O primeiro eclipse solar do ano acontece na manhã do dia 26 de fevereiro e pode ser visto – parcialmente - entre as 9h e 12h (horário de Brasília) na maioria dos estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Norte. Na imagem abaixo, publicada no site da Nasa, todas as regiões compreendidas pelo grande círculo escuro poderão observar o eclipse parcialmente.
Só poderá observar a totalidade do eclipse quem estiver em uma das regiões que será atravessada pelo pequeno ponto vermelho, bem no centro do circulo maior.
Nas regiões do Planeta aonde o fenômeno será total, vai provocar cerca de um minuto e quatro segundos de "escuridão" total.
No Brasil, as únicas capitais que não conseguirão observar o fenômeno são Manaus, São Luiz, Belém, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá.
No momento a lua vai se posicionar entre o Sol e a Terra, bloqueando o Sol e formando a imagem de um anel de luz. O último eclipse solar aconteceu em setembro do ano passado.
Em 2017, ainda teremos mais dois eclipse solares, um deles em 21 de agosto e uma superlua em dezembro.
Durante a observação, alerta-se sobre a necessidade de cuidados e proteção ao olhar diretamente para o Sol, por existirem riscos de comprometimento de visão.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário