Compartilhamento:

domingo, 31 de março de 2019

Escola de Natal estabelece intervalo sem celular para promover vínculos afetivos

Mais da metade da população brasileira não consegue ficar sem celular durante um dia inteiro. Essa dependência é ainda maior entre os jovens, podendo superar os 60%. Sobre os dados da Ibope Conecta, os psicólogos alertam: quanto mais cedo ocorre a adição, piores podem ser as consequências. Pensando nisso, uma escola particular de Natal decidiu estabelecer o “Intervalo Sem Celular”, para promover habilidades nos relacionamentos interpessoais.

De acordo com a iniciativa, posta em prática pelo Complexo Educacional Contemporâneo, uma vez por semana, os alunos vão fazer um “detox de celular”, durante o qual os cliques serão trocados por bons papos. A coordenadora do Ensino Fundamental Patrícia Messias explica que a ideia partiu dos próprios estudantes, que querem ampliar vínculos de amizade e não resumir os intervalos à interação virtual. 
“Será um grande de desafio, mas vamos fortalecer as redes sociais reais. É muito importante trabalharmos o sentimento de pertencimento dos jovens, o que não deve acontecer só virtualmente. É preciso que ele ou ela se sinta parte de onde está de fato”, explica a profissional sobre a iniciativa, que é parte do Projeto Imagine, criado pela instituição para fortalecer a inteligência emocional. 

A escola aderiu em 2016 ao Google For Education e desde então, realiza aulas em salas altamente conectadas. A diretora Irany Xavier de Andrade conta que a novidade vai servir para consolidar a tecnologia como amiga dos estudos, para a execução de tarefas, mas deixando claro que ela não supre vínculos afetivos. “Uma curtida não substitui um abraço”, resume a educadora. O “Intervalo Sem Celular” começa na próxima semana.
Fonte: Blog da Juliska

Nenhum comentário:

Postar um comentário