Compartilhamento:

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Força Aérea: Nova estação radar amplia a vigilância aérea na Região Centro-Oeste

A Força Aérea Brasileira (FAB) continua a trabalhar consistentemente na modernização e ampliação da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e inaugurou hoje, 30 de junho, na localidade de Ponta Porã (MS), uma nova estação radar.
Adotando recursos e equipamentos de alta tecnologia, a estação radar potencializa a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes naquela região de fronteira, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil de vetores, quanto para a defesa aérea. Nesse sentido, além de auxiliar no controle do espaço aéreo, a nova estação irá proporcionar a ampliação da vigilância e o combate ao tráfego aéreo ilícito, com foco na Região Centro-Oeste do Brasil.

A implantação de novas tecnologias e equipamentos tem sido uma constante preocupação estratégica da FAB, visando à manutenção da Soberania e da Defesa Nacional. A entrada em operação da Estação Radar de Ponta Porã finaliza, com sucesso, o empreendimento de aquisição e instalação de novos radares de defesa aérea e controle do tráfego aéreo, fruto da parceria celebrada no final de 2018 entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Equipada com soluções de última geração, a estação é composta por um radar primário de longo alcance LP23SST-NG e um secundário RSM970S. Esses radares possuem a capacidade de detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas e incorpora funcionalidades como as medidas de proteção eletrônica e altimetria, além de excelente desempenho de precisão e detecção dos alvos, inclusive aeronaves com velocidade baixa ou nula, como helicópteros, ou com velocidade e capacidade de manobra elevadas, como aviões de caça. Os radares utilizam as mais recentes tecnologias para fornecer a melhor resposta aos requisitos operacionais, garantindo total integridade e disponibilidade dos dados de vigilância e comunicação, associados a uma alta confiabilidade.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do SISCEAB, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e a Empresa Omnisys assinaram, no final de 2018, um contrato para o fornecimento de três radares. A estação radar de Ponta Porã é a terceira a ser implantada. As localidades de Porto Murtinho (MS) e Corumbá (MS) já contam as estações radares plenamente operacionais. “Com a instalação dos radares de Ponta Porã, o Brasil passará a contar com uma vigilância aérea que cobrirá toda a fronteira do Mato Grosso do Sul com os países vizinhos. Isto capacitará o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II) em detectar qualquer aeronave tentando cruzar essa fronteira. Com isso, as ações de interceptação serão executadas de forma mais efetiva, em cooperação com estes países vizinhos, e evitando a entrada de ilícitos por via aérea. Isso, sem dúvida, reforçará a segurança das nossas fronteiras”, declara o Presidente da CISCEA, major-brigadeiro do ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.
Fabricação nacional:          
Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys em São Bernardo do Campo (SP), o que permite o acesso rápido e fácil a toda a sua cadeia produtiva e agiliza os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante. O projeto prevê também a absorção do conhecimento técnico pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), visando à realização das atividades de manutenção preventiva e corretiva, minimizando os custos de logística e mantendo um alto nível de disponibilidade dos equipamentos. “A inauguração dessa estação radar de vigilância de fronteiras é mais um importante marco para o Brasil e estamos honrados em fazer parte fornecendo o estado da arte em tecnologia, desenvolvida em território nacional, e soluções para o controle de tráfego aéreo que contribuirão ainda mais com a soberania do país”, afirma o CEO Omnisys Luiz Henriques.

Fonte: https://tecnodefesa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário