Compartilhamento:

sábado, 30 de maio de 2020

RN tem taxa de isolamento social de 38%; índice é menor do que o registrado no feriado de carnaval

Entre os estados da região Nordeste, Rio Grande do Norte tem segundo pior índice de distanciamento social. O isolamento é recomendado para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
Captura de tela da plataforma de monitoramento da In Loco — Foto: Reprodução

O índice de isolamento social registrado no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (29), foi de 38,7%. O percentual está bem abaixo do que as autoridades sanitárias consideram ideal, entre 60 e 70%, para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado.

Para se ter uma ideia, havia mais pessoas nas ruas do RN na sexta-feira (29) do que no feriado de carnaval deste ano. No dia 25 de fevereiro, a taxa de isolamento social era de 39,2%. Todos os dados são da empresa de tecnologia In Loco, que tem feito um monitoramento nacional sobre o assunto, com base em dados de 60 milhões de brasileiros, usuários de vários aplicativos de smartphones.

Segundo o último levantamento divulgado neste sábado (30), com base no dia anterior, o Rio Grande do Norte ficou atrás de sete estados vizinhos da região Nordeste, ficando a frente apenas de Sergipe que registrou 36,6% de taxa de isolamento.

O distanciamento é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais formas de controle ao contágio pela Covid-19. Porém, no RN, a adesão ao isolamento vem diminuindo, na contramão da escalada dos números de casos e mortes por causa da doença.

Neste sábado (30), a Sesap registrou 939 novos casos e 37 óbitos em apenas 24 horas. Os dados foram divulgados em entrevista coletiva e deverão constar no próximo boletim epidemiológico. "Segundo o que nós esperamos para os próximos 15 dias, infelizmente é um aumento no número de casos confirmados e aumento no número de óbitos", ressaltou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi.
Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário