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sábado, 12 de fevereiro de 2022

Seleções e contratações serão mais digitais em 2022

Encontrar bons profissionais sempre é um grande desafio. Especialmente por conta da pandemia da Covid-19, que limitou o contato olho no olho, os setores de Recursos Humanos (RH) se encontraram diante de entraves e não tiveram outra opção a não ser mudar a estratégia. Assim, a seleção digital, que era tendência, se tornou realidade na área de recrutamento e seleção.

Plataformas para gestão de recrutamento, seleção e admissão on-line se tornaram cada vez mais presentes e incluíram novas etapas, como testes e análises, facilitando o encontro do perfil ideal que a empresa está buscando.

Entre as vantagens desta mudança foi a ampliação do número de candidatos que podem ser selecionados para uma mesma vaga, o que dá, para um número muito maior de pessoas, a oportunidade da concorrência. Daí a escolha do termo democracia para definir o processo. Também, as ferramentas tecnológicas permitiram um escrutínio muito mais apurado do candidato, contratando com mais precisão alguém que tenha o perfil adequado para a vaga e que esteja em sintonia com a cultura da empresa. Tudo isso, com celeridade e transparência.

Novidades

Uma das novidades do mercado é o filtro de candidatos a partir de sua localização, favorecendo a contratação de quem mora perto da empresa que oferece a vaga. Com o recurso da geolocalização, busca-se pela proximidade dos candidatos com a empresa. Isso é interessante porque muitas vezes os gestores percebem que as pessoas que permanecem mais tempo na empresa são as que moram próximo, por isso, entendem que é interessante buscar por quem mora perto mesmo. É uma facilidade, qualidade de vida.

Há ainda a seleção com fases híbridas, em que o contato é uma realidade. Ferramentas favorecem esse modelo, como tecnologias para vídeo-entrevistas e inventários comportamentais. Ao mesmo tempo, também auxilia a parte presencial, organizando o atendimento presencial, gerenciando o tempo médio de espera e tratando os candidatos de forma personalizada, sabendo quem é, por quem ele será entrevistado e de qual processo seletivo está participando.

O processo de vídeo-entrevistas segue fundamental para processos mais assertivos; em poucos cliques, o recrutador configura a sequência de perguntas para que o candidato responda em formato de vídeo. São centenas de entrevistas simultâneas, conhecendo um pouco mais cada candidato, mas sem travar a agenda do selecionador.

Potencializando o ser humano

Se for explorada de maneira mecânica pelas plataformas, a tecnologia pode exibir um lado ruim. No mercado de recrutamento, por exemplo, há softwares que acabam excluindo candidatos por exigirem o longo preenchimento de campos – às vezes, mais de uma vez – ou por utilizar métodos tão tecnológicos que acabam afastando quem não tem tanto domínio da informática. Além disso, algumas plataformas existentes segregam candidatos por conta dos algoritmos enviesados, que, segundo pesquisadores, “escondem” profissionais ao fazerem suas buscas pelo melhor candidato possível. Só para se ter ideia, nos Estados Unidos, uma pesquisa de setembro de 2021 mostrou que quase 30 milhões de trabalhadores estão ocultos no mercado de trabalho. Os programas encontram o perfil ideal através da configuração do programa de filtragem com um conjunto de palavras-chave escolhidas por quem faz as seleções. Práticas sem gerenciamento e mecânicas endurecem o encontro do candidato certo para a vaga correspondente.

Quando se tem uma metodologia, desde a implantação inicial até a parametrização das regras de negócio da empresa, essa ‘configuração’ do filtro também é realizada de uma melhor forma. Se não há um processo estruturado que considere as características de cada organização, a tecnologia pode vir a atrapalhar mesmo.

O sucesso e a tranquilidade do time de RH dependem muito, portanto, que o sistema de recrutamento seja mais do que apenas um software e sim uma solução completa, e com apoio do fornecedor da tecnologia que vá além do sistema.

Fonte: Blog da Juliska

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