Compartilhamento:

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Hospital Universitário Onofre Lopes revoga portaria que determinava fechamento de salas e redução de cirurgias e atendimentos

Nova portaria suspendeu efeitos de documento que tinha sido publicado na última segunda-feira (7). Hospital afirma que há "perspectiva de suplementação orçamentária" por parte da Ebserh.
Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) UFRN Natal RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Por Igor Jácome, g1 RN
A direção do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, revogou uma resolução publicada na última segunda-feira (7) que determinava a desativação de salas de cirurgias e suspensão de atendimentos em diversos setores.

O motivo das suspensões era a falta de orçamento para atividades básicas até o fim do ano, após cortes realizados ao longo ao ano. No entanto, uma nova resolução foi publicada na noite de terça-feira (8) e voltou atrás quanto à suspensão dos serviços.

O novo documento assinado por Elio Barreto, superintendente em substituição, considerou a "perspectiva de suplementação orçamentária, extra-teto, apresentada pela Administração Central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

A possibilidade foi informada aos gestores durante o encontro de superintendentes dos hospitais da rede que começou nesta terça-feira (8) em Brasília.

O Huol é referência para procedimentos em várias especialidades e é ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na terça-feira (8), ao ser questionada sobre as suspensões, a unidade informou que o superintendente do hospital estava em Brasília, "onde manteve tratativas com o Ministério da Educação, visando solucionar a suspensão dos serviços, através da liberação de orçamento suplementar".

A nova resolução, no entanto, não confirma a garantia de mais recursos e diz que a revogação da suspensão de serviços ocorre "até a finalização das tratativas com a administração central da Ebserh".

O que tinha sido suspenso
As suspensões noticiadas pelo g1 na terça-feira (8) envolviam vários setores. A resolução determinava:

Suspensão de internação no 1º e 4º andares de Edifício Central de Internação (ECI)

Redução do funcionamento do centro cirúrgico principal, com quatro salas: duas salas de média complexidade, uma sala de alta complexidade e uma sala de atividade mista.
Suspensão de atividades no Centro Cirúrgico ambulatorial.
Redução de 50% nas atividades desenvolvidas na Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos (UDIMG).
Restrição de exames externos na Unidade de Laboratório de Análises Clínicas às requisições da Unidade de Oncologia e da Unidade de Transplantes do hospital.

Reunião na UFRN
Após a notícia das suspensões, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo realizou uma reunião com o gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Elio José Silveira da Silva Barreto, na tarde de terça-feira (8) para discutir a retomada integral dos atendimentos da unidade hospitalar.

O Huol pertence à UFRN, mas é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) quem realiza a gestão da unidade hospitalar.

“O prejuízo é enorme para a saúde do estado e para a formação dos nossos alunos”, disse o reitor.

Na reunião, o gerente de Atenção à Saúde do Huol, Elio Barreto, que é o superintendente em substituição, disse que a crise financeira causou prejuízos ao atendimento do hospital, mas informou a revogação das medidas anunciadas.

UFRN tem corte de R$ 8,8 milhões no orçamento e reitor diz que é 'impossível' cumprir contratos

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário