Mais da metade da população brasileira não consegue ficar sem celular durante um dia inteiro. Essa dependência é ainda maior entre os jovens, podendo superar os 60%. Sobre os dados da Ibope Conecta, os psicólogos alertam: quanto mais cedo ocorre a adição, piores podem ser as consequências. Pensando nisso, uma escola particular de Natal decidiu estabelecer o “Intervalo Sem Celular”, para promover habilidades nos relacionamentos interpessoais.
De acordo com a iniciativa, posta em prática pelo Complexo Educacional Contemporâneo, uma vez por semana, os alunos vão fazer um “detox de celular”, durante o qual os cliques serão trocados por bons papos. A coordenadora do Ensino Fundamental Patrícia Messias explica que a ideia partiu dos próprios estudantes, que querem ampliar vínculos de amizade e não resumir os intervalos à interação virtual.
“Será um grande de desafio, mas vamos fortalecer as redes sociais reais. É muito importante trabalharmos o sentimento de pertencimento dos jovens, o que não deve acontecer só virtualmente. É preciso que ele ou ela se sinta parte de onde está de fato”, explica a profissional sobre a iniciativa, que é parte do Projeto Imagine, criado pela instituição para fortalecer a inteligência emocional.
A escola aderiu em 2016 ao Google For Education e desde então, realiza aulas em salas altamente conectadas. A diretora Irany Xavier de Andrade conta que a novidade vai servir para consolidar a tecnologia como amiga dos estudos, para a execução de tarefas, mas deixando claro que ela não supre vínculos afetivos. “Uma curtida não substitui um abraço”, resume a educadora. O “Intervalo Sem Celular” começa na próxima semana.
Fonte: Blog da Juliska
Nenhum comentário:
Postar um comentário