O governador Robinson Faria anunciou na manhã desta quarta-feira (2) que irá decretar estado de emergência em todo o Rio Grande do Norte em razão do aumento no número de casos de microcefalia. A má formação congênita já atingiu 79 crianças nascidas no Estado desde o mês de outubro. O anúncio foi feito durante reunião extraordinária de todo o secretariado estadual, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), emitiu alerta epidemiológico mundial, com recomendações aos seus Estados-Membros, para que estabeleçam medidas de diagnóstico e acompanhamento de casos do vírus Zika. De acordo com o comunicado conjunto, em 1° de dezembro havia registros de casos do vírus Zika em nove Estados-Membros: Brasil, Chile (Ilha de Páscoa), Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Suriname e Venezuela.
O comunicado ressalta a situação do Brasil, onde 18 estados já confirmaram a circulação do vírus, e onde já se confirmou a relação entre o vírus Zika e casos de microcefalia. Até o dia 30 de novembro deste ano, 1.248 casos de microcefalia foram registrados em 14 estados brasileiros. Os dados mostram que houve um aumento de mais de vinte vezes em relação a anos anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário