Compartilhamento:

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Pastel de Tangará ganha destaque e se torna Patrimônio Imaterial do RN

O Prefeito Jorginho relatou a importância desta lei sancionada hoje, 12 de fevereiro de 2020 pelo governo do estado do RN "Este reconhecimento muito nos alegra, pois sabemos da importância cultural e gastronômica que o delicioso pastel de Tangará representa para todos nós tangaraenses, principalmente para a economia local do município. A partir de agora, estamos na torcida para que o pastel de Tangará, passe a ser oficialmente reconhecido nacionalmente, para isso já solicitamos um estudo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/RN, afim do reconhecimento desta iguaria a nível nacional". Relatou o Prefeito.
"A governadora sancionou, nesta quarta-feira 12 de fevereiro de 2020, duas leis que tratam sobre três produtos da culinária regional do Rio Grande do Norte: O Pastel de Tangará, a Carne de Sol e o Queijo de Coalho de Caicó. Os produtos se tornaram "Patrimônio Cultural Imaterial do interior do Rio Grande do Norte".

A  proposição para considerar os itens como patrimônios potiguares foi do Deputado Estadual Albert Dickson (PROS). Na justificativa da proposta, o Deputado defendeu que "As iguarias são um patrimônio importante dado a uma tradição nesses dois municípios". O Deputado Francisco do PT relator da matéria na comissão de Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia enalteceu a proposta.

 "Quem viaja pela BR-226 sempre para em Tangará para comer o pastel. O queijo de coalho e a carne de sol de Caicó têm a mesma importância para aquela cidade e seus visitantes. O projeto valoriza a gastronomia dos dois municípios". Disse o Deputado Francisco do PT, relator das matérias".
Queijo de coalho é comida típica de Caicó, no Seridó, foto: Reprodução do YouTube
Com a declaração, as iguarias ficam oficialmente reconhecidas como típicas do Rio Grande do Norte e se tornam um patrimônio do Estado.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário