Compartilhamento:

sábado, 19 de junho de 2021

Concurso INSS: Solicitado edital com 7.575 vagas para técnico e analista

Um novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o ano de 2022 foi solicitado com 7.575 vagas para todo o país. As vagas de técnico do Seguro Social representam a maior parte, 6.004, e para analista as vagas são 1.571.

O quantitativo de vagas analisado para o INSS passa de 10 mil, mas foi reduzido para 7.575 vagas no pedido oficial. O pedido feito à ao Ministério da Economia leva em conta o número de cargos que estão disponíveis e a necessidade de compor o quadro de forma permanente do INSS.

O que chama a atenção para o certame é a escolaridade exigida para o maior número de vagas. O INSS faz uma sugestão para que o cargo passe a ter exigência de nível superior em qualquer área, que substituiria o requisito de ter nível médio. Porém, ainda não existe a confirmação da mudança da escolaridade.

Veja abaixo o pedido de concurso INSS e os ganhos para os futuros aprovados.

Técnico do seguro social – R$ 5.447,78

Áreas:
Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas),
Combate à Fraude (734),
Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216),
Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40),
Serviço de Cobrança Administrativa (34),
Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e
Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

Analista do seguro social – R$ 8.357,07

Áreas:
Serviço Social (463 vagas),
Reabilitação Profissional (702) e
Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
“Estamos otimistas por autorização”, diz presidente

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, se diz muito otimista que será dada a autorização do novo concurso. Em uma entrevista dada no dia 1º de junho para a CBN, Rolin disse que é urgente o preenchimento dessas vagas permanentes para o INSS.

Segundo Leonardo Rolin, a pressa para o certame é para preencher a vaga dos 3 mil temporários que terminam seus contratos no final de 2021 e as vagas dos aposentados dos últimos anos, com perspectivas de saídas futuras abrindo mais brechas e supostas vagas.
INSS tem mais de 23 mil cargos vagos

O déficit atual do INSS é de 23.667 servidores efetivos, que consta no processo de autorização para o certame, que foi enviado à Economia. Antes de ocorrer essa atualização o número era de 22 mil, isso com 20.309 vagas para técnicos (de nível médio) e 2.372 vagas para analistas (de nível superior).

Enquanto o INSS não recebe a confirmação para o certame, ele tem que atender milhões de seguradores da Previdência Social, o que ocorre é que não existe servidores suficientes para atender a tamanha demanda.

O governo tentou solucionar o problema com a contratação de temporários (aposentados e militares da reserva), para atender os milhares de processos, reduzindo a fila e oferecendo melhores atendimentos à população, porém, o recomendado é fazer o Concurso do INSS para preencher essas vagas.
Veja como foi o último concurso INSS

O último certame do INSS foi realizado no ano de 2015, para técnicos de analistas do INSS, com 950 vagas, sendo que era muito pouco, se comparado com o número de técnicos de analista que falta no INSS. Os candidatos ao cargo tiveram que fazer uma prova objetiva contendo 120 questões sobre:

Ética no Serviço Público;
Regime Jurídico Único;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Direito Administrativo;
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Noções de Informática; e
Conhecimentos Específicos.

Os cargos de analistas tiveram a disciplina de:
Português,
Raciocínio Lógico,
Noções de Informática,
Direito Constitucional,
Direito Administrativo,
Legislação Previdenciária,
Legislação da Assistência Social,
Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Gláucia Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário