Compartilhamento:

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Sertão é fonte de inspiração e tema de coleção de jóias

4
Nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h, o Espaço Duas, aqui em Natal (RN), recebe a exposição Outonianas, do artista Aldenôr Gomes. Reunindo peças desenhadas e esculpidas pelo prateiro, a coleção é composta por séries que fazem releituras de algumas das plantas mais características do sertão nordestino, como a carnaubeira, o algodoeiro, a bananeira, a cana de açúcar, a parreira, o cajueiro e outras.

Aldenôr também é engenheiro agrônomo, professor da UFRN e pesquisador do rural há cerca de 40 anos e conta que buscou nas histórias contadas por familiares, amigos e seus próprios causos para selecionar as dez plantas que hoje compõem sua coleção.

“Das andanças pelas quebradas das margens do baixo-açu veio a lembrança do leque esbranquiçado da carnaubeira”, conta. Já sobre o algodão, Aldenôr revive anos passados: “Volver aos 40 anos que me separaram das primeiras investidas no sertão, avivou em mim o reencontro com os excluídos pela modernização do algodão que encontrávamos nos cantos de rua declinando suas mazelas”.

Composta por brincos, colares, pulseiras, anéis, braceletes e cachimbos, a coleção Outonianas traz uma estética contemporânea em peças únicas e feitas à mão, concebidas através das impressões pessoais, históricas e até religiosas de como o rural impregnou o artista.

As peças expostas poderão ser adquiridas sob encomenda.

Exposição de jóias de prata “Outonianas” do artista Aldenôr Gomes
19.06.2015 (Sexta-feira) às 19h
Espaço Duas – R. Praia Diogo Lopes, 2197 Ponta Negra [Prox a Praça do Disco Voador]
Fonte: Gabriela Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário