Compartilhamento:

quarta-feira, 1 de julho de 2015

População do Crato se despede do carro que foi de Luiz Gonzaga

Cearense guarda veículo que Luiz Gonzaga usou para viajar pelo país
Luzimar Soares conheceu o Rei do Baião nos anos 60 em Exu. A Veraneio ele comprou em 1985.

Nas comemorações dos 100 anos do nascimento do Luiz Gonzaga, um velho amigo do Rei do Baião, resolveu prestar uma homenagem. O publicitário e radialista Luzimar Soares, de 72 anos é dono de uma Veraneio modelo 1976, que foi usada para levar o artista para apresentações por todo o País. "Ela serviu de transporte para o Luiz Gonzaga por muitos anos. Ele viajou o Brasil todo com ela. Ele levava alguns músicos e instrumentos musicais. Ele gostava muito dela. O fato interessante é que a veraneio foi emplacada pela primeira vez no Crato. O músico adquiriu o carro na concessionária Sodal", explica.
Luzimar Soares conta que adquiriu a Veraneio em 1985. Porém, conheceu o Rei do Baião nos anos 60 quando foi trabalhar para um político amigo de Luiz Gonzaga. Segundo Luzimar Soares, o sanfoneiro amava o Ceará, principalmente o Crato, a 506 km de Fortaleza. “Quando a amizade pegou mesmo, eu viva com ele pelo Crato. Ele amava o Ceará e a Região do Cariri. A prova disso é que o carro foi emplacada no Crato”, falou.

Poucos proprietários
A Veraneio é uma peça rara. Teve apenas três donos. Luiz Gonzaga, o médico cratense Tarcísio Pinheiro Teles e o farmacêutico Laércio Vasconcelos. Por pertencer a poucos donos, a Veraneio, segundo Luzimar Soares dificilmente apresenta problemas mecânicos. Ela recebe só alguns reparos. "Fiz apenas uma pintura nela e dei uma ajeitada no motor. Coisa simples. O veículo é praticamente todo original. Por isso merece ser preservada e mantida no museu", disse.

Adeus a Varaneio
Luzimar Soares conta que em maio de 1989, durante a última chegada de Luiz Gonzaga ainda em vida à região do Cariri, a veraneio foi levada até o aeroporto para buscá-lo. De acordo com ele, o Rei do Baião quando soube que ele estava dentro da Veraneio não acreditou e disse emocionado: “Cabra essa é aquela minha Veraneio verde que tanto amava? Não acredito. Minha verdinha, minha filha, você ainda está por aqui?”

Conforme Luzimar o sanfoneiro deu um forte abraço nele e pediu para que ele cuidasse bem dela. “Foi um momento mágico e a partir desse dia que eu prometi que jamais venderia o carro a não ser para o museu do meu grande amigo”.

Confira no link abaixo a matéria sobre a despedida do carro de Luiz Gonzaga que vai ser restaurando e será atração em museu no Rio de Janeiro dedicado ao Rei do Baião .



http://g1.globo.com/ceara/cetv-1dicao/videos/t/juazeiro-do-norte/v/populacao-do-crato-se-despede-do-carro-que-foi-de-luiz-gonzaga/4282742/

Nenhum comentário:

Postar um comentário