Compartilhamento:

domingo, 4 de outubro de 2015

Policia Federal vai investigar explosão de caixa eletrônico na Reitoria da UFRN

As Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte estiveram no fim da noite deste sábado (3), no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde pelo menos oito assaltantes explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil (BB), instalado justamente na ala onde fica o gabinete da reitora Ângela Paiva. No entanto, as investigações ficaram a cargo da Superintendência da Polícia Federal no Estado, em virtude da instituição de ensino superior se tratar de um órgão federal.
Valdir Julião

Pela UFRN ser de um órgão federal, as investigações ficaram a cargo da Superintendência da Polícia Federal
Toda a explosão do caixa eletrônico do BB na Reitoria foi monitorada por circuito interno de TV, que funciona 24 horas, no entanto, a qualidade das imagens pode ser ruim pela baixa iluminação do local. Há informações de que algumas luminárias do ambiente estariam sem funcionar. "O movimento levou uns três minutos", disse o vigilante da empresa Garra, que acompanhou toda a movimentação pelas câmaras de TV e que não chegou a sair da sala por conta do grande aparato da quadrilha, que estaria armada inclusive com fuzil.

Por questão de segurança, a identidade do vigilante está sendo preservada, mas ele disse que os assaltantes usaram uma alavanca para fazer uma perfuração para colocação dos explosivos. A força da explosão chegou ao ponto de rachar uma viga de concreto sobre a estrutura do caixa eletrônico.

Um grupo com mais de 50 alunos, que participavam de um evento acadêmico denominado Simulação de Organizações Internacionais (SOI), estava na UFRN no momento da explosão. Com medo, os estudantes se trancaram em uma das salas do Setor de Aulas I, onde a SOI acontecia, e só saíram após a chegada da polícia.

Os criminosos utilizaram dois carros, um Ford Ka branco e um Ideia prata, que foram posteriormente abandonados no bairro de Mirassol. Sem placas, foram estacionados na esquina da rua Geraldo Gomes de Lima com a rua das Orquídeas, onde ainda aguardam remoção. 

Valdir Julião
Os veículos foram devidamente estacionados em Mirassol
Até as 7h30 da manhã deste domingo (4), dois vigilantes da Garra e o outro que estava de plantão na sala de monitoramento da Reitoria aguardavam a vinda dos peritos da Policia Federal. Por volta das 9h30, dois peritos chegaram ao prédio e iniciaram seus trabalhos. Um terceiro, especialista em explosivos, era aguardado para investigar a natureza do material utilizado na explosão.

Segundo o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que esteve no local na manhã deste domingo (4), ainda é cedo para que a instituição se posicione sobre o ocorrido.

"Tudo ainda é muito recente e não tenho como fazer uma avaliação agora. Mas irei me reunir com a reitora [Ângela Paiva Cruz] amanhã e discutir a permanência, ou não, dos caixas eletrônicos aqui", declarou o vice-reitor.

O caixa explodido neste sábado era localizado no segundo pavimento do prédio, próximo à entrada do Gabinete da Procuradoria da República junto à UFRN. Na Reitoria, ainda há outro caixa eletrônico, do Santander.

Essa é a segunda vez que arrombam um caixa eletrônico do BB na Reitoria. No primeiro caso, a ação resumiu-se ao arrombamento com um maçarico.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário