Compartilhamento:

terça-feira, 21 de julho de 2020

Após aglomeração em praias, prefeito de Natal diz que pode 'fechar tudo' se população não respeitar isolamento

Álvaro Dias diz que vai procurar governo do estado para que Guarda Municipal e Polícia Militar possam realizar "controle rigoroso e restritivo nas praias"
Pessoas se aglomeraram na orla da Praia de Ponta Negra, em Natal - Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, usou uma rede social para se manifestar sobre as aglomerações registradas nas praias do Forte e de Ponta Negra no último domingo (19). O chefe do executivo lamentou que parte da população tenha ignorado a pandemia do novo coronavírus e assegurou que vai intensificar a fiscalização nos próximos dias, com a possibilidade de "fechar tudo" caso não haja o cumprimento das medidas de isolamento social.

"Assistimos nesse final de semana, na cidade do Natal, episódios inadmissíveis e inaceitáveis acontecerem. Nós vimos as praias urbanas superlotadas de pessoas sem nenhuma proteção, sem máscaras, sem manter o distanciamento social, aglomerando, possibilitando a contaminação e disseminação do coronavírus", declarou.

O prefeito garantiu que vai procurar o governo do estado para ampliar a fiscalização em Natal.

"Vou imediatamente mandar um ofício para a governadora do estado (Fátima Bezerra) disponibilizando a Guarda Municipal para que, em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, possamos fazer um controle rigoroso, restritivo, nas praias, no Centro da cidade, onde está liberada a circulação de pessoas, para exigir que todos utilizem máscaras e para que não exista aglomeração", declarou.

"Se houver necessidade de reprimir com a fiscalização intensa, nós faremos, ou então vamos ter que retroceder, voltar a fechar tudo e manter o isolamento social com rigor. É preciso que todos entendam isso", falou o prefeito.

Em fotos e vídeos que circularam nas redes sociais, dezenas de pessoas caminhavam pelo calçadão da praia de Ponta Negra, enquanto outros jovens dançavam e consumiam bebidas alcoólicas em um deck.

Álvaro Dias listou as ações da prefeitura no combate à Covid-19, como a instalação do Hospital de Campanha e do centro de atendimento do ginásio Nélio Dias, e lembrou que "nada disso vai servir, vai pôr fim ao coronavírus, se a população não entender que o poder público está fazendo a sua parte, mas eles também têm que fazer a parte deles" (veja o vídeo).

Ele reforçou que "é preciso manter o distanciamento social e continuar higienizando as mãos". Pediu ainda que "as pessoas que não têm necessidade de sair de casa permaneçam em casa" e que as aglomerações sejam evitadas.

Está prevista para quarta-feira (22) a reabertura de shoppings, centros comerciais e galerias de lojas desde que sem ar-condicionado, dentro da segunda fração da segunda etapa da reabertura gradual da economia no Rio Grande do Norte. Também poderão abrir estabelecimentos com tamanho superior a 600 m² com "porta para a rua".

Até este domingo (19), o Rio Grande do Norte registrou 43.766 casos confirmados de Covid-19 e 1.577 mortes pela doença. A capital potiguar concentra 38,4% dos casos confirmados de Covid-19 no estado.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário