Existe uma corrida mundial em busca de respiradores e ventiladores, problema que o mundo inteiro enfrenta e que se intensifica nos países de terceiro mundo.
A Rede Estadual da Saúde Pública do RN possui 333 respiradores.
Logo no início da pandemia, empresários potiguares, especialmente de Natal e Mossoró, reuniram recursos e fizeram uma doação para o Estado no valor equivalente a 50 respiradores, entre consertos e novas aquisições.
Por meio do consórcio Nordeste, foram adquiridos mais 30 e existem outros 15 no conserto aguardando a chegada de peças que virão da China.
Há um processo em tramitação para aquisição de 142 novos respiradores correndo em caráter de emergência, mas é importante reforçar que existe dificuldade em encontrar ventiladores diante da disputa comercial no mundo todo.
A gestão estadual também conquistou uma decisão judicial favorável ao recebimento de respiradores. O TRF5 negou o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) para barrar a entrega de 14 respiradores que foram comprados pelo Governo do RN à empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar LTDA.
Fonte: Sesap-RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário