Compartilhamento:

segunda-feira, 16 de julho de 2018

ECLIPSE LUNAR MAIS LONGO DO SÉCULO PODERÁ SER VISTO EM TODO O BRASIL

Entre os dias 27 e 28 de julho de 2018, vai ocorrer o mais longo eclipse do século 21. Será um eclipse total da Lua com duração total de 13 horas e 55 minutos – sendo 1 hora e 43 minutos de cobertura total do satélite. O fenômeno será visível em muitas áreas do planeta, inclusive em grande parte do Brasil.

Os brasileiros poderão ver a lua deve aparecer encoberta no céu durante a noite, às 17h28 (horário de Brasília). Às 18h13 o eclipse total encerra-se, mas o satélite permanecerá parcialmente encoberto até 19h19.

Quanto mais ao leste e ao sul do planeta, maior a visualização do fenômeno. A América do Norte, por exemplo, não terá a oportunidade de admirar o eclipse pelo horário em que ele acontece. A Austrália por outro lado, deve observar seu início, enquanto a América do Sul, seu final.
Aqui no Brasil, cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro, e localizada mais ao sul do país, como Florianópolis, poderão ver o eclipse com mais facilidade. De acordo com a NASA, este eclipse ainda será visível em países da Europa, da África (continente com melhor visibilidade) e da Ásia.

O eclipse também será uma “lua de sangue”. O fenômeno batizado desta maneira devido à posição em que Sol, Terra e Lua encontram-se durante o evento. O satélite natural é encoberto pela Terra, que bloqueia a luz do sol. Assim, a coloração prateada-azulada brilhante do satélite muda para um tom avermelhado, que remete a sangue. Por isso o nome.

Com informações do Vix

Nenhum comentário:

Postar um comentário