Compartilhamento:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

23 animais silvestres foram resgatados na área urbana da Grande Natal

zz cobra
A Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) da Polícia Militar do RN foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) para resgatar mais 23 animais silvestres, na Grande Natal, nas últimas 24h. Entre eles estão um Jacaré de Papo Amarelo, uma Tartaruga Marinha, dois Jabutis, duas serpentes jiboias, um Tejuaçu, um Timbu e mais 15 pássaros silvestres, sendosete Galos de Campina, um Azulão, um Sabiá Gonga, quatro Sabias Praieiro e dois Sibites.
Os pássaros da fauna brasileira foram resgatados, na manhã desta terça-feira (19), na praia de Jacumã, no Litoral Norte. Eles estavam sendo criados em cativeiro sem a devida permissão do IBAMA. Após o resgate, eles foram levados ao órgão ambiental responsável, enquanto o criador ilegal foi autuado por crime ambiental. Os animais ficarão em quarentena no IBAMA e após esse período serão devolvidos a natureza.
Já os demais animais, foram encontrados soltos em áreas residenciais e comerciais. De acordo com o Tenente Braga, “estavam a procura de lugares mais quentes para se abrigar, tendo em vista as constantes chuvas que ocorreram nos últimos dias, afetando assim o ambiente deles”.
A CIPAM orienta a população que ao encontrar um animal silvestre dentro de casa ou estabelecimento comercial é preciso acionar o CIOSP, através do telefone 190, para que uma equipe habilitada faça o serviço em segurança.
De acordo com o Tenente Julio Cesar Braga “É muito importante que as pessoas não tentem tocar no animal, nem intimidem o bicho com pedaços de pau ou qualquer outro material, porque isso pode deixá-lo nervoso, e provocar um ataque”.
Na última sexta-feira (15), a CIPAM já havia resgatado 9 animais silvestres nos municípios de Natal e Parnamirim, nas últimas 24h. Entre eles estão dois jacarés do papo amarelo, duas iguanas e cinco timbus.
Fonte: Daltro Emerenciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário