Compartilhamento:

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Hoje os parabéns do Blog é mais que especial quem está completando mais uma primavera é o Prefeito Jorginho Bezerra

Hoje os parabéns do Blog vai para o ilustre tangaraense Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra, ele que é o atual Prefeito de nosso município. A você meu amigo, desejo-lhe um Feliz aniversário, que Deus ilumine seus caminhos e lhe dê sabedoria para conduzir os destinos de nossa cidade.

Te desejo ainda muita saúde, paz e prosperidade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ EFETUA PAGAMENTO À TODOS OS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS DO MUNICÍPIO NESTA SEXTA-FEIRA (30)

A Prefeitura Municipal de Tangará, através da Secretaria Municipal de Finanças, informa que o pagamento referente ao mês de novembro de 2018, já encontra-se creditado nas contas nesta sexta-feira (30), para todos os funcionários efetivos do nosso município.

Isso mostra o equilíbrio financeiro que tem pautado a atual administração pública municipal. Tangará está no seleto grupo de municípios do estado do Rio Grande do Norte que vem honrando com o seu compromisso pagando a todo o funcionalismo em dia, graças ao empenho do gestor municipal e de toda a sua equipe financeira.

O pagamento em dia tem sido uma das prioridades do prefeito Jorginho Bezerra desde o primeiro mês da gestão. É importante destacar que o gestor municipal vem mantendo rigorosamente o pagamento do funcionalismo público municipal em dia, demonstrando assim compromisso e respeito com os servidores do nosso município.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Viúva se casa com homem que recebeu coração do ex em MT

Após ficar viúva, a comerciante mato-grossense Leila Griff, 44 anos, concordou em doar os seus órgãos e acabou se casando com o homem que recebeu o coração de seu ex-marido. Antes condenado a seis meses de vida, Celeidino, 59, se recuperou e conquistou o amor de Leila e de seus filhos
(Foto: Acervo pessoal)

“Quando conheci o Ademilson, meu falecido marido, eu ainda estava na escola e tinha só 13 anos. Ele, 15 e, na época, era pratrulheiro mirim (um projeto da prefeitura da nossa cidade para menor aprendiz) e morava com uma tia. Eu só ia à escola e cuidava dos meus irmãos menores, ainda não trabalhava. Me lembro que estudava à tarde e ele era do turno da noite, na mesma escola. Toda dia, ele jogava bola na quadra e na hora do recreio eu corria só para vê-lo. Um belo dia, uma amiga que estudava comigo nos apresentou.

Passamos a nos paquerar. No fim da aula, ele levava os cadernos para mim até perto da minha casa. Não podia me deixar na porta porque o meu pai era bravo! Me recordo com saudade que um simples beijo no rosto já era o suficiente para oficializar o namoro. Isso aconteceu no começo do ano de 1987. No final do mesmo ano, fugi da casa do meu pai, que logo descobriu tudo. Ele me prendia e não queria que eu namorasse, achava que eu era nova demais. Apanhei feito uma condenada e logo fugi de novo. Fui trabalhar como babá e morar na casa dos patrões e, assim, eu e Ademilson continuávamos a nos ver. No ano seguinte, já com 14 anos, tivemos a nossa primeira relação sexual e, cinco meses depois, já estava grávida. Ele foi meu primeiro namorado e eu a dele. Logo nos casamos e tivemos dois filhos — Luana, hoje com 28 anos e Luan, com 27.

Um belo dia, ele saiu do trabalho e foi beber com uns amigos. Lá, se envolveu numa briga boba de bar e pegou um táxi para ir para casa. Atiraram no carro e os tiros o atingiram na cabeça. Na época, tinha apenas 26 anos e eu, 24. Levado para o hospital, foi operado de emergência e achei que tudo ia ficar bem. Mas, depois de três dias na UTI, teve morte encefálica. Na hora que eu recebi a notícia, eu estava só no hospital e mal senti minhas pernas. Foi um tremendo choque! De uma hora para outra, estava viúva, sozinha e com dois filhos para criar, entre 6 e 8 anos.

Nove dias antes da sua morte, Ademilson havia chegado em casa dizendo que havia se cadastrado como doador de órgãos. Lembro como se fosse hoje de dizer: ‘Está louco? Jamais deixaria que tirassem nada de você, nem um pedacinho’. Mas, naquele momento, diante do médico, mudei de ideia. Ele me disse que seus órgãos estavam intactos e que eu poderia mantê-lo vivo dentro de outras pessoas, levando saúde e felicidade para pessoas que precisavam. Só aí decidi assinar o termo de doações dos órgãos do meu marido, a pessoa mais importante da minha vida.

Um ano depois, estava em casa na minha rotina de sempre quando um homem apareceu no portão. Era Celeidino, o cara que havia recebido o coração do meu marido. Pegou nosso endereço no hospital e fez questão de nos agradecer pessoalmente. Contou que já estava sem esperança quando recebeu o transplante. Sofria de cardiomiopatia delatada, ou seja, seu coração cresceu demais e tinha, segundo o médico, àquela altura tinha apenas seis meses de vida e já estava há tempos na fila de espera do transplante.

Celeidino chegou dizendo: ‘Muito prazer! Sou o rapaz que recebeu o coração do seu marido’. Quase caí para trás! Quando me recuperei um pouco do baque, estendi a mão para cumprimenta-lo. Ele me puxou, me abraçou fortemente e disse: ‘Sinta aqui o coração do seu marido bater’. Fiquei tão comovida que as minhas pernas amoleceram e comecei a chorar. Ele entrou, conheceu os meus filhos e, em pouco tempo, estava frequentando nossa casa.

A princípio, fiquei incomodada. Não gostava muito dessa aproximação repentina. Apesar de ter aprovado a doação, não queria ter contato com os receptores. Eles me lembravam da morte do meu marido. Com o tempo, no entanto, fomos nos aproximando e ficamos muito amigos. Ele foi me contando sobre a sua vida.

Soube que ele havia sido casado, mas que não teve filhos. E, com a convivência, acabou adotando os meus. Desde que nos conhecemos, todas as vezes que ele ia ao médico na cidade onde eu morava, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (ele era de outra cidade, a 300 km de distância), Celê passava lá em casa para ver as crianças, que logo pegaram muito afeição e carinho por ele. Nessa época, para dar conta das despesas da casa e de dois filhos pequenos, eu tinha dois empregos. Durante o dia, era cozinheira e, à noite, trabalhava como garçonete. Para se ter uma ideia, às vezes era o Celedino que passava para levar ou buscar as crianças na escola. E assim, foi se aproximando. Devagar, como quem não quer nada, passou a ir cada vez mais lá em casa, fazer as refeições conosco e foi conquistado toda a família.

Dois anos depois de nos conhecermos, ele abriu uma oficina de pintura de carros e motos na minha cidade. Um dia, fui levá-lo até o portão de casa e, sem que eu esperasse, ele me beijou. Levei um susto! Juro que nunca o havia enxergado com outros olhos que não fosse de um grande amigo. Eu até tinha outros paqueras, nessa época. Mas, como sempre sincero, Celedino confessou que há tempos já estava gostando de mim. No início, resisti. Me sentia um tanto culpada e envergonhada por me envolver com o homem que carregava o coração do meu falecido marido. Parecia até história de novela. Mas, meus filhos fizeram a maior campanha, lideraram a torcida e me pediram que eu ficasse com o ‘novo pai’ deles! Aí, fui me envolvendo e me entreguei.

No dia 19 setembro de 2001, começamos, de fato, a namorar. Três anos após a morte do Ademilson. Um mês depois, já estávamos morando juntos na minha casa, junto com os meus filhos, que também passaram a ser dele. O Celê tem um amor incondicional pelas crianças, e elas por ele!

Com o passar dos anos e com o tempo de convivência, fui notando algumas semelhanças entre os ‘dois maridos’. Ambos eram homens muito generosos, extremamente honestos e o Celê me chama pelo mesmo apelido que o ex me chamava: gata! E tanto um como o outro nunca me chamavam pelo nome, a não ser quando estivessem bravos. Passei a notar coincidências assustadoras entre um e o outro. Eles eram de fazer amigos com muita facilidade e os dois amavam o cantor Raul Seixas. Tanto que a coleção de vinis que o Celedino tinha do Raul era idêntica à do Ademilson. Os dois também eram muito brincalhões com as crianças e tinham a mania de colecionar aquelas figurinhas de álbuns (o pai costumava colar nos álbuns junto com os filhos e o Celeidino fazia o mesmo). Ah, e tem mais. O melhor amigo do Ademilson passou também a ser o melhor amigo do Celeidino, com o mesmo grau de afinidade. Ele se chama Eliezer e se tornaram amigos porque a esposa dele é muito minha amiga e sempre frequentou a minha casa. Os dois também possuem o mesmo trabalho, ambos são pintores automotivos. Então, imagina… Haja assunto sobre carros e afins.

Sei que quando eu decidi assumir publicamente a minha relação com o Celê muita gente fazia alguns comentários maldosos. Muitos achavam estranho, até mesmo pela nossa diferença de idade — ele tem 15 anos a mais que eu. Com tantos rapazes mais jovens, se perguntavam por que eu resolvi me apaixonar justo por ele. Mas, com o passar do tempo, todos passaram a respeitar a nossa decisão.

Sempre fui muito romântica! Sonhava com o marido perfeito, com um príncipe encantado chegando num belo cavalo branco… Aqueles sonhos bem juvenis e até inocentes mesmo. Pois bem, ele chegou perfeito, só que em uma ‘Sahara’ branca, que era a moto ‘envenenada’ que o Celê tinha, na época. O meu coração me fazia acreditar que eu havia superado a morte do meu ex, mas a pessoa do Celeidino é que me fez acreditar na vida novamente. Costumo dizer que o Ademilson foi o primeiro grande amor da minha vida. O Celê é o meu segundo e último grande amor!

Sempre sonhei com alguém que fosse como o Celeidino é. Um bom pai, avô, marido perfeito… O melhor homem do mundo! Acho que eu o amo por causa do seu coração, literalmente. E por causa da pessoa linda que ele é.

Não tivemos filhos porque fiz laqueadura aos 17, quando tive meu segundo bebê. Hoje, já tenho dois netos, que chamam meu marido de avô e também são loucos por ele. Até hoje, quase 20 anos após o falecimento do ex, ainda sonho com ele. Às vezes, me pego pensando nas ironias do destino. O coração do Ademilson se encaixou perfeitamente no peito do Celedino. Muitos dizem que o prazo limite para um transplante é de dez anos. E o coração do Celê continua batendo fortemente e sem nenhum problema já há mais de 18. Dez pessoas tiveram os corações transplantados na mesma época, e ele é o único que está vivo até hoje. Por isso, levantamos a bandeira da doação de órgãos por onde passamos. Queremos que as pessoas estejam cientes da importância desse gestoo de amor e compaixão com o próximo.

Antes, por pura ignorância e falta de informação, eu era totalmente contra a doação de órgãos — atitude que salvou a vida de cinco pessoas, sem contar com a minha e dos meus filhos! Foram doadas duas córneas, dois rins e um coração. Assim, o Ademilson ‘ficou vivendo’ em cinco pessoas. A dor que senti ao enterrar meu marido foi a maior que já senti. Hoje penso que, se a gente optar por ser um doador, além de salvar vidas, ainda conseguimos não deixar que a morte tire tudo de nós.”

Globo, via Marie Claire

Polícia Civil recupera celular avaliado em 2 mil reais no lixão de Cidade Nova

Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (DEATUR) com o apoio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA) recuperaram, nesta quinta-feira (29), um celular de modelo iPhone 6s, no valor de R$ 2.000,00.

As diligências tiveram início por volta das 8 horas da manhã, após a equipe da DEATUR ser acionada para investigar um furto em um hotel, localizado na Via Costeira. Quando a equipe chegou ao local, acionou o alarme do celular que estava dentro de uma mochila, no lixão de Cidade Nova, em Natal. Além do aparelho, duas trouxas de maconha foram encontradas dentro da mochila.

Na ocasião, ninguém foi preso pois existem atualmente mais de 300 catadores de lixo, ficando impossível identificar o proprietário da mochila.

Fonte: PC/ASSECOM

Publicada decisão que determina cassação imediata da prefeita, vice-prefeito e 6 vereadores de Santa Cruz, RN; nova eleição deve ser marcada

Acórdão foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da Justiça.

Foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da Justiça o acórdão que cassa o mandato da prefeita, do vice-prefeito e mais seis vereadores do município de Santa Cruz, na região Agreste potiguar. A decisão prevê afastamento imediato e convocação de novas eleições.

Com a publicação, devem deixar os cargos Fernanda da Costa Bezerra (MDB) e Ivanildo Ferreira Lima Filho (PSB), até então prefeita e vice, e mais os vereadores Tarcísio Reinaldo da Silva (PSB), Ana Fabrícia de Araújo Silva Rodrigues de Souza (PDT), Mário Augusto Ferreira de Farias Guedes (MDB), Jefferson Monik Gonçalo Lima de Melo (PTN), Thiago Augusto Fonseca Gomes (MDB) e Raimundo Fernandes Soares (PSB).

Todos, ainda de acordo com a decisão da Justiça Eleitoral, foram cassados por prática de abuso de poder político com repercussão econômica nas eleições de 2016.

O advogado André Castro, que representa Fernanda da Costa Bezerra, disse que a defesa respeita, contudo discorda da determinação do TRE, e que vai recorrer da decisão.
Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, TRE-RN — Foto: Igor Jácome/G1
Fonte: G1 RN

Pena de feminicídio será maior se medida protetiva for descumprida

Projeto de lei aprovado aumenta a pena em um terço

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei que aumenta em um terço a pena para o crime de feminicídio, nos casos em que o autor descumprir medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A matéria, que já havia passado pelo Senado, segue para sanção presidencial.

Atualmente, o Código Penal estabelece que, quando um agressor comete feminicídio após violar uma medida protetiva, o crime de descumprimento da medida judicial é desconsiderado em função do mais grave, sem o aumento de pena. O trecho da lei foi retirado pelos senadores e, dessa forma, a matéria retornou para apreciação dos deputados.

Para relator da proposta, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a alteração do Senado foi “inoportuna e inconveniente”. “Precisamos aumentar a pena de quem mata após descumprir a medida de proteção. A emenda do Senado cancela essa possibilidade e, por isso, temos que rejeitá-la”, ressaltou.

A pena também será agravada se o agressor descumprir medida que suspenda a posse ou restrinja o porte de armas. O texto também prevê aumento da pena nos casos em que o crime for cometido na presença física ou virtual de filhos ou pais da vítima.

Ao defender a necessidade aprovação da medida, a deputada Érika Kokay (PT-DF) ressaltou que o Brasil é quinto país em casos feminicídio em todo o mundo.

“Muitas vezes, antes da Lei Maria da Penha, as mulheres tinham que ser retiradas do seu próprio local de moradia, do seu dia a dia, para que pudessem ir para casas-abrigo a fim de proteger a própria integridade. Agora, quando um agressor está submetido a uma medida protetiva e a descumpre, não tem por que encarar o fato de ele descumprir determinação não tenha que ter um recrudescimento das consequências da pena aplicada”, afirmou.

Vingança pornográfica

A Câmara também aprovou projeto de lei que prevê punição para quem divulgar foto ou vídeo que exponha intimidade da mulher. O texto também já havia sido aprovado por Senadores, mas retornou à Câmara após modificações. A matéria segue para sanção do presidente da República.

Dessa forma, o crime chamado de “vingança pornográfica”, o de registro não autorizado da intimidade sexual, terá pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Terá punição semelhante quem realizar montagem em fotografia, vídeo, áudio que incluir pessoa em cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo.

Prisão domiciliar de mães

Também foi aprovado nesta tarde o projeto de lei do Senado que prevê a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar da gestante ou da mulher que for mãe ou responsável por crianças ou pessoas com deficiência.

Estarão aptas ao regime domiciliar as mulheres que não tenham cometido crime de violência, ou grave ameaça, e que não tenham praticado o delito contra filho ou dependente. O texto estabelece que o juiz poderá determinar a prisão domiciliar nos casos que a mãe for imprescindível para os cuidados de crianças menores de 12 anos ou pessoas com deficiência.

Pauta feminina

As medidas fazem parte da pauta que a bancada feminina pretende aprovar para marcar a campanha “16 Dias de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. Neste ano, Câmara e Senado participam da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo.
Fonte: Portal no Ar

Eunício negocia emendas para dividir recursos do pré-sal com Estados e municípios

Para tentar driblar a resistência da equipe econômica do presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) acionou um plano B para dividir com Estados e municípios a arrecadação de até R$ 100 bilhões do megaleilão do excedente do petróleo do pré-sal.

Eunício articulou com o senador Wellington Fagundes (PR-MT) a apresentação de três emendas ao projeto que viabiliza o leilão. A principal, que tem mais chances de ser aprovada, divide os recursos do bônus de assinatura do leilão em 75% para a União, 15% para Estados e outros 15% para municípios. Essa emenda tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CMN).

A votação do projeto, prevista para esta quarta-feira, acabou sendo cancelada depois que o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, avisou ao Palácio do Planalto que não assinaria “de jeito nenhum’’ a Medida Provisória (MP) que estava sendo negociada pelo presidente do Senado e o líder do governo, senador Romero Jucá (MDB-RR) para partilhar 20% da arrecadação entre Estados e municípios. A informação foi antecipada pelo Estadão/Broadcast. A expectativa agora é que o projeto seja votado na próxima terça-feira. Se for aprovada alguma emenda, o texto precisa voltar para a Câmara.

Sem esse novo acerto dos parâmetros do contrato, não é possível fazer o leilão da concessão de exploração do óleo excedente que existe na área da cessão onerosa. O contrato original, assinado em 2010 entre o governo e a Petrobras, permitiu a exploração de até 5 bilhões de barris de óleo equivalente na área do pré-sal, mas a região tem um volume superior.

Jucá chegou a anunciar em entrevista na terça-feira, no Congresso, o fechamento de um acordo, mas nenhuma costura havia sido feita com a equipe econômica. O ministro Guardia já havia alertado para a dificuldade em fechar o acordo por conta da impossibilidade de fazer o repasse dos recursos sem afetar o Orçamento de 2019. Isso porque a transferência de recurso teria que ser contabilizada como despesa orçamentária.

Pela negociação que estava sendo conduzida por Jucá e Eunício no Congresso à revelia da área econômica, a edição da MP era necessária para garantir a votação do projeto no Senado. Diante da resistência de Guardia, o Palácio do Planalto foi obrigado a marcar uma reunião para discutir o problema antes do horário marcado da votação. A reunião teve a participação de Paulo Guedes, futuro ministro da Economia no governo Jair Bolsonaro.

Uma fonte que participou da reunião informou ao Estadão/Broadcast que o impasse continua. A análise jurídica é de que não é possível fazer o repasse sem afetar o teto, a regra que proíbe que os gastos cresçam em ritmo superior à inflação. A despesa só poderia ficar fora do teto se houvesse uma mudança na emenda constitucional 95, que criou o teto de gasto.

Na reunião, segundo a fonte, Guedes entendeu a dificuldade de repartir o dinheiro via MP e deixou claro que não vai fazer nada para prejudicar o teto de gastos. A equipe econômica do governo de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro entrou na negociação para dividir com Estados e municípios a arrecadação do leilão sem fazer o impacto da medida nas contas do governo federal em 2019.

Em rápida entrevista após a reunião, Guedes reconheceu o impasse. “Está difícil, está difícil. A forma de fazer aparentemente ameaça teto de gastos. Tem uma série de consequências que não são simples para o próximo governo”, afirmou Guedes, sinalizando que o projeto não tem prazo para ser votado. “Parece que vão passar uma semana discutindo isso”, completou.

Segundo ele, existe uma “disposição para entendimento” e para votação do projeto, “porque temos a concepção de que todo mundo está com problema, Estados, municípios, federação e, evidentemente, qualquer coisa que pudesse ser compartilhada, seria compartilhada”. No entanto, a forma de distribuição da receita “aparentemente não é trivial”.

Como o PL no Senado também está em regime de urgência e precisa ser votado para não travar a pauta, a avaliação da área econômica é que a melhor solução é votá-lo sem a edição da MP que divide os recursos. Em reunião, foi destacado pela área econômica que não é possível “segurar a votação do PL para discutir a partilha porque esse PL é fundamental para o leilão que vai trazer investimentos bilionários para o País nos próximos anos. “Não seria eu que ia propor excesso de gasto, nem pauta bomba, mas é necessário que se faça acompanhamento das matérias”, disse Eunício ao anunciar o adiamento da votação.

Estadão Conteúdo

Nova campanha do Detran: A pressa passa, as consequências ficam

O novo filme do Detran e Governo do RN criado pela Executiva Agência de Comunicação, utiliza estética e recursos de cinema para ilustrar o tema “A pressa passa, as consequências ficam”, voltado aos motociclistas. Para criar a peça, que reproduz a atitude precipitada de um piloto no trânsito, a agência tomou por base o alto índice de acidentes que envolvem esse tipo de veículo nesse tipo de situação.

Apesar do recente estudo divulgado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em um comparativo entre os anos de 2016 e 2017 quando constatou-se que o número de pessoas acidentadas com motos foi reduzido de 8.729 para 8.010 indicando diminuição de 719 ocorrências – economia para a Saúde Pública do Estado – os números apontam que cerca de 80% das entradas de emergência nos hospitais são de acidentes envolvendo os motociclistas.

A campanha, além de certeira no quesito “mensagem”, é muito necessária à conscientização daqueles que andam sobre as máquinas de duas rodas.
Fonte: Anna Ruth

Confira a programação já confirmada para o Natal em Natal

Acendimento da tradicional árvore de Mirassol, espetáculos, shows, prêmios e muitas opções culturais vão regar o primeiro final de semana de Dezembro – indo até a segunda-feira – dentro do Natal em Natal 2018. Promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura de Natal e com recursos da Lei Djalma Maranhão, editais lançados pela Funcarte (Cultura na Cidade) e parcerias com produtores da cidade, a população terá acesso a uma variada programação que contempla diversos estilos e está voltada para a família. Confira a programação:

SÁBADO 1 DE DEZEMBRO

CONCERTO, SAMBA E CORAL NA ÁRVORE DE MIRASSOL

As opções culturais da programação do Natal em Natal começam no sábado, dia 1 de dezembro. A Árvore de Mirassol (Espaço Marilene Dantas) recebe concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, com o Coral Sons da terra e ainda show com o sambista Debinha Ramos. O início está previsto para 19h. ENTRADA FRANCA

DIA NACIONAL DO SAMBA

No sábado (1), também na Árvore de Mirassol, será comemorado o Dia Nacional do Samba, que está dentro da programação do Natal em Natal. Debinha Ramos e os convidados Marcos Souto e Carlos Britto se apresentam depois da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, dentro da comemoração à tradicional data do mais representativo dos ritmos brasileiros. ENTRADA FRANCA

DANÇANDO NAS DUNAS “A BELA ADORMECIDA”

No sábado (1) tem opção para criançada no Parque das Dunas. A partir das 16h30, tem o clássico “A Bela Adormecida” que será coreografado por Marius Petipa e remontagem de Bruno Borges. Trata-se do casamento da princesa Aurora, que as fadas abençoam com felicidade, fertilidade, fortuna, saúde e amor. Além delas, foram convidados a Gata Branca, o Gato de Botas, a princesa Florine e o Pássaro Azul. . ENTRADA FRANCA. O acesso ao Parque das Dunas custa apenas R$ 1.

DOMINGO 2 DE DEZEMBRO

DUO TAUFIC E PAULA SANTORO NA ÁRVORE DE MIRASSOL

No domingo (2), na Árvore de Mirassol, o Natal em Natal apresenta o projeto “Tudo será como antes”, em homenagem ao Clube da Esquina. O show reúne o Duo Taufic e Paula Santoro, nomes de primeira linha da música potiguar. Horário: 19h. ENTRADA FRANCA

SEGUNDA 3 DE DEZEMBRO

PRÊMIO HANGAR NO TEATRO RIACHUELO COM DUDU NOBRE

Segunda-feira (3) é dia do tradicional Prêmio Hangar, projeto pioneiro que na última década premia e valoriza a produção cultural do Rio Grande do Norte. O Teatro Riachuelo recebe a partir das 20h. a 16ª edição, em uma noite dedicada ao samba. O Prêmio Hangar terá show de encerramento com Dudu Nobre, Ribeira Boêmia e Convidados com participações especiais que cantam no primeiro bloco da premiação. Com o tema ‘’Vem de Samba’’, o Hangar vai homenagear os compositores Arlindo Cruz/RJ, Mestre Zorro/RN e o Dia Nacional do Samba. Os ingressos populares a partir de R$ 40,00 estão a venda na bilheteria do teatro e no site Uhuu.com. Novos nomes se misturam com veteranos e tradicionais em uma lista que destaca o trabalho de jovens da periferia e suas linguagens urbanas juntamente com figuras do samba e artistas de shows e canções autorais, são mais de 40 profissionais da música potiguar com indicações distribuídas nas 12 categorias competitivas.

ACENDIMENTO ÁRVORE E PRESENTE DE NATAL

Na segunda-feira (3), a população de Natal e os turistas terão o privilégio de acompanhar um dos momentos mais marcantes da programação do Natal em Natal. É o tradicional acendimento da Árvore de Mirassol, quando o símbolo do Natal em Natal será apresentado em todo seu esplendor. Nesta noite, a Árvore recebe o espetáculo “Um Presente de Natal”, que também será encenado na terça (4) e sexta (7). Início: 19h. ENTRADA FRANCA
Fonte: Anna Ruth

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Com salários de quase R$ 10 mil, edital para concurso da PRF é divulgado com 500 vagas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nesta quarta-feira (28/11), o edital do concurso público para preenchimento de 500 vagas imediatas para policial da corporação.

Organizada pelo Cebraspe, a seleção oferece remuneração inicial de R$ 9,8 mil, incluindo auxílio-alimentação de R$ 458. Os aprovados que tiverem filhos pequenos também terão direito a auxílio-creche, de R$ 321. Já a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As oportunidades são para candidatos de nível superior em qualquer área e proporciona estabilidade, devido às contratações via regime estatutário. Para concorrer, o candidato precisa ter entre 18 e 65 anos, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Há vagas nas seguintes unidades da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

As inscrições poderão ser feitas no período entre as 10h da próxima segunda-feira (3/12) até as 18h do dia 18 de dezembro, por meio do site da banca organizadora. O valor a ser pago é de R$ R$ 150, até 15 de janeiro de 2019.

O concurso PRF será composto por oito etapas, sendo elas:

Prova objetiva;
Prova discursiva;
Exame de capacidade física;
Avaliações de saúde;
Avaliação psicológica;
Prova de títulos;
Investigação social;
Curso de formação profissional.

A primeira etapa do concurso é composta por prova objetiva com 120 questões. A segunda fase é a discursiva, na qual os candidatos serão submetidos a duas avaliações: uma de conteúdo e outra de língua portuguesa.

No exame de capacidade física, os candidatos serão submetidos a testes de flexão em barra fixa, abdominal, impulsão horizontal e de corrida de 12 minutos.

Metrópoles

OPORTUNIDADE: Agência de modelos paulista faz seletiva na capital potiguar em busca de talentos no mundo da moda

A oportunidade de se tornar modelo está próxima e chega ao Natal Shopping no próximo sábado (01). A agência paulista Mega Models vem à cidade para realizar seletiva com crianças e adultos a fim de descobrir os novos talentos do mundo da moda e de outras áreas. O processo seletivo é gratuito e acontece a partir das 10h ao lado do McDonald’s no piso L2 do shopping. Os interessados bastam chegar, não há necessidade de inscrição prévia. A comitiva vai avaliar diversas competências e habilidades dos candidatos e buscar pessoas com os mais variados perfis, como modelos de passarela, modelos comercias, modelos kids, plus size, atores, cantores, dançarinos, além de outros talentos. Para isso, a Mega Models vai realizar a seleção em grupos, o primeiro de crianças até sete anos, o segundo de oito a 12 anos, seguido do grupo de 13 a 17 anos, e, por fim, a seleção de adultos. 

A agência Mega Models atua no mercado nacional e internacional e é reconhecida por realizar grandes concursos e “garimpos” nas mais diversas cidades brasileiras, o que dá oportunidade aos candidatos que não têm acesso à sede da empresa em São Paulo. Dentre as modelos que participam do casting da Mega Models estão nomes famosos como Isabeli Fontana e Izabel Goulart.

Serviço:
Quando: Sábado, 01
Local: Natal Shopping, piso L2 próximo ao McDonald’s
Crianças até 07 anos às 10h
De 08 anos até 12 anos às 11h
De 13 anos até 17 anos às 15h
Adultos às 16h

Participação gratuita

Fonte: http://www.blogdajuliska.com.br/

Quadrilha explode caixa de banco e causa terror em Tibau do Sul, RN

Crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (28). Ninguém foi preso.
Com o barulho, muitos moradores acordaram assustados. Parte do teto da agência desabou com a força da explosão — Foto: Alex Freitas
Por G1 RN
Uma quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos atacou uma agência bancária na madrugada desta quarta-feira (28) no município de Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar. O alvo dos bandidos foi o Bradesco. Ninguém foi preso.

A primeira explosão aconteceu por volta das 3h15. Na sequência, ainda foram disparados muitos tiros. Toda a ação, segundo a Polícia Militar, durou pouco mais de 5 minutos.
Cobertura de gesso, no teto da agência, foi abaixo com a explosão — Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi
Com o barulho, muitos moradores acordaram assustados. Parte do teto da agência desabou com a força da explosão.

Fonte: G1 RN

Receita do caicoense foi a segunda melhor no programa Mais Você da Globo, nesta quarta-feira (28)

O caicoence Daniel Simplício ficou em segundo lugar na seleção desta quarta-feira (28) do Melhor Brigadeiro do Brasil, do Programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão. A busca pela delícia das delícias contou com a ajuda de três jurados. Dessa vez, que experimentou as quatro receitas foram os chefs Flavio Federico e Saiko Izawa, e a atriz Carol Trentini, que participou da última edição do PopStar.


O trio experimentou as receitas de Brigadeiro de Pudim, Amanda Talita Costa, Brigadeiro de Cartola (banana com manteiga de garrafa e queijo de manteiga) de Daniel Pereira Simplício , Brigadeiro Mineirinho (com café e recheio de queijo) de Victoria Oliveira Lage Dantas e, por último, a receita de Brigadeiro de BananaFernanda Kober.

A disputa não foi fácil, a receita de Daniel e Fernanda pontuaram, mas a receita vencedora foia da catarinense, com o Brigadeiro de Banana.

Por Wllana Dantas

Fonte: http://glaucialima.com

VIOLÊNCIA SEXUAL: Homem é preso suspeito de estuprar a sogra de 75 anos

A vítima estava na casa do suspeito no dia do crime.
Por Redação do Portal No Ar
Policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI) prenderam nessa terça-feira (27), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, um homem suspeito de cometer o crime de estupro de forma violenta contra sua sogra, uma idosa de 75 anos. Ele foi preso quando estava em sua residência, na Zona Norte de Natal.

Após os procedimentos de praxe na delegacia, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará a disposição da Justiça.

A vítima estava na casa da filha, esposa do acusado, no dia da violência sexual. O crime aconteceu no último dia 9. A denúncia foi feita por outro filho da senhora.

Fonte: Portal No Ar

Supremo retoma julgamento do decreto de indulto de Natal

Medida pode beneficiar condenados por corrupção e lavagem de dinheiro
Por Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (28) o julgamento sobre a constitucionalidade do decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Michel Temer, no ano passado. O decreto pode vir a beneficiar 21 dos 39 condenados na Operação Lava Jato, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP).

O decreto é editado todos os anos pelo presidente da República. O indulto é o perdão concedido pelo presidente, previsto na Constituição. A medida gerou críticas por perdoar quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes sem violência ou grave ameaça, como corrupção e lavagem de dinheiro.

Na sua conta no Twitter, o procurador Deltan Dallagnol, que atua na Lava Jato, apelou ontem (27) para rejeição ao indulto. “[A] Lava Jato analisou a situação de 39 corruptos condenados e 21 serão perdoados pelo indulto de Temer, caso o STF não o derrube. Isto é, mais de 50% desses condenados por corrupção sairão pela porta da frente da cadeia. Isso seria a ruína da Lava Jato, o fim da linha.”

Julgamento:  
O julgamento definitivo começou no último dia 21 e foi suspenso após as sustentações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Defensoria Pública da União (DPU) e de entidades em prol do direito de defesa.

Em dezembro do ano passado, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da PGR e suspendeu o decreto. Em seguida, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, restabeleceu parte do texto, retirando a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como os presos da Lava Jato.

Suspensão:
Barroso considerou inconstitucionais as regras originais do decreto editado por Temer, que previa, por exemplo, a concessão do indulto mesmo a quem não pagou as multas previstas em suas penas, ou àqueles que tivessem cumprido somente 20% do tempo de prisão a que foram condenados.
O ministro Luís Roberto Barroso considerou inconstitucionais as regras originais do decreto editado por Temer Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil
O ministro também impôs o limite de oito anos de pena como o máximo ao que o detento pode ter sido condenado para poder receber o indulto. O decreto original não trazia limite para a condenação.

Outro ponto estabelecido por Barroso foi a exclusão do indulto daqueles que cometeram crimes de colarinho branco, como corrupção, peculato, tráfico de influência, crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, entre outros. Quem cometeu tais crimes não poderá ser beneficiado, conforme havia pedido a PGR.

Perdão:
Dois dias depois da suspensão do julgamento, Barroso disse que, se o plenário da Corte "derrubar" o entendimento que o levou a suspender o indulto natalino de 2017, "é evidente [que] virá um novo decreto do mesmo estilo, e aí boa parte das pessoas que foram condenadas nos últimos anos por corrupção estará indultada".

Para o ministro, o Brasil deve estabelecer um pacto de integridade, de honestidade, em substituição a um pacto oligárquico que, segundo ele, é multipartidário e não tem ideologia.

Outro lado:
O defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira, destacou a validade do decreto. Segundo ele, o texto se aplica à grande massa carcerária, e não a condenados na Lava Jato.

Segundo Faria, apenas 0,4 % do total de presos responde por crime de corrupção contra a administração pública.

"A Defensoria Pública defende a competência discricionária do presidente da República para edição do decreto de indulto. Se flexibilizarmos o decreto no presente momento, a todos decretos de indulto futuros haverá contestação judicial”, afirmou.

Fonte: Por Agência Brasil

Governo faz diagnóstico sobre fronteiras brasileiras

Pesquisadores investigaram potencial econômico e crimes nessas áreas
Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil
“As fronteiras do Brasil estão buscando uma vocação. Não querem ser vistas como problema, mas como ponto de integração. A questão central é o desenvolvimento”, avalia o economista Bolívar Pêgo Filho, coordenador de estudos de desenvolvimento urbano do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O instituto e o Ministério da Integração Nacional promovem, em Brasília, nesta quarta e quinta-feiras (28 e 29), o seminário Fronteiras Brasileiras em Debate, aberto ao público. O Brasil, depois da Rússia e da China, é a nação de fronteira com mais países no mundo. Onze vizinhos sul-americanos margeiam os 16.885 quilômetros que se estendem de norte a sul no lado oeste do território nacional.

Em três grandes regiões de fronteiras, estão 588 municípios, que ocupam mais de um quarto do Brasil - onde residem 6% da população, ocupadas em diversas atividades econômicas como turismo, agricultura, pecuária e extrativismo.

O potencial econômico da área ainda é desconhecido dos brasileiros e precisa de uma “política de Estado” que assegure defesa, segurança e desenvolvimento - “preocupações unânimes”, segundo Bolívar Filho, que desde 2016 percorre com outros pesquisadores os limites do Brasil e ouve demanda dos dois lados da fronteira.

De acordo com o especialista, estão mapeados pelas forças de segurança problemas como o furto de veículos no Brasil em contrapartida ao tráfico de drogas (cocaína e maconha) e de armas (para o crime organizado) - principalmente, nas fronteiras da Bolívia e do Paraguai.

“O fato de ter ilícito na fronteira exige uma atuação vigorosa na defesa e na segurança pública, que tenha com base serviços de inteligência e informação, com recursos para a mobilidade e suporte de tecnologia avançada”, aponta Bolivar Filho.

Há também demandas para solução e acolhimento das migrantes, que cada vez mais estão na fronteira de Roraima com a Venezuela nos últimos meses. Além desses vizinhos que evadem para o Brasil, o especialista se preocupa com o tráfico de pessoas, retiradas, por exemplo, da Bolívia para trabalhar em centros como São Paulo, em condições degradantes e alheias à legislação trabalhista brasileira.

Esses temas e outros sobre a fronteira foram investigados por mais de 120 pessoas que participaram de oficinas regionais, colaboraram em pesquisas e levantamentos ou escreveram artigos para quatro livros, publicados pelo Ipea e serão lançados, mas já estão disponíveis no site do Ipea.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

TRE cassa mandatos da prefeita Fernanda Costa, do vice-prefeito e sete vereadores de Santa Cruz, RN

Outras quatro pessoas, entre empresários e secretários do Município, também foram condenados.
Por G1 RN
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte cassou nesta terça-feira (27) o mandato da prefeita e do vice-prefeito, além de sete vereadores do município de Santa Cruz, no interior do estado. Fernanda da Costa Bezerra e Ivanildo Ferreira Lima Filho foram cassados por prática de abuso de poder político com repercussão econômica nas eleições de 2016.


O advogado André Castro, que representa Fernanda da Costa Bezerra, disse que a defesa respeita, contudo discorda da determinação do TRE, e que vai recorrer da decisão.

A decisão da corte englobou também outros 11 envolvidos. Deste, sete são vereadores: Tarcísio Reinaldo da Silva, Acrísio Gomes Júnior, Ana Fabrícia de Araújo Silva Rodrigues de Souza, Mário Augusto Ferreira de Farias Guedes, Jefferson Monik Gonçalo Lima de Melo, Thiago Augusto Fonseca Gomes e Raimundo Fernandes Soares. O processo resultou na cassação dos diplomas deles e afastamento dos cargos, bem como na inelegibilidade declarada por 8 anos. Assumem, portanto, os respectivos suplentes. A cidade tem, ao todo, nove vereadores.

Além deles, também foram condenados Francisca Frassinete Dantas Gomes e Marcos Antônio Gomes dos Santos (proprietários da farmácia), Myllena Sanneza de Lima Bulhões Ferreira (Secretária de Saúde) e Sueli Gomes Crisanto Reinaldo (Secretária de Finanças) e Genaro Fernandes da Silva Filho, todos com inelegibilidade declarada por 8 anos.
Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1
A corte eleitoral determinou o imediato afastamento da prefeita e do vice-prefeito. Dessa forma, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz assume provisoriamente a prefeitura até a realização de novas eleições.

O processo, sob relatoria do juiz e membro da corte, Wlademir Capistrano, visou a julgar o esquema de distribuição de cotas, para aquisição de medicamentos, a vereadores e apoiadores da então perfeita.

Fonte: G1 RN

terça-feira, 27 de novembro de 2018

PROGRAMA FRENTE A FRENTE COM ROBSON FREITAS DESTA SEXTA-FEIRA (30) SERÁ COM O EX-DEPUTADO ESTADUAL KLEBER BEZERRA, FILHO DO MAJOR THEODORICO BEZERRA

O ilustre Kleber Bezerra é filho do saudoso Major Theodorico Bezerra, Dr. Kleber como assim é mais conhecido é formado em Engenharia Civil, foi professor fundador titular da Escola de Engenharia da UFRN em 1959. 
O Programa tem início às 18h10 com transmissão ao vivo para o Face Book e Youtube simultaneamente.

Sintonize na TWC/TV Web Central e acompanhe a entrevista. Vai ser imperdível.

Câmara Municipal de Pau dos Ferros, RN, abre concurso com salários de até R$ 2,5 mil

Inscrições para o certame vão até 9 de dezembro.
Por G1 RN
A Câmara Municipal de Pau dos Ferros, na região Oeste potiguar, abriu concurso público para profissionais de nível Médio, Técnico e Superior. Ao todo são oito vagas para diferentes funções a serem desempenhadas na Casa.

Há vagas nas seguintes funções: Contador (1), Assistente Administrativo (3), Motorista AB (2), Técnico em Informática (1) e Operador em Áudio, Vídeo e Sistemas (1), sendo uma das vagas do cargo de Assistente Administrativo destinada a pessoas com deficiência. Os profissionais receberão de R$ 954,00 a R$ 2.500,00, para atuar por 40h semanais.

As inscrições começaram no dia 12 de novembro e seguem até o dia 9 de dezembro, via internet, no site da organizadora. A taxa cobrada varia de acordo com a escolaridade do candidato, sendo R$ 80,00 para nível Médio e Técnico, R$ 100,00 Superior.

Prevista para acontecer no dia 27 de janeiro de 2019, a prova escrita objetiva vai avaliar os conhecimentos os candidatos em Português, Informática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. Para o cargo de Motorista AB será realizada ainda uma prova prática, prevista para ocorrer no dia 24 de fevereiro de 2019.

Conforme consta no edital, a validade do certame é de dois anos, prorrogável por igual período.

Fonte: G1 RN

Colisão entre caminhão e motocicleta deixa santoantoniense em estado grave na RN-120, próximo a Nova Cruz

Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão vitimou uma pessoa na manhã desta segunda-feira (26), na comunidade de Lagoa Limpa, em um trecho da RN-120, nas proximidades da cidade de Nova Cruz.

A vítima, um santoantoniense identificado como Maurício, que trabalhou como gari, conduzia a moto, quando teria colidido na frontal do caminhão. Segundo informações, ele não fazia uso de capacete no momento da batida. O motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro após a colisão. O SAMU foi acionado para prestar socorro à vítima.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. A Polícia Civil já fez um levantamento preliminar no local do acidente e vai realizar uma perícia para investigar como a colisão ocorreu.

Fonte: www.osamigosdaonca.com.br

Processo de 123 anos de princesa Isabel é adiado mais uma vez no STJ

Após a morte de Isabel em 1921, a família Orleans e Bragança continuou com a ação
Briga judicial começou em 1895 e se arrasta até hoje
Pela segunda vez seguida apenas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o processo aberto pela princesa Isabel em 1895 teve a votação adiada. Desta vez, o julgamento deve ocorrer no dia 6 de dezembro próximo, segundo despacho das 19h31 desta segunda-feira (26).

A briga judicial entre a família Orleans e Bragança e o governo brasileiro começou há 123 anos. Princesa Isabel entrou com ação para retomar a posse do Palácio da Guanabara, na região sul do Rio de Janeiro, que foi confiscado pelos militares logo após a Proclamação da República, em 1889.

Após a morte de Isabel em 1921, a família Orleans e Bragança continuou com a ação. Outros processos foram abertos com mesmo pedido, mas a Justiça os apensou, ou seja, colocaram para tramitar junto com a ação aberta por Isabel há 123 anos.

Os Orleans e Bragança alegam que foram expulsos da propriedade que fora paga por Isabel A princesa começou a morar no local na década de 1860, quando se casou com Conde d'Eu.

Já a União sempre alegou no processo que o Palácio da Guanabara servia como moradia aos representantes da Monarquia. Com o fim do regime, não havia mais motivo para que eles vivessem no Palácio da Guanabara.

Em instâncias inferiores, a União levou a melhor contra os Orleans e Bragança. O recurso junto ao STJ proposto pela família começou a tramitar em 2009.

Em setembro, a ação foi colocada em pauta, mas retirada, como ocorreu nesta segunda-feira (26).

Fonte: Portal O Tempo

Diário Oficial publica aumento para ministros do STF

Reajuste vale também para a procuradora-geral da República
Por Agência Brasil
O Diário Oficial da União publica hoje (27) a decisão do presidente Michel Temer de sancionar o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e da procuradora-geral da República. Os decretos alteram o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33.780,00 para R$ 39.293,32.

O aumento foi garantido após a Suprema Corte cumprir acordo com Temer condicionando a concessão do aumento do salário ao fim do auxílio-moradia a juízes de todo o país.

De acordo com o texto publicado hoje, o reajuste já passa a valer. A norma está publicada na página 1 da seção 1 e é assinada por Temer, os ministros da Justiça, Torquato Jardim, e o da Casa Civil, Eliseu Padilha, além da advogada-geral da União, Grace Mendonça.  

Outro texto está publicado também na seção 1, do Diário Oficial da União, página 2 e trata do reajuste para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Temer, Torquato, Padilha e Grace Mendonça também assinam a medida.

Efeito cascata:
A decisão provoca efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.

Em decorrência do impacto do reajuste, o Palácio do Planalto previa que a sanção integral das leis só seria garantida se houvesse o fim do auxílio-moradia.

Ontem (26), o ministro Luiz Fux, do Supremo, revogou a liminar relativa ao pagamento que mencionava a recomposição das perdas inflacionárias dos integrantes do tribunal em 16,38%, percentual previsto no projeto de lei.

Interlocutores do Planalto lembram, porém, que a proposta de reajuste foi feita pelo próprio Supremo em 2016, e aprovada pelo Poder Legislativo.

Fonte: Por Agência Brasil

Criminoso se arrepende de aplicar golpe em compra online e devolve produto que seria roubado no RN

Caso aconteceu em Natal e o comprador falso seria morador da cidade de São Paulo.
Jornalista teve câmera devolvida após cair em golpe em venda pela internet — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A jornalista Pryscilla Miranda foi surpreendida por uma notícia que lhe deixou preocupada. Havia sido vítima de um golpe: vendeu uma câmera fotográfica na internet e não receberia o valor da transação. No entanto, dias depois, ela teve uma nova surpresa: o criminoso se arrependeu e mandou a máquina de volta pelos Correios.

Essa história começou no início do mês, quando Pryscilla resolveu anunciar no Mercado Livre o produto que pretendia vender. A câmera que lhe acompanhou por alguns anos na vida profissional em Natal, cidade onde mora, agora serviria para ajudar financeiramente.

No dia seguinte ao que cadastrou a máquina fotográfica no site, um homem comentou na postagem que havia comprado o produto. Orientou que ela checasse o e-mail, que lá estariam as instruções para concretizar o negócio.

Pryscilla conta que, em seu e-mail, chegaram três mensagens com a logomarca do Mercado Livre, afirmando que o pagamento do comprador, identificado como Wagner da Silva Rodrigues, havia sido aprovado.

Chegou ainda um outro e-mail, este supostamente de Wagner da Silva, informando da compra. Ela agora precisava enviar a câmera fotográfica, para aí receber o dinheiro. Pryscilla Miranda respondeu e-mail ao homem, pedindo a ele o seu telefone, para que pudessem conversar pelo WhatsApp.
Após aplicar golpe pela internet, homem se arrependeu e mandou câmera de volta para a vítima — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

A jornalista disse ao comprador falso que demoraria um tempo para enviar o produto, porque não tinha o dinheiro para o frete, porém ia consegui-lo com amigos. Após juntar os R$ 150, Pryscilla foi aos Correios e enviou a câmera para o endereço indicado no e-mail fajuto, em São Paulo.

Depois disso, a jornalista mandou uma mensagem ao homem, contando que já havia mandado a encomenda. Ela disse também que só tinha colocado à venda porque estava precisando do dinheiro, e que esperava que ele fizesse bom proveito da câmera.

O Golpe

Dez dias após o primeiro contato, a jornalista estranhou a demora do pagamento e decidiu se comunicar com o comprador. Perguntou se ele havia recebido a encomenda, porém, ele não respondeu.

Pryscilla Miranda procurou o Mercado Livre e conseguiu contato por telefone. “A atendente perguntou se eu tinha imprimido a tag eletrônica que a empresa manda nas compras. E eu disse 'que tag eletrônica?' Foi aí que ela falou que podia ser um golpe”, relata.

Print mostra conversa entre jornalista e homem que aplicou golpe pela internet no RN — Foto: Reprodução

Na quarta-feira (21) da semana passada o comprador falso retomou o contato com Priscylla, e a informou que a máquina fotográfica chegaria ainda naquela tarde na casa dela, que a encomenda havia voltado. Àquela altura o equipamento já havia chegado e a jornalista já sabia do golpe.

“Perguntei o que havia acontecido, como se não soubesse, e ele continuou atuando. Foi quando perguntei se era um golpe e se ele havia desistido de aplicar”, conta.

O estelionatário respondeu que sim, e que havia desistido do crime depois que percebeu “as condições” de Pryscilla. No final, ainda deu um conselho. “Não vende na internet não”.

Por meio de nota, o Mercado Livre informou que, para garantir uma negociação segura, orienta seus clientes a verificarem o status de suas vendas e/ou compras na área 'Minha conta', disponível ao usuário logado no site. "O cliente não deve considerar nenhuma mensagem nem enviar produto antes de checar as informações de sua conta e a existência de crédito. A empresa também reforça que dados de contato como endereço de e-mail e número de celular não sejam informados no campo de perguntas dos anúncios. Todas essas recomendações estão disponíveis nos Termos & Condições de Uso do site".
Golpista se arrepende de crime e diz para vítima não vender câmera pela internet — Foto: Reprodução

Defraudações

O crime cometido contra Pryscilla Miranda é comum, de acordo com Fábio Vila, chefe de investigações da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD). “Eles (criminosos) já estão aplicando há muito tempo esse golpe, então sabem de todas as nuances, entendem a forma de enganar. Eles procuram sempre quem não têm o costume de vender”, explica.

Foi o caso de Pryscilla. Esta foi a primeira vez que a jornalista tentou fazer negócio pela internet. “Eles sabem que quem não vende com frequência não sabe a forma como o Mercado Livre trabalha”, acrescenta o policial.

Fábio Vila orienta que é necessário sempre atentar para o endereço do e-mail que envia a mensagem de confirmação, como se fosse a empresa prestadora do serviço. Neste caso, o Mercado Livre. “O Mercado Livre tem um domínio próprio. 'mercadolivre.com.br', depois do '@'. Então se for algo diferente disso é de se desconfiar”, esclarece.

No caso de Pryscilla, o e-mail até faz referência à empresa, contudo tem um domínio de uma conta do gmail: mercadolivre.compras24h@gmail.com.

Além disso, Vila diz que, independente de a mensagem ter o domínio correto, o melhor a se fazer é entrar na conta pessoal em que se cadastrou o produto posto à venda, para saber se há alguma mensagem informando da compra. “É o mais adequado a se fazer”.

De toda maneira, o chefe de investigações da DEFD alerta que há ainda outras formas de aplicação de golpe em comércio online. Segundo ele, outro golpe comum se dá quando o criminoso chega a pagar pelo produto, mas, ao receber, informa que chegou com defeito. “A empresa de comércio online então devolve o montante a ele e diz que precisa devolver o produto. Só que aí o criminoso envia de volta um produto defeituoso, ou até mesmo qualquer outra coisa, como uma pedra”.
Jornalista Pryscilla Miranda, de Natal, com câmera devolvida por golpista que se arrependeu do crime — Foto: Cedida

Fonte: G1 RN

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

OAB/RN LANÇA CAMPANHA NATAL AMIGA DA PESSOA IDOSA

Por Interino
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte – OAB-RN recebe, até o dia 21 de dezembro, doações de donativos que serão destinados às pessoas idosas em condições de vulnerabilidade social. A campanha Natal Amiga da Pessoa Idosa é uma parceria da Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN e da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Natal.

Itens que podem ser doados: alimentos não perecíveis, cadeira de rodas, cadeira de banho, fralda geriátrica, material de higiene pessoal, toalhas de banho, toalhas de rosto, colchão, entre outros.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Instituto de Teologia Pastoral de Natal – ITEPAN (ao lado da Caixa Econômica Federal da Ribeira) e na sede da Seccional Potiguar, localizada na rua Barão de Serra Branca, S/N, Candelária.
Fonte: Hilneth Correia