Na noite de Na última quinta-feira (17/12), a pintura de Tarsila do Amaral “A Caipirinha” foi arrematada por R$ 57,5 milhões, o maior valor já pago por uma obra em venda aberta no Brasil. O recorde anterior pertencia à tela “Vaso de Flores”, do pintor Alberto da Veiga Guignard, que foi comprada em 2015 por R$ 5,7 milhões –10% do valor da obra de Tarsila.
Durante o evento, a disputa pelo quadro de óleo sobre tela durou 15 minutos e foi alvo de 19 lances. O leilão foi organizado pela Bolsa de Arte após a pintura ter sido penhorada judicialmente. A obra foi adquirida por um colecionador local e deve permanecer no país.
A pintura, concebida pela artista em 1923, um ano após a Semana de Arte Moderna, ficará exposta para visitação pública até as 19h de hoje (18), na Bolsa de Arte, em São Paulo.
Tarsila do Amaral conquistou seu reconhecimento como artista ainda em vida. A brasileira participou das bienais de São Paulo de 1951,1952 e 1963, além da de Veneza (1964), a mais importante do mundo. Seu trabalho também foi tema de grandes retrospectivas no MAM SP, em 1950, e no MAM do Rio de Janeiro e no Museu de Arte Contemporânea, em 1969.
Tarsila é considerada a figura central do Modernismo, e sua obra “A Caipirinha”, finalizada durante uma viagem a Paris, foi tida como a mais importante de sua trajetória na década em que foi terminada e uma das mais relevantes do período.
Fonte: Forbes
Nenhum comentário:
Postar um comentário