Compartilhamento:

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

TANGARÁ, PRINCESA DO TRAIRI, CONFIRA A BELÍSSIMA POESIA DO POETA SITIONOVENSE VALDEILSON RIBEIRO EM HOMENAGEM A QUERIDA CIDADE DE TANGARÁ.



Tangará, a mais linda inspiração
Tua história me orgulha de verdade
Hoje és a mais bela das cidades
Sou teu filho por ti sinto paixão
Com amor lhe dedico essa canção
Para o povo contente refletir
Tangará eu te amo e estou aqui
Minha mãe, minha eterna namorada
Tudo isso já te fez consagrada
Tangará princesa do trairí
Estação de Riacho foi teu nome
Quando ainda só era um povoado
Algodão se estendia no roçado
Atraindo pessoas de renome
Camponeses não dormiam com fome
Teodorico Bezerra o redentor
Foi em tempos difíceis promissor
Grande salto deu nossa economia
Hoje é relembrado com alegria
Teodorico Bezerra o imperador

Tangará eu te amo e estou aqui
Minha mãe, minha eterna namorada
Tudo isso já te fez consagrada
Tangará princesa do trairí

E a dança dos pássaros deslumbrantes
Ecoava a mais linda melodia
Com dois pássaros na mesma sinfonia
Uma dança em campos verdejantes
Duas aves dois atos intrigantes
Com o canto tão belo... norte a sul
No compasso da música e o céu azul
Seduzindo o pássaro Tangará
Um cantando e o outro dançar
Tangará casou com Uirapuru

Essa lenda deu nome à cidade
Que reside um povo de valor
Tão feliz, tão fiel e acolhedor
Um lugar de muitas diversidades
De um povo sinônimo de bondade
Que nas mão tem as marcas de um herói
Que a árdua batalha não destrói
Sua fé incansável de vencer
Paz, amor e alegria de viver
Com Jesus, amor próprio se constrói

Tangará eu te amo e estou aqui
Minha mãe, minha eterna namorada
Tudo isso já te fez consagrada
Tangará princesa do Trairi

Um povo que acorda muito cedo
Pra fazer a cidade funcionar
E regando a cultura do lugar
Artesãos descobriram segredos
Combinando argila com seus dedos
Faz nascer as mais belas esculturas
Fortalecem com as mãos nossa cultura
Tangará de um povo criativo
Camponeses que vivem do cultivo
Obrigado aos reis da agricultura


E o nosso Arraiá do Lampião
É a mais reluzente das quadrilhas
Pra cidade já trouxe maravilhas
Alegria das noites de são João
É o retrato perfeito do sertão
Divulgando a cultura potiguar
Nossa santa vai sempre abençoar
Minha santa querida Teresinha
Abençoe grandemente essa terrinha
Padroeira fiel de Tangará

Tangará eu te amo e estou aqui
Minha mãe, minha eterna namorada
Tudo isso já te fez consagrada
Tangará princesa do Trairi


São José lá no alto do cruzeiro
Atendendo a voz do sertanejo
Que com fé fala alto seu desejo:
- Que o inverno comece em janeiro!
Alegrando o nordeste brasileiro
Sertanejos contentes vão dormir
Vendo os campos tão belos a florir
E a água promete mais fartura
Ajudando em nossa agricultura
E a pesca no açude Trairi

Tangará das famosas vaquejadas
Vindo gente de todos os lugares
Atraída por todos os olhares
A cidade está sempre preparada
O turismo faz parte da jornada
De artesão cozinheiro e vendedor
Nossas feiras tem coisas de valor
E o pastel é famoso na cidade
Nossa terra tem muitas qualidades
Tangará eu adoro o teu sabor


Tangará eu te amo e estou aqui
Minha mãe, minha eterna namorada
Tudo isso já te fez consagrada
Tangará princesa do trairí

Autor: Valdeilson Ribeiro
Fotos: Robson Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário