Compartilhamento:

terça-feira, 25 de abril de 2017

Abril Verde segue com eventos em todo o RN

O mês de abril – dedicado à prevenção dos acidentes e doenças do trabalho – prossegue com ações de sensibilização por todo o estado. Com o Movimento Abril Verde a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), quer dar mais visibilidade e intensificar manifestações de apoio à causa, concentrando anualmente as atividades neste mês. 

Na última quinta-feira (20), no auditório da 6ª regional de saúde, em Pau dos Ferros, aconteceu uma série de palestras para sensibilizar os profissionais dos municípios a realizarem as notificações dos acidentes e doenças ocupacionais no Sistema de Notificação de Agravos (SINAN). 
Foram discutidos os temas: “Acidentes de Trabalho: grave e com exposição a material biológico”, com Ariluce Fernandes, médica do trabalho do Cerest estadual; “Análise das notificações no SINAN dos Agravos relacionados ao trabalho na VI Região”, com a enfermeira Soraya Café, técnica do Cerest estadual; e explanação sobre o papel do NURSAT - Núcleo Regional de Saúde do Trabalhador na VI regional de saúde. 

De posse de um retrato real do adoecimento dos trabalhadores dessa região será possível traçar ações específicas com foco na vigilância e na promoção a saúde nos ambientes de trabalho. "Trabalhar de forma regionalizada, favorece o estreitamento das relações com os gestores e profissionais, além de propiciar o apoio integrado aos municípios nas ações voltadas à saúde e segurança dos trabalhadores, com foco no perfil de adoecimento específico de cada território", explicou Daniella Oliveira, subcoordenadora do CEREST Estadual. 

Já o Hospital Maria Alice Fernandes realizou, nos dias 11 e 12 de abril, a I Semana de Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador. O evento aconteceu no auditório da unidade, tendo como público alvo todos os profissionais do hospital. 

O Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (NAST), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) organizaram a ação, que contou ainda com a colaboração do setor de Nutrição do hospital, CEREST, HEMONORTE, NSP/HMWG e NAST/HMWG, que cederam os profissionais para proferirem as palestras. 

Foram discutidos temas como: Segurança do Paciente, Protocolo de Identificação do Paciente, Hemoterapia, Medicamentos de Alta Vigilância, Assédio Moral no Trabalho, Biossegurança, Acidente de Trabalho e Ergonomia em Ambiente Hospitalar. 

Em abril, o dia 1º é o dia nacional da segurança do paciente e o dia 28, dia mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho.

Fonte: ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário