Compartilhamento:

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Confirmada a primeira pessoa na história a ser curada do HIV sem tratamento

Pesquisa publicada na revista científica Nature confirmou que a norte-americana Loreen Willeberg está há anos sem o vírus.
Em julho de 1992, Willenberg teve que ouvir de uma enfermeira que ela teria apenas seis meses de vida Foto: ANFAR Divulgação
A esperança de milhares de pessoas mundo afora foi renovada: foi confirmada nesta quarta-feira (26) que a norte-americana Loreen Willenberg está curada do HIV - sem ter feito nenhum tratamento. Em julho de 1992, Willenberg teve que ouvir de uma enfermeira que seria melhor colocar as coisas em ordem, porque ela teria apenas seis meses de vida. Na época, ela acabava de receber os resultados positivos para HIV.

Contrariando os prognósticos de uma sociedade que vivia uma epidemia de HIV, Willenberg completou 66 anos. Uma pesquisa recente publicada na revista Nature, revelou que não foi encontrado nenhum traço da doença na análise de 1,5 bilhões de células do corpo da paciente.

Willienberg fez parte de um estudo que tinha como objetivo controlar a infecção sem usar drogas. A pesquisa foi liderada pela médica Xu Yu, do Ragon Institute em Boston. Um grupo de 63 pessoas chegaram a uma chamada “cura funcional”, quando o vírus ainda circula pelo corpo, mas inativo. Outras 11 pessoas se tornaram “controladores excepcionais”: o sistema celular não tem capacidade de replicar o vírus porque ele fica isolado no organismo.

Excepcionais?
Existem no mundo outras duas pessoas que também se livraram do vírus. Em ambos os casos, eles passaram por um transplante de medula óssea, considerado de alto risco. No Brasil, há um paciente que já está há 18 meses sem HIV após um tratamento médico inédito coordenado pela Universidade Federal de São Paulo.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário