O Governo do Rio Grande do Norte está realizando a testagem sorológica em servidores públicos estaduais. A ação, conduzida pelas Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead), é mais uma medida preventiva tomada durante a pandemia da Covid-19 e que integra o Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial do Poder Executivo Estadual. No total, serão realizados cerca de 16 mil testes.
Para ter acesso ao exame, o servidor estadual deverá estar assintomático há pelo menos 14 dias, além de não ter sido diagnosticado pela doença anteriormente em testes laboratoriais como o RT-PCR (swab nasal), testes rápidos ou a própria sorologia. Ou seja, poderão ter acesso ao teste quem já testou negativo para a doença antes, além de não manifestar sintomas no período da coleta. Além disso, é preciso ser servidor público estadual com matrícula ativa e fornecer número de CPF e cartão SUS.
Quem desejar ser testado deverá antes preencher o formulário para triagem de testagem sorológica de servidores, disponível em http://abre.ai/testagemdeservidores. O link também foi enviado pela Secretaria de Saúde aos órgãos da administração direta e indireta via processo (nº 00611011.000013/2020-03) no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Neste formulário, terá que fornecer informações pessoais, que serão analisadas por especialistas médicos da Sesap, responsáveis por fornecer a solicitação médica com indicação da sorologia. Os servidores que serão testados no interior receberão por e-mail a solicitação médica com a marcação do agendamento do exame. No interior, as unidades de referência para coleta do exame são os hospitais regionais.
Em Natal, os exames sorológicos são realizados na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, no horário entre 7h e 13h. Os servidores podem comparecer à instituição para realização do teste, podendo chegar já com o formulário preenchido, para fins de celeridade no procedimento, como também preenchê-lo durante a triagem da testagem, com ajuda da equipe do posto de coleta.
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que trabalham nas unidades de saúde pertencentes à Sesap na região da Grande Natal devem procurar as suas unidades para fazer o teste.
Após realizar o exame sorológico, os servidores receberão por e-mail o resultado em até 20 dias úteis.
O Governo do Estado reforça a importância de todos os trabalhadores seguirem as recomendações das autoridades sanitárias e que estão preconizadas no Plano de Ampliação da Jornada de Trabalho Presencial, como maneiras mais eficazes para se evitar a contaminação pelo novo coronavírus. As principais são fazer o uso adequado de máscaras, higienizar regularmente as mãos e manter o distanciamento social.
Fonte:ASCOM/SEAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário