administrativa do clube, às 18h. Também está programado o Lançamento da campanha do Memorial Alvinegro, concurso da ‘Musa do Centenário’ e o lançamento da Medalha Centenária. Além desses, vários outros festejos estão agendados até junho do próximo ano.

O Mais Querido, como ficou conhecido com o passar dos anos, foi fundado por um grupo de jovens natalenses, em um dos cômodos do casarão do Coronel Avelino Alves Freire, comerciante e presidente da Associação Comercial do RN, na Avenida Rio Branco, no bairro da Ribeira.

Com a reunião, o primeiro objetivo foi escolher o nome do novo clube. O conjunto de letras ‘ABC’ prestou uma homenagem ao Pacto de Amizade Fraternal, amparado diplomaticamente por Argentina, Brasil e Chile, assinado em 1903. A sugestão foi aceita por unanimidade, à época.

Entre as façanhas da equipe potiguar em 100 anos está o Decacampeonato estadual. Entre 1932 e 1941, o Mais Querido venceu a competição estadual em sequência, conseguindo assim ter o seu nome registrado no livro dos recordes. Além do Alvinegro de Natal, apenas o América Mineiro conseguiu repetir o feito, entre 1916 e 1925.
Clube tem programação intensa de festejos (Foto: Wellington Rocha)

O Time da Frasqueira também fez história em 1973, ao cumprir 108 dias de excursão pela Europa, Ásia e África, sendo assim o clube de futebol a permanecer mais tempo fora do Brasil. O início da viagem aconteceu em 17 de agosto e teve seu fim apenas no dia 6 de dezembro. Ao todo foram 24 confrontos, sendo sete vitórias, 12 empates e cinco derrotas.

No ano do seu centenário, o clube disputa mais uma vez a Série B do Campeonato Brasileiro, com o sonho de uma vaga na primeira divisão da elite nacional. Atualmente a equipe é a 11ª colocada com 12 pontos conquistados nas nove rodadas iniciais.

Duelo do Centenário

Em meio à programação pela passagem de seu centenário de fundação, o ABC confirmou na última terça-feira (23) um amistoso contra o Corinthians, no estádio Frasqueirão, em Natal. O anúncio foi feito durante a apresentação da programação de festividades do clube pela passagem dos 100 anos de fundação. O duelo, inclusive, já tem dia e hora para acontecer.

No confronto batizado de “Alvinegros Mais Queridos”, o time de Natal receberá o time paulista no próximo dia 22 de julho, às 20 horas. O sócio-torcedor abecedista terá exclusividade na compra de ingressos até o dia 5 de julho. O próprio Timão, em seu perfil oficial no Twitter, confirmou o encontro com os alvinegros do RN no duelo comemorativo pelo centenário abecedista.

Festa Centenária

Assim como em 2014 houve o “Baile Preto e Branco” nas comemorações de 99 anos do clube, neste ano a festa se repete. Desta vez, com caráter mais popular. “Pensamos em seguir o padrão do baile, mas como a data é mais representativa optamos por fazer algo mais popular, marca da torcida abecedista”, comentou Marinho.

O evento acontecerá no dia 29 de agosto, no estádio Frasqueirão. Serão quatro apresentações musicais, três delas comandadas por bandas nacionais e uma local.
Confira a agenda dos festejos:

Dia 29 de junho

– Adesivaço Centenário: 16h às 19h (Nordestão Cidade Jardim, Igapó, Santa Catarina e Lagoa Nova)

– Missa: 18h (sede administrativa do ABC)

– Lançamento da campanha do Memorial Alvinegro

– Lançamento do concurso “Musa do Centenário”

– Lançamento da Medalha Centenária (Clube da Medalha)

Dia 12 de julho

– Manhã da Família (Estacionamento do Frasqueirão)

Dia 22 de julho

– Jogo do Centenário: ABC x Corinthians (Frasqueirão)

Dia 29 de agosto

– Festa Centenária (atrações nacionais e regionais)

– Homenagens a ex-presidentes e dirigentes de destaque.

Dia 10 de setembro

– Lançamento do 2° Consulado

– Lançamento da revista do Ano 100 do ABC Futebol Clube

Dia 9 de outubro

– Lançamento do 3° Consulado

– Batismo Mais Querido (torcedor do futuro) – Frasqueirão

Dia 27 de outubro

– Lançamento do 4° Consulado

Dia 12 de novembro

– Lançamento do 5° Consulado

Dia 20 de novembro

– Lançamento do Monumento Elefonte (Frasqueirão)

– Lançamento da Revista Centenária (Frasqueirão)

Dia 21 de novembro

– Evento comemorativo aos 5 anos do título do Brasileiro (ABC x Botafogo – Série B)

Dias 28 e 29 de novembro

– Campeonato Sócio-torcedor do Mais Querido (Frasqueirão)

Dia 2 de dezembro

– Lançamento do 6° Consulado

Dia 12 de dezembro

– Confraternização e jogo com ex-atletas (Frasqueirão)

Março de 2016

– Lançamento do 7° Consulado

– Inauguração do Memorial Alvinegro

Abril de 2016

– Lançamento do 8° Consulado

Maio de 2016

– Lançamento do 9° Consulado

Junho de 2016

– Lançamento do 10° Consulado
PORTAL NO aR

Nenhum comentário:

Postar um comentário