Defesa Civil do município aponta que mais de 250 pessoas precisaram deixar as casas e estão abrigadas em escolas públicas.
Casas ficaram alagadas em Canguaretama; Maria da Conceição perdeu praticamente todos os móveis — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
Por g1 RN e Inter TV Cabugi
A subida de nível do Rio Curimataú, diante das chuvas que atingem o Rio Grande do Norte, trouxe uma série de transtornos para a população de Canguaretama, no Litoral Sul potiguar. A água invadiu a cidade, alagando casas e ruas.
De acordo com a Defesa Civil de Canguaretama, mais de 250 pessoas precisaram deixar as casas e muitas famílias perderam praticamente tudo o que tinham.
O trecho mais afetado é conhecido como conjunto Oceania. Nessa localidade, não ficou nenhuma casa ocupada - todas as famílias precisaram sair por conta do alagamento.
Rua ficaram alagadas em Caguaretama — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
Uma dessas foi a dona de casa Maria da Conceição, que mora há 18 anos no local, com o marido e mais seis filhos. Ela conta que perdeu praticamente tudo por conta da água.
"Não sei como vou ter forças para recomeçar. Perdi muita coisa, meus móveis, meus eletrodomésticos, perdi minha história. A história da minha família está aqui dentro", lamentou.
Casas foram invadidas após rio transbordar em Canguaretama — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
As famílias estão sendo abrigadas em quatro colégios municipais e outras seguiram para casas de parentes. A prefeitura está utilizando caminhões para transportar os pertences das famílias que tiveram as casas atingidas pelo alagamento. Também foram usados ônibus escolares para retiradas das famílias.
"Desde as primeiras horas viemos aqui dar assistência às famílias desalojadas. Providenciamos caminhões para as mudanças, chamamos os bombeiros para trazer os botes e a assistência social também está aqui. Não tem mais ninguém nas casas. Muitas famílias perderam tudo", explicou o coordenador Defesa Civil de Canguaretama, Antônio Carlos.
Estado de emergência
Nesta sexta-feira (8), Canguaretama teve estado de emergência decretado pelo governo do Estado junto com mais de 10 municípios do RN.
A cheia do rio alagou, também, a BR-101, interditando o sentido Natal-João Pessoa, também na altura de Canguaretama.
Na cidade, imagens registradas por populares mostram um morador que precisou nadar para se locomover. Em outro registro, foi possível ver um morador transitando fazendo uso de um caiaque.
Canguaretama vive alagamento após cheia de rio por conta das chuvas — Foto: Reprodução |
O município iniciou a campanha SOS Canguaretama, que visa arrecadação de recursos, alimentos, colchões, roupas e materiais de higiene pessoal. As doações podem ser feitas no Centro Pastoral do município.
A prefeitura colocou pontos de apoio para informações e abrigo para a população (veja abaixo). Em caso de dúvidas, mais informações devem ser buscadas pelos telefones (84) 99166-2967 ou pelo WhatsApp (84) 99916-1074.
Veja os pontos:
CENTRO
- Escola Municipal Juarez Rabelo
- Secretaria Municipal de Assistência Social
AREIA BRANCA
- Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição
- CRAS do Jiqui
PIQUIRI
- Escola Municipal Anita Melo
- Escola Municipal José Pereira
- Escola Municipal Joana D'arc
- CRAS Piquiri
BARRA DO CUNHAÚ
- Escola Municipal Roberto Magalhães
- Posto do Cadastro Único
Veja mais fotos de Canguaretama
Rua ficaram alagadas em Caguaretama — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
Trecho alagado em Canguaretama — Foto: Sérgio Hernique Santos/Inter TV Cabugi |
Eletrodomésticos e móveis sendo retirados das casas em Canguaretama — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
Caminhão de mudança retira móveis de casas — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
Famílias pegam carona em caminhão em Canguaretama para sair de áreas alagadas — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi |
Fonte: G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário