Apesar de alto índice de satisfação, visitantes reclamaram de limpeza, segurança pública e sinalização urbana turística.
A jangalancha oferece passeio no Morro do Careca, um dos cartões-postais de Natal (Foto: Divulgação/Jangada Show)
A maior parte dos turistas que estiveram no Rio Grande do Norte durante a alta estação teve sua expectativa atendida com o destino turístico. Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN), 96,8% deles classificaram a experiência no estado potiguar como satisfatória, ou muito satisfatória. Destes, 89,8% afirmaram que têm intenção de voltar.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 17 e 29 de janeiro de 2018, e as informações foram compiladas pelo Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento do Comércio (IPDC).
Ainda de acordo com a Fecomércio, foram entrevistados 841 turistas que vivenciavam o destino. A quantidade de turistas entrevistados representa, para um nível de significância de 95%, um erro amostral calculado aproximado de 4%. Alguns resultados não fecham em 100% devido aos arredondamentos, e em função das perguntas de múltipla resposta.
Apesar da avaliação positiva, os turistas também apontaram pontos negativos que observaram no Rio Grande do Norte. Do total de pessoas que participaram da pesquisa, 48,1% citaram a segurança pública como regular, ruim ou péssima. Além disso, a limpeza pública também é uma reclamação: 47,2% classificaram como regular, ruim ou péssima. Outro quesito alvo de descontentamento dos visitantes foi a sinalização urbana turística, mencionada negativamente por 43,1% deles.
Júnior Tubarão, um dos guias de turismo mais badalados da região de Galinhos, prepara na hora um prato típico da culinária peruana: o ceviche. (Foto: Maxwell Almeida)
Os aspectos elogiados são a hospitalidade dos potiguares, os atrativos naturais, o atendimento em geral e os meios de hospedagem. Serviços de transporte e restaurantes e bares também foram aprovados pelos turistas, bem como a rede hoteleira e as empresas de receptivo. Todos esses fatores tiveram avaliação excelente ou boa de mais de 90% dos entrevistados.
“O Rio Grande do Norte é um estado privilegiado pelas suas belezas naturais litorâneas e interioranas. Contudo, é indispensável a profissionalização dos que prestam serviços, a melhoria dos acessos e infraestrutura urbana, e a compreensão real do turismo enquanto negócio rentável. O verão, por si só, atrai milhares de turistas ao Estado; a melhoria dos setores deficientes precisa ser considerada para que então o estado consiga atrair cada vez mais novos visitantes, mantendo-se como destino desejado por muitos”, avaliou a Fecomércio em seu relatório.
Perfil do turista
A maior parte dos turistas que visitaram o Rio Grande do Norte na alta estação é de brasileiros. Segundo pesquisa a divulgada pela Fecomércio do RN, esse público corresponde a 71,2% do total. A maioria também é de homens, representando 52,6%, enquanto as mulheres são, consequentemente, 47,4%.
O público também é composto majoritariamente por pessoas casadas, 59,2%. Profissionais liberais (18,9%) e funcionários públicos (18,4%) compõem a maioria entre as profissões dos que visitam o estado.
Os turistas são na maioria jovens adultos com idades entre 18 a 34 anos (34,4%), seguidos na faixa etária entre 35 a 44 anos (30,9%). De acordo com a Fecomércio, o histórico dos dados mostra uma tendência de estabilidade na frequência de turistas da faixa etária de 45 a 65 anos, que representa 30,2% do público. Apesar da pouca oscilação, 2018 traz o retorno dos turistas acima de 65 anos com um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a 2017.
Turistas em Galinhos, a ‘península paraíso’ do Rio Grande do Norte. (Foto: Maxwell Almeida)
Fonte: G1 RN
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