Por interino
Maior destaque é a estátua de Santa Rita de Cássia, considerado o maior monumento religioso do Brasil
Estátua de Santa Rita de Cássia é o maior monumento religioso do Brasil (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
As viagens motivadas pela fé mobilizaram cerca de 18 milhões de pessoas este ano no Brasil, de acordo com dados do Ministério do Turismo. No Rio Grande do Norte esse segmento desponta como o segundo maior roteiro turístico, ficando atrás apenas do turismo de lazer.
De acordo com a presidente da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), ligada a Secretaria de Turismo do RN (Setur) o estado possui atualmente um roteiro turístico religioso muito forte, cujo maior destaque é a estátua de Santa Rita de Cássia, considerado o maior monumento religioso do Brasil.
Além da estátua de Santa Rita, festividades religiosas como a dos Mártires em São Gonçalo, a festa de Sant’Ana em Caicó e as homenagens a Santa Luzia em Mossoró estão no roteiro.
Segundo ela, a secretaria realizou um mapeamento com os principais atrativos do seguimento no estado e está elaborando um plano de divulgação em outros estados do Brasil e em outros países.
“Estamos fazendo uma campanha forte para tornar o turismo religioso estadual um dos mais fortes do Brasil. Já começamos inclusive a divulgar em países como Portugal e Itália”, informou.
Em breve, segundo a presidente da Emprotur, é de que o estado comece a receber grupos trazidos por agências com as quais Setur tem estabelecido parcerias. “Estamos fechando essas parcerias e em breve o RN estará incluído oficialmente no roteiro do turismo religioso Nacional”, disse.
Santa Rita de Cássia
Para o secretário de turismo do RN, Ruy Gaspar, a estátua de Santa Rita é o principal atrativo do turismo religioso do estado. Segundo ele, a Setur tem investido forte para divulgar o santuário no qual o monumento está localizado, no município de Santa Cruz.
A estátua é responsável por atrair uma média de 600 mil visitantes por ano ao município. Por mês, a média é de 50 mil visitantes, número maior que a própria população da cidade, que é de 39 mil habitantes. Desde a sua inauguração, em 2010, o monumento já recebeu cerca de dois milhões de visitas.
“A estátua de Santa Rita é hoje o símbolo mais forte do estado e do Brasil. Isso é muito importante para o turismo local e para a economia, que só tem a crescer pelo interesse gerado”, declarou.
| Festividades dos Mártires reúnem milhares de pessoas (Foto: Divulgação) |
Mártires
Em São Gonçalo do Amarante, as festividades alusivas aos Mártires de Uruaçu reúnem milhares de pessoas anualmente. Em 2015 o show do Padre Reginaldo Manzotti atraiu mais de 120 mil pessoas. O mesmo não é visto em Cunhaú que possui a mesma estrutura montada para as festividades em São Gonçalo.
Festa de Sant’Ana
Realizada há mais de 260 anos, a celebração reúne diversos festejos atraindo gente do estado e outra partes do país. A festa faz alusão ao período da colonização portuguesa. A Festa de Santana de Caicó é considerado o maior evento sócio-religioso do estado, e é a primeira manifestação do estado a entrar para a lista de “Patrimônio Imaterial do Brasil”, vinculado ao IPHAN, órgão do Ministério da Cultura.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário