Atualmente, linhas azuis estão presentes nas avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho; a vermelha se encontra na Prudente de Morais
As faixas semi-exclusivas para ônibus fazem parte do trânsito de Natal desde 2007 quando se tornaram presentes nas avenidas Bernardo Vieira. Mas se tornaram um dos assuntos mais comentados pelos natalenses após o surgimento das linhas de cores vermelha e azul pintadas no ano passado em importantes vias da cidade.
Mas qual a diferença no trânsito indicada por estas duas cores?
Atualmente, as linhas azuis estão presentes nas avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho. Elas indicam que aquela área traçada deve ser percorrida apenas pelos ônibus e que os demais veículos só podem acessa-la se houver a necessidade de pegar outra via ou, simplesmente, dobrar a direita.
A linha pintada em cor vermelha, na Avenida Prudente de Morais, indica o mesmo que a azul. As regras para os veículos particulares são as mesmas que existem nas outras vias. A diferença é que esse traçado se recomenda para ciclistas. Ou seja, nessa via as bicicletas dividem o espaço com os ônibus. Nas faixas azuis, o tráfego de bicicletas é menos recomendado, dado ao movimento maior.
O recém-liberado Viaduto do Baldo também ganhou uma faixa vermelha, que se estende da Av. Governador Juvenal Lamartine até a Av. do Contorno, ligando os bairros de Tirol e Ribeira, com uma ciclovia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a escolha da Avenida Prudente de Morais para compartilhar o mesmo espaço com veículos tão distintos se deu pelo menor tráfego em relação às outras vias.
Fonte: Portal no Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário