Compartilhamento:

domingo, 31 de janeiro de 2016

Sejuc afasta agente e abre processo disciplinar para apurar fuga em CDP

Agente penitenciário foi afastado suspeito de facilitar entrada de arma de fogo.
Fuga aconteceu no CDP do Potengi no dia 17 de janeiro deste ano.
Um dos agentes reage e atira com bala de borracha; em seguida, outro agente é rendido pelos presos, que o usam como escudo humano  (Foto: G1/RN)
Fuga aconteceu no dia 17 de janeiro deste ano. Um agente penitenciário e um policial militar foram baleados (Foto: G1/RN)
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) instaurou processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades em relação à fuga do Centro de Detenção Provisória de Potengi, na Zona Norte de Natal. A fuga aconteceu no dia 17 de janeiro. A portaria que instaura o processo administrativo disciplinar foi publicada no Diário Oficial deste sábado (30) e é assinada pelo titular da Sejuc, Cristiano Feitosa Mendes.

De acordo com a portaria, dois agentes são investigados. Um por "supostamente ter agido de forma desidiosa, possibilitando a entrada de arma de fogo no Centro de Detenção Provisória Potengi contribuindo para a fuga no dia 17 de janeiro de 2016". O outro "pela conduta supostamente omissiva na gestão da unidade prisional".

Na fuga em questão um policial militar e um agente penitenciário foram baleados. Os detentos estavam armados dentro da cela e fugiram levando o revólver do agente. Segundo a direção, um dos presos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do detento, os agentes foram rendidos.

Ainda de acordo com a direção da unidade, os presos Daniel Saulo de Queiroz Lourenço e Jangledson de Oliveira fugiram levando a arma do agente baleado, um revólver calibre 38.

No momento da fuga, dois agentes penitenciários e dois PMs faziam aguarda do CDP. O Centro de Detenção Provisória do Potengi tem capacidade para 80 detentos, mas tinha até então 133 presos.
CDP do Potengi, na Zona Norte de Natal (Foto: Divulgação/PM)
CDP do Potengi, na Zona Norte de Natal (Foto: Divulgação/PM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário