Compartilhamento:

sábado, 31 de março de 2018

MULTIDÃO ACOMPANHA A VIA SACRA PELAS RUAS DE NOSSA CIDADE NA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA SANTA

Na tarde de ontem a comunidade tangaraense pode reviver uma parte da história que jamais poderá ser esquecida A PAIXÃO DE CRISTO, o momento único muito bem retratado pelos paroquianos na tarde desta sexta-feira santa, os fiéis acompanharam pelas ruas de nossa cidade a encenação teatral realizada pelos jovens e colaboradores da igreja, onde mostraram em vários momentos a vida a paixão e morte do Senhor Jesus, filho de Deus pai digno de adoração e louvor, pois ele deu a vida pela humanidade e sua história jamais será esquecida entre os homens de fé.

Com a multidão acompanhando a Via Crucis (do latim Via Crucis, que significa "Caminho da Cruz") correspondendo assim o trajeto que foi percorrido por Jesus carregando até ao Calvário.


"A devoção da Via-Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos – conhecidos como a Paixão de Nosso Senhor –, desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.

Essa meditação teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis, que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém em suas pátrias, unindo essa devoção à Paixão. Apresentamos aqui uma das versões, adaptada pelo Papa João Paulo II".

O trajeto da Via Sacra foi acompanhado de perto por muitos fiéis da paróquia de Santa Teresinha, e conosco também estava o nosso pároco LENILSON SILVA DAS CHAGAS. Um veículo trazia uma belíssima apresentação da encenação da Paixão de Cristo, realizado pelo grupo de jovens da nossa paróquia, em um outro carro ia o pessoal da sonorização com belíssimas canções na voz do casal Júnior e Ivonete, enfim estava tudo lindo. Confira as fotos deste evento religioso 







  


 









































Tendo o Papa Francisco como nosso diretor espiritual nesta Quaresma, apresentamos, a seguir, 8 motivos pelos quais, segundo ele, deveríamos rezar a Via-Sacra:

1. A Via-Sacra nos ajuda a colocar nossa confiança em Deus 
“Na Cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, está a sua imensa misericórdia. E este é um amor em que podemos confiar, em que podemos crer. Confiemos em Jesus, abandonemo-nos a Ele, porque nunca desilude ninguém! Só em Cristo morto e ressuscitado encontramos a salvação e a redenção.” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

2. A Via-Sacra nos mostra nosso lugar na história 
“E você qual destes quer ser? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria? Agora Jesus está olhando para você e lhe diz: Quer ajudar-me a carregar a Cruz? Irmãos e irmãs, com toda a sua força jovem, que lhe respondem?” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

3. A Via-Sacra nos recorda que Jesus sofre conosco 
“Na Cruz de Cristo, está o sofrimento, o pecado do homem, o nosso também, e Ele acolhe tudo com seus braços abertos, carrega nas suas costas as nossas cruzes e nos diz: Coragem! Você não está sozinho a levá-la! Eu a levo com você. Eu venci a morte e vim para lhe dar esperança, dar-lhe vida." (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

4. A Via-Sacra nos convida à ação 
“Mas a Cruz de Cristo convida também a deixar-nos contagiar por este amor; ensina-nos, pois, a olhar sempre para o outro com misericórdia e amor, sobretudo quem sofre, quem tem necessidade de ajuda, quem espera uma palavra, um gesto; a Cruz nos convida a sair de nós mesmos para ir ao encontro destas pessoas e lhes estender a mão.” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

5. A Via-Sacra nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus 
“[A Cruz] revela um julgamento: Deus, ao nos julgar, nos ama. Lembremos disso: Deus nos julga amando-nos. Se eu aceito seu amor, então sou salvo; se o rejeito, então me condeno. Não é Ele que me condena, sou eu mesmo, porque Deus nunca condena, Ele só ama e salva.” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

6. A Via-Sacra revela a resposta de Deus ao mal no mundo 
“A Cruz é a palavra por meio da qual Deus respondeu ao mal no mundo. Algumas vezes, parece que Deus não reage diante do mal, parece que fica em silêncio. No entanto, Deus falou, respondeu, e sua resposta é a Cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão.” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

7. A Via-Sacra nos dá a certeza do amor de Deus por nós
“O que a Cruz deu aos que olharam para ela, aos que a tocaram? O que a Cruz deixou em cada um de nós? Ela nos dá um tesouro que ninguém mais pode dar: a certeza do amor fiel que Deus tem por nós.” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

8. A Via-Sacra nos guia da cruz à Ressurreição 
“Ó Jesus, guiai-nos da Cruz à Ressurreição, e ensinai-nos que o mal não tem a última palavra, mas sim o amor, a misericórdia e o perdão. Ó Cristo, ajudai-nos a exclamar outra vez: ‘Ontem fui crucificado com Cristo, hoje sou glorificado com Ele. Ontem morri com Ele, hoje vivo com Ele. Ontem fui enterrado com Ele, hoje ressuscito com Ele’.” (Discurso na Via-Sacra da JMJ 2013)

Fonte: formacao.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário