Compartilhamento:

terça-feira, 28 de julho de 2020

Startup será a primeira de alta tecnologia em metais especiais no RN

A RN Materiais é o primeiro passo para o Rio Grande do Norte desenvolver alta tecnologia aplicada ao seu mineral mais importante, a Scheelita do Seridó, como também a Tantalita-Columbita, depois de décadas de exploração apenas mineral. É o que destaca o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Uílame Umbelino Gomes, ao falar sobre a importância da RN Materials, startup selecionada na etapa final do Projeto Centelha no Rio Grande do Norte, iniciativa promovida pelo Sebrae. 

“A ideia do projeto é o desenvolvimento tecnológico dos metais refratários Tungstênio, Molibdênio, Nióbio e Tântalo, além de seus carbetos e nitretos, através de uma nova tecnologia que permite a obtenção desses materiais particulados em escala nanométrica. E numa etapa mais avançada, aplicações na produção do chamado metal duro (WC-Co), ligas especiais, capacitores elétricos, como Nióbio e Tântalo, além de catalisadores. A RN Materiais será a primeira startup de alta tecnologia em metais especiais e seus compósitos no Rio Grande do Norte, agregando valor a nossa matéria prima mineral”, explicou o docente. Junto à Umbelino, compõem o grupo os cientistas Carlson Pereira de Souza, André Moriyama, Camila Pacelli e Maria José dos Santos Lima. 

Eles integram um grupo de pesquisa vinculado a dois programas de pós graduação: o de Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), único na UFRN com conceito máximo na Capes, e o de Engenharia Química (PPGEQ). Lembrando que a tecnologia desenvolvida que é objeto dos serviços da startup foi patenteada junto a UFRN, Umbelino Gomes frisou ainda que os principais laboratórios condutores dessa pesquisa são o Laboratório de Materiais Cerâmicos e Metais Especiais, do Departamento de Física, coordenado por ele, bem como o Laboratório de Termodinâmica e Reatores do Departamento de Engenharia Química, coordenado pelo professor Carlson Pereira.

Fonte: https://www.blogdajuliska.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário