Nesta foto o poeta Daniel Valente pousa para as lentes do Blog ao lado do violonista Igor Traços, das suas ex professoras Jaira, Raquel e Ana Patricia, (foi através de Patricia que o nosso poeta conheceu a poesia de Castro Alves e se encantou ainda mais por poesias, isto porque, ele se identificou com as poesias do referido poeta) ao lado da diretora da escola João Ataíde de Melo, Ilma Verônica e da coordenadora, Vima Simone.
Aconteceu nesta quarta-feira (25) a abertura da XXIV Feira de Cultura da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, foi um evento espetacular, memorável, uma noite de muita cultura e reencontros. O evento contou com a participação da comunidade tangaraense que foram prestigiar este momento de muita aquisição de conhecimento.
Na abertura tivemos belíssimas apresentações culturais, entre elas destaco a participação do ilustre poeta tangaraense, Daniel Valente, ele que tem conquistado seu espaço e representado nossa cidade tão bem em eventos literários de grande porte, como é o caso do Festival Literário da Praia de Pipa - Flipipa, realizou apresentações no Midway Mall, em teatros de Natal e Grande Natal, já participou (02 vezes em 2015 e 2017) da XVII e XVIII Bienal Internacional do Livro que acontece no Rio de Janeiro, é importante destacar que esta Bienal é um dos maiores eventos literários do Brasil, na oportunidade ele declamou um poema de sua autoria "Lágrimas Secas". Participou do Projeto Quinta Literária, projeto esse que acontecia todas as quintas-feiras na antiga Livraria Nobel, tem poemas publicados no II Volume da Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, poemas publicados na Revista de Ouro, tem contrato assinado com a editora Portuguesa Chiado Editora, a qual irá publicar o seu livro de estreia, que será lançado em 2018 no Brasil e em Portugal, se apresentou no Campus Natal Central do IFRN, entre outros eventos literários, tem participado de vários eventos a convite da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte.
A iniciativa de convidar o poeta tangaraense Daniel Valente para abrilhantar a feira de cultura da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, foi da professora de Língua Portuguesa, Jaira Freitas. As professoras desta área Jaira, Eligeany e Ivana decidiram trabalhar os poetas tangaraenses, para posteriormente expor na Feira de Cultura, assim foi dividido os poetas tangaraenses entre elas, e aí a professora Jaira já havia ensinado ao poeta Daniel Valente quando o mesmo cursava o ensino fundamental II na escola Municipal Elita Barbosa da Fonseca, então ela decidiu trabalhar ele, até porque segundo a mesma um poeta do nível de Daniel, renomado, reconhecido lá fora não poderia cair no esquecimento pela nossa cidade, ela ainda enfatizou que Daniel com certeza servirá como exemplo de motivação para os alunos que tem o dom da poesia e como referência também, tendo em vista que a temática do projeto trabalhado na escola era DESAFIOS DA COMUNIDADE ESCOLAR: MOTIVAÇÃO, DIVERSIDADE E TECNOLOGIA. Além do poeta Daniel a professora Jaira trabalhou a aluna Rosilda Feliciano (2ª Série do Ensino Médio), Jaciele Venâncio (3ª Série do Ensino Médio), Otacílio Barreto, Alexsandro Bernardo e Ailton Wheber; a professora Elygeane Ricardo e Ivana trabalharam os poetas Danilo Teixeira, Ivanildo Felix, Vilma Simone, Francisco das Chagas Gerônimo, George Mendonça, Kátia Moura, Jailton e outros.
Daniel prontamente aceitou o convite da professora Jaira para prestigiar a abertura da Feira de Cultura onde apresentou uma mostra do Recital o Traço Valente, na noite desta quarta-feira (25), acompanhado do violonista Igor Traço. Ao ser convidado ele demonstrou que ficou muito feliz, segundo o mesmo ele precisava dar um retorno a sua cidade querida.
Na ocasião Daniel apresentou uma mostra do recital “O Traço Valente”o qual revela uma afinidade poética e musical. São dois jovens apaixonados pela poesia que têm levado aos recantos do RN a poesia como um alimento poético. A música e a poesia se misturam na performance, traduzido num belo e encantador espetáculo. Só temos a agradecer ao poeta Daniel Valente e o violonista Igor Traços por ter proporcionado um momento tão importante para a cultura tangaraense.
"Sem dúvida Daniel é motivo de orgulho para nós tangaraenses, com muito esforço e dedicação conseguiu que sua carreira literária ganhasse notoriedade e reconhecimento, mas quem trabalhou com Daniel ao longo desses anos que ele viveu em Tangará tinha conhecimento de seu potencial e desenvoltura no tocante a poemas e não precisava ter uma bola de cristal para visualizar o sucesso que ele está alcançando hoje. Ele é uma pessoa que respira poesia, ele é pura poesia.
Daniel além de criar belíssimos poemas, em suas recitações ele se utiliza não apenas da linguagem verbal, mas principalmente da linguagem corporal, seus gestos, postura, expressões faciais, seu corpo inteiro fala, ele recita os poemas com a alma, sem dúvida foi emocionante". (Jaira Freitas)
Foi uma noite agradabilíssima, dedicada a muita poesia, cultura e tradição, assim foi a bonita apresentação de Daniel em nossa cidade, ele que vem se destacando em todo o estado do Rio Grande do Norte, tendo várias participações em outras regiões do país como feiras culturais e literárias, volta a sua terra querida para nos prestigiar com a sua poesia".
Para matar a saudade de casa Daniel permaneceu aqui em nossa cidade, após a apresentação visitando seus amigos, familiares e ainda na sexta-feira (27) volta a escola, visita as exposições, em especial a sala dos poetas tangaraenses, na ocasião a aluna explica sobre sua vida, carreira literária, para ele e para os visitantes, foi um momento muito prazeroso, e como seus poemas, cronologia entre outros haviam sidos trabalhados em sala de aula pela professora Jaira, e a exposição também favoreceram o reconhecimento do mesmo, onde ele passava era reconhecido e pediam para registrar o momento.
Parabéns mais uma vez ao nosso poeta, que ele tenha muito sucesso e que volte sempre a nossa querida cidade Tangará, como disse a professora Jaira anteriormente ele é motivo de orgulho para nós tangaraenses e merece aplausos, reconhecimento e ser sobretudo valorizado.
Parabéns a professora Jaira Freitas pela iniciativa de trabalhar o referido poeta e convidá-lo para abrilhantar este evento, parabéns a gestora da escola que deu total apoio. Enfim parabéns a todos que contribuíram para a promoção da XXIV Feira de Cultura que foi sem dúvida um sucesso.
Parabéns mais uma vez ao nosso poeta, que ele tenha muito sucesso e que volte sempre a nossa querida cidade Tangará, como disse a professora Jaira anteriormente ele é motivo de orgulho para nós tangaraenses e merece aplausos, reconhecimento e ser sobretudo valorizado.
Parabéns a professora Jaira Freitas pela iniciativa de trabalhar o referido poeta e convidá-lo para abrilhantar este evento, parabéns a gestora da escola que deu total apoio. Enfim parabéns a todos que contribuíram para a promoção da XXIV Feira de Cultura que foi sem dúvida um sucesso.
Nesta foto Daniel Valente pousa para as lentes do Blog ao lado da empresária Fátima Paiva, (ela que é fã do poeta) da professora Jaira e da professora Maria José (Lalá-atual diretora da escola Elita)
Confira o vídeo da apresentação de Daniel Valente:
Confira o vídeo da apresentação de Daniel Valente: