Compartilhamento:

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Candidato que propôs "queimar feministas" é denunciado 1.932 vezes

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) recebeu, até as 9h30 desta quarta-feira (31), 1.932 denúncias contra o candidato a vereador de Natal Jaufran Siqueira, do PMN. O número representa praticamente a totalidade de reclamações enviadas à instituição até o momento, pouco mais de 2 mil. 

Jaufran é acusado de incitar a violência contra feministas nas redes sociais. Na última sexta-feira, ele compartilhou um meme (nome dado a imagens com tom humorístico que se tornam virais na internet) onde aparece uma casa queimando e a seguinte legenda: "isso é o que vai acontecer com as feministas quando Jaufran 33123 for eleito vereador". A publicação foi apagada da página do candidato após a repercussão negativa da postagem.

Jaufran Siqueira deve perder a chance de disputar uma cadeira na Câmara Municipal este ano. A presidência do partido decidiu abrir processo de expulsão contra ele e pedir a cassação de sua candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Além disso, o candidato foi notificado por e-mail pela Justiça Eleitoral sobre a ilegalidade da postagem. A informação é que o caso será visto hoje por uma juíza eleitoral. Caso considerada irregular a propaganda, o (ainda) candidato pelo PMN poderá ser multado em até R$ 10 mil.

Em nota oficializando o processo de expulsão e assinada por Paulo Sérgio Inácio da Silva, presidente municipal da legenda, a postagem foi considerada uma afronta "à luta de emancipação e à dignidade das mulheres em nossa sociedade". Ainda no documento é informado que além do pedido de expulsão, o processo disciplinar será encaminhado ao TRE visando barrar a candidatura do corretor de imóveis à Câmara Municipal. 

O PMN afirma ainda, no comunicado, que repudia a postura adotada pelo candidato. Além da nota, o partido comunicou o candidato que ele precisa apresentar sua defesa sobre o caso. 


Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário