Compartilhamento:

domingo, 31 de outubro de 2021

Artesãs de São José de Mipibu participam do 14º Salão do Artesanato que reúne obras de 500 artistas em Brasília

Cerca de 500 artesãos de 23 estados do Brasil expõem trabalhos no 14º Salão do Artesanato, que começou nesta quarta-feira (27). O evento ocorre na área externa do Pátio Brasil Shopping e vai até 31 de outubro.
Carminha e sua filha Cláudia Porfírio expondo seus trabalhos no 14º Salão do Artesanato, em Brasília Foto: Cedida
Por https://blogoalerta.com.br/
Arte, saberes, cultura e tradição se unem mais uma vez para apresentar a diversidade da produção artesanal brasileira no 14º Salão do Artesanato De 27 a 31 de outubro de 2021, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, aproximadamente 500 artesãos de 23 unidades da federação se reúnem para um dos maiores eventos do País. A mostra ficará aberta à visitação do público das 10h às 22h, com entrada franca.

“O14º Salão do Artesanato apresenta o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro. São artesãos vindos de todos os estados da Federação. Sob o tema “Raízes Brasileiras”, estão em Brasília artesãos de todos os estados”, diz Domingos, Técnico de Artesanato do Proart – Programa de Artesanato do RN, que tem sob a Coordenação Estadual do Proart, Graça Leal”.

E acrescenta: “Para os organizadores, a ideia é “valorizar os traços da cultura popular na arte feita pelos artesãos”. O Salão apresenta estandes com os trabalhos de artesãos de diferentes estados, a tradicional Praça dos Mestres , uma inédita Rodada de Negócios e muito mais. Destaque para a ambientação, pensada para conjugar artesanato, arquitetura e design, mostrando todo o requinte da arte feita manualmente.

Para Domingos, “Além de comprar e conhecer o trabalho de artistas de todo o país, os visitantes podem acompanhar a produção de novas obras, confeccionadas no local, destacando obras de grandes nomes o artesanato no Brasil, inclusive, uma peça confeccionada por dona Carminha, artesã de São José de Mipibu”.
14º Salão do Artesanato, em Brasília Foto: Cedida ao Blog o Alerta
MESTRES ARTESÃOS:
Além de expor e comercializar produtos, profissionais de grande destaque nos diversos estados brasileiros ocuparão um espaço de prestígio: a Praça dos Mestres. O ambiente vai servir de palco para mestres artesãos produzirem ao vivo suas peças e produtos, conversarem com os visitantes e até explicarem seu processo de trabalho.

Rodada de negócios
Para os empreendedores, a 14ª edição do evento terá um espaço chamado de “Rodada de Negócios” – que vai funcionar, de modo presencial e online – onde os artesãos negociam os trabalhos com lojistas nacionais e internacionais.

Segundo os organizadores, a ideia é “tirar o artesão do seu lugar de criação e colocá-lo frente a frente com lojistas que vão ser o canal para que o produto chegue a consumidores de diferentes cantos do país”. Essa parte do evento é exclusiva para expositores e lojistas.
14º Salão do Artesanato, em Brasília Foto: Cedida ao Blog o Alerta
O Salão do Artesanato tem o patrocínio do Sebrae e do BRB, conta com o apoio Institucional do Programa do Artesanato Brasileiro/ Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade – SEPEC/Ministério da Economia.

Fonte: blogoalerta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário