Compartilhamento:

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Brasil é o país onde mais se fazem implantes dentários no mundo

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) aponta: o Brasil é o país onde mais se fazem implantes dentários no mundo. O crescimento no número de procedimentos pode estar relacionado à redução no preço - hoje, é possível fazer um implante por até cerca de R$ 2,5 mil, parceláveis em diversas vezes. A oferta da técnica em alguns planos de saúde odontológicos também pode ter ajudado na sua popularização.
"Os implantes dentários são indicados para qualquer paciente com perda dentária ou para substituição de um dente que foi traumatizado ou que esteja em mau estado de conservação. Nessa última situação, o dente que não apresenta outra possibilidade de tratamento é extraído e substituído imediatamente por um implante. A cirurgia de implantes só não é recomendada para os pacientes que apresentam problemas graves de saúde", explica a cirurgiã bucomaxilofacial, Katyuscia Pary.
Perda de dentes pode causar outros problemas para a saúde do paciente Foto: Bia Guedes / Agência O Globo
Fumantes e diabéticos, por exemplo, podem realizar o procedimento, mas existe maior possibilidade de falhas na cicatrização do implante. Recentemente, alguns estudos demonstraram que o colesterol alto também influencia de forma negativa neste processo.

A duração do tratamento varia de paciente para paciente, e pode ir de um dia a um ano, em casos onde há necessidade da colocação de um enxerto ósseo para fixar o dente implantado. Em casos normais, o implante começa com a introdução de um cilindro (pino) de titânio, dentro do osso que fica abaixo da gengiva. Esse pino fará o papel da raíz do dente. Após a cicatrização, é colocado sobre esta estrutura um dente provisório que, posteriormente, será substituído pelo definitivo.

Cuidados são fundamentais
"O implante requer os mesmos cuidados de um dente natural. Ou seja, é preciso fazer manutenções ao menos duas vezes por ano com o dentista. Se o paciente não cuidar, algumas bactérias podem se alojar no osso ao redor do implante, e ele tende a perde-lo, assim como aos dentes naturais. Porém, se o implante for cuidado, ele vai durar para sempre", lembra ainda a especialista.

As pessoas necessitam repor os dentes quando os perdem, pois cada elemento dentário tem sua função especifica, ainda segundo Katyuscia. Se não houver a reposição, o paciente pode desenvolver problemas articulares e sobrecarregar outros dentes, com risco de desgaste dentário. Os pacientes podem ainda ter dificuldades na mastigação e trituração dos alimentos, que tendem a resultar em problemas de saúde importante como, por exemplo, a obesidade e diabetes. Além disso, a ausência de dentes pode afetar o convívio social, fazendo com que o indivíduo tenha vergonha de sorrir, de comer em público.

Fonte: extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário