E nesta competição, o apoio do público é essencial. O voto dos telespectadores é necessário para passar de fase. Nos dois primeiros domingos de disputa, passam para a etapa seguinte os grupos que obtiveram o maior número de votos durante o primeiro minuto de apresentação, que acontece ao vivo. Serão quatro grupos por domingo nesta etapa da competição, sendo eliminado um em cada fase. “Por isso a gente precisa muito dos votos de todos para seguir na segunda etapa onde serão seis grupos e dos seis sobrarão cinco, depois quatro e depois três finalistas”, destaca Isaque Galvão. 

“Cada semana que a gente for subindo de etapa, vai conquistando novos conhecimentos e dando abrangência maior para a música do RN”, complementou.

A votação poderá ser feita pela internet, SMS e pelo aplicativo de celular. “Estamos incentivando todo mundo e pedindo mesmo para baixar o aplicativo que é o modo mais fácil de votar”, acrescenta Edu Sá.
 
           
Para a disputa, o quarteto segue ensaiando diariamente em Natal. “A gente vai para lá quatro dias antes para ensaiar 12h por dia dentro da Rede Globo com todos os técnicos e diretores coordenando essa dinâmica de ensaio”, disse Galvão.

Além dos potiguares, participam da competição o grupo “Alma de Gato”, de Cuiabá com uma veia mais brega, os baianos do “MP7” voltados para música pop, “Negros & Vozes”, do Rio de Janeiro, os paulistas do estilo gospel “Ônix”, “SetBlack” de Brasília com sua tendência mais funk e soul, “Subversos” do Rio com MPB e a música romântica dos gaúchos da “Vocal5”.

Trocando experiências

Para “Os Carcarás”, além de buscar ganhar o jogo, outro fator motiva mais a participação no programa: troca de conhecimento, já que eles estão em contato direto com grandes produtores e técnicos. “Está sendo bem enriquecedor porque estamos tendo os melhores professores de música do país”, contou Jaina Elne. “Uma experiência fantástica para nossa carreira e para a vida também”, emendou Hellena Mey.

“Almejamos muito sermos os campeões desse programa não simplesmente pelo prêmio, mas para poder somar aprendizado”, ressaltou Isaque Galvão. “E eles são bem abertos a qualquer conceito que a gente leva e acham até melhor trabalhar com grupos que levam o seu próprio conceito”, falou Edu Sá.

Neste primeiro programa, os potiguares irão confrontar os grupos Alma de Gato, de Cuiabá (MT), o MP7 de Salvador (BA), o grupo Negros & Vozes de Niterói (RJ), os paulista do Ônix (SP), o SetBlack (DF), os Subversos do Rio de Janeiro (RJ) e o Vocal5, de Porto Alegre (RS). 

Para a apresentação, Os Carcarás seguem uma exaustiva maratona de ensaios e treinamentos. Estão em cima dos cascos com sucessos da MPB e algumas surpresas. No repertório trazem “Carcará” (João do Vale), “Romaria” (Renato Teixeira), “Paraíba” (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), que terá um medley de “Killing Me Softly” (The Fugees) e “Beija-flor” da Timbalada. 

A dinâmica do quadro

Na primeira etapa os grupos serão divididos em duas chaves. Na primeira semana, quatro grupos apresentam suas músicas. Os dois mais votados vão automaticamente à próxima fase, enquanto os dois menos votados participam de um duelo musical. Quem tiver menos votos no duelo será eliminado. O mesmo acontece com a segunda chave na semana seguinte.

Na segunda etapa que compreende a terceira semana, seis grupos se apresentam no palco do Domingão. Os quatro mais votados vão para a semifinal, enquanto os dois menos votados participam de um duelo. Eles cantarão a mesma música. Quem receber menos votos será eliminado.

Na terceira fase, cinco grupos se apresentam. Os dois mais votados vão para a final, o menos votado será eliminado e os que ficarem em terceiro e quarto lugares fazem um duelo musical. Quem receber mais votos segue na disputa.

E por fim, três grupos finalistas se apresentam no Domingão. O grupo menos votado será eliminado. Os outros dois fazem um duelo musical. Quem receber mais votos será o vencedor.

A votação para escolha pode ser feita pelo site da Globo.com, pelo número de SMS que o apresentador divulgar ao longo da apresentação e pelo aplicativo Gshow, que pode ser baixado na loja do smartphone e tablet. A votação ocorre nos primeiro 1 minuto e 45 segundos de apresentação.
Fonte: Novo Jornal