Compartilhamento:

terça-feira, 21 de maio de 2019

Abertas inscrições para o Encceja 2019

Iniciadas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). De hoje até o dia 31 de maio, os interessados em participar devem se cadastrar, de forma gratuita, no site do Encceja (www.enccejanacional.inep.gov.br). As provas acontecem no dia 25 de agosto.

O exame é destinado a jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível do ensino e que visam obter certificação de conclusão do ensino fundamental, que exige, no mínimo, 15 anos; e do ensino médio, que requer 18 anos completos até o dia de aplicação da prova.

No Rio Grande do Norte terão seis polos para realização da prova. São eles: Natal, Parnamirim, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros e Mossoró. Para Afonso Gomes, subcoordenador de avaliação escolar da Secretaria de Estado da Educação do RN, o exame permite que o alcance das metas educacionais, como também, contribui para o que os candidatos possam conseguir vagas de emprego a partir da sua formação escolar. “O Encceja possibilita ao estado atender as metas do Plano Estadual de Educação, que, entre elas, é de aumentar a escolaridade média da população envolvida com a avaliação”, explica Afonso.

Os resultados obtidos na avaliação permitem a emissão da Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que consegui a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o candidato que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas. No caso da declaração parcial de proficiência, ela não vale como certificado, mas libera o candidato de ter que refazer a prova sobre essa área nas próximas edições do exame. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) oferece o material gratuito para o ensino fundamental e para o ensino médio no site, e disponibiliza as provas do ano anterior para o estudante ter uma base, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O exame é composto por quatro avaliações objetivas, com 30 questões cada, e redação. Serão consideradas habilitadas a receber o certificado as pessoas que atingirem o mínimo de 100 (cem) pontos em cada um dos testes (a pontuação máxima é de 200 pontos) e obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação (com nota máxima de 10).

O INEP aplica e corrige as provas do Encceja, mas quem emite o certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência são as secretarias estaduais e os institutos federais de educação parceiros do INEP. No ato da inscrição, o candidato escolhe em qual instituição será mais fácil solicitar o certificado ou declaração após a liberação dos resultados. Esse ano, é a primeira vez que o edital do exame tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando a inclusão para pessoas com deficiências.
Fonte: SEEC/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário