Compartilhamento:

segunda-feira, 23 de abril de 2018

AÇUDE TRAIRI APESAR DAS CHUVAS CONTINUA TOTALMENTE SECO. VEJA COMO SE ENCONTRA O MAIOR AÇUDE DA NOSSA REGIÃO

Neste domingo 22 de abril de 2018 o Blog voltou a comunidade do Trairi, município de Tangará, para ver qual a real situação do maior açude da Região Trairi, já que estamos no período chuvoso e vários outros açudes já começam a transbordar trazendo alegria para o homem do campo.

Estive visitando o açude Trairi no ano de 2016 e o cenário encontrado foi desolador como vocês podem ver na foto abaixo, com um pequeno ponto de água no meio do açude, que logo em seguida veio a secar totalmente deixando o cenário ainda mais desolador.
Foto do Açude Trairi tirada no dia ‎16‎ de ‎julho de ‎2016, onde o açude ainda estava com pouca água.
Com o intuito de registrar como se encontra o Trairi hoje, já que choveu em várias localidades de nosso município, convidei o amigo Miguel Rocha para juntos fazermos uma visita a comunidade do Trairi e registrar as imagens do atual cenário após as chuvas.
Miguel Rocha é um tangaraense querido por muitos e um amigo o qual tenho grande apreço. Atualmente mora na capital potiguar, mas  sempre que pode arruma um tempinho para visitar os amigos aqui em Tangará, e foi por gostar tanto de sua terrinha que convidei o nobre amigo para juntos fazermos esta visita ao Açude Trairi e ver de perto o quanto as chuvas tem mudado a paisagem da nossa cidade e região, em especial procuramos saber como se encontrava o Açude Trairí, o maior reservatório de água da nossa região por muito tempo.

Segundo a EMPARN, o acumulado de chuva em 2018, está acima da média em várias regiões do Rio Grande do Norte e do Nordeste, principalmente no semiárido potiguar que atravessava seis anos consecutivos de estiagem.

Aqui em nossa cidade também passamos por um longo período de seca, mas graças a DEUS este ano registramos chuvas em várias localidades do nosso município acima da média dos anos anteriores, trazendo alegria para os agricultores que há anos vinham sofrendo com a escassez de chuva, presenciamos uma paisagem totalmente mudada onde os pastos estão verdes e as árvores voltam a florescer trazendo a fartura para todos.

A caminho da comunidade do Trairi nos deparamos primeiro com o Açude Guarita, também existente nesta região e paramos o carro para registrar as imagens que para nossa decepção não foi exatamente o que esperávamos encontrar, apenas a vegetação estava verde e o açude se encontrava com uma pequena poça d'água.

Vale ressaltar que o Açude da Guarita, fica localizado também na comunidade do Trairi, o mesmo tem a capacidade de 5 milhões de metros Cúbicos. A última vez em este açude sangrou foi no ano de 2011, neste ano o açude foi destaque no Jornal Tribuna do Norte, pois devido ao grande volume de água comprometeu seriamente a parede do mesmo, que só não foi embora devido a colaboração do exército e corpo de bombeiros do RN, que agiram rápido evitando o desastre maior. Confira abaixo uma foto publicada no Jornal Tribuna do Norte.


Após passarmos pela parede do açude Guarita seguimos em direção ao Açude Trairi e lá a situação ainda é pior, o açude encontra-se completamente seco, segundo os moradores da região o que acontece é que as chuvas são poucas naquela localidade, deixando apenas a vegetação verde servindo de pasto para os animais, nada de chover forte para juntar água no maior açude de região "o Trairi". Confira as fotos.
O açude Trairi foi projetado e construído pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas - DNOCS. Os estudos preliminares previam uma barragem em concreto armado. Sua construção teve início em fevereiro de 1949 e foi concluída em julho do mesmo ano.

















Já de saída da comunidade Trairi tivemos o privilégio de encontrar com o querido amigo Titico do Trairi, na oportunidade comentamos a situação em que se encontra o nosso querido Trairi.

Titico é um amigo querido que sempre quando nos encontramos é alegria na certa, uma pessoa simples e de bem com a vida, tenho orgulho de ser seu amigo.


Um pouco mais a frente me deparei com o ilustre morador Chude, sempre alegre e receptivo cumprimentou a mim e ao amigo Miguel, ele que é um querido amigo o qual tenho orgulho de fazer parte do seu círculo de amizade.
Termino esta matéria com a esperança em DEUS de que um dia possamos ver este gigante tangaraense transbordando, trazendo fartura e prosperidade para toda a comunidade, estamos apenas no início do período chuvoso e se DEUS quiser vamos voltar ao TRAIRI para mais uma matéria, desta vez para mostrar o açude cheio d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário