Compartilhamento:

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Ranking coloca Claro e Net como operadoras mais rápidas de internet móvel e fixa

A Ookla divulgou o relatório com as velocidades médias de internet fixa e móvel em várias partes do mundo e o Brasil se viu em uma situação de desvantagem: o país ocupa o 71º lugar no ranking de download móvel e 65º na tabela do download em redes fixas; já para upload, o Brasil é o 99º na móvel e 74º na fixa. Apesar disso, houve um avanço em relação ao no passado e a expectativa, aponta a Ookla, é de que o panorama se torne ainda melhor nos próximos anos graças aos investimentos das operadoras móveis em tecnologias como LTE e fibra óptica. 

A companhia divulgou, também, detalhes a respeito das médias de velocidade da internet brasileira, confira: Internet móvel A velocidade média de download móvel registrada entre o segundo e o terceiro trimestres do ano foi de 18,50 Mbps, um avanço de 26,8% em relação ao mesmo período no ano anterior. Já a velocidade de upload ficou com média de 7,52 Mbps, avanço de 27% na comparação com 2017. A operadora com a internet móvel mais rápida do país é a Claro, com média de 26,75 Mbps, seguida pela Vivo, com 17,59 Mbps, e pela TIM, com 13,68 Mbps.
Claro tem a internet móvel mais rápida do país segundo a Ookla. (Fonte: Ookla) A avaliação indica que as velocidades médias de download em dispositivos móveis no Brasil variam significativamente dentro do país. Para se ter uma ideia, o estado mais rápido apresentando velocidade 101,2% superior ao mais lento. Em geral, as maiores médias de velocidades estão regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, com Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo disputando na ponta do ranking de internet móvel. Os estados com as menores médias de velocidade são Roraima, Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. 

Esses números são baseados em 4,1 milhões de testes realizados no speedtest.net por pouco mais de 1 milhão de usuários únicos. Internet fixa No âmbito da internet fixa, a média de velocidade de download ficou em 23,64 Mbps e a de upload chegou em 10,57 Mbps. Esses números foram obtidos por meio de 34,3 milhões de amostras em um universo de 59,8 milhões de testes realizados por mais de 8,5 milhões de usuários únicos. A operadora dominante no ranking de velocidade da internet fixa é a NET Virtua, com média de 30,73 Mbps, seguida pela TIM Live, com 29,99 Mbps, e pela Vivo, com 25,84 Mbps.

NET Virtua domina o ranking das operadoras com maior média de internet fixa. (Fonte: Ookla) 

A cidade brasileira com maior velocidade é São Paulo, com média de download de 36,54 Mbps e de upload de 17,45 Mbps. Curitiba vem em segundo lugar com respectivamente 32,58 Mbps e 17,65 Mbps e o pódio é fechado por Porto Alegre, com 32,53 Mbps e 9,97 Mbps, respectivamente.
Curitiba é a única cidade em que a NET Virtua não está em primeiro ou em segundo lugar no ranking das mais rápidas. (Fonte: Ookla) A NET Virtua se destaca por ter a velocidade mais rápida em sete das 10 cidades com as melhores médias de todo o país e dividir a ponta com Vivo e TIM Live em outras duas — a única em que ela não é lidera é Curitiba, onde a maior velocidade é oferecida pela Copel (a estatal, porém, tem alcance regional, por isso não entra no ranking das operadoras mais rápidas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário