Compartilhamento:

sábado, 29 de junho de 2024

VEREADOR PAULO PADUCA SOLICITA MELHORIAS PARA OS DESPORTISTAS, É IGNORADO PELA ATUAL GESTÃO, E RECEBE A DOAÇÃO DE NOVOS REFLETORES PARA A QUADRA

Foto: Rede social do Vereador
Praticar esporte é um hábito saudável e direito de todos, só que para isso acontecer se faz necessário que o município tenha equipamentos esportivos de qualidade e em perfeito estado de conservação, que atenda as necessidades dos desportistas e da população em geral.

Pois bem, em Tangará, um caso que me chamou bastante atenção é o da quadra poliesportiva existente no Assentamento Ronda, a 22 Km da cidade de Tangará, a mesma teve a sua construção iniciada na gestão do ex-prefeito Alcimar Germano, e encontra-se ainda inacabada. 

Em sua rede social, o vereador Paulo Paduca fez um desabafo em relação a sua solicitação para que a manutenção da quadra fosse devidamente realizada. Apesar da solicitação feita pelo vereador Paulo Paduca para que a iluminação dos refletores da quadra tivessem a manutenção realizada já que os mesmos estavam queimados, a atual gestão ignorou os apelos do vereador e dos desportistas daquela localidade para solucionar o problema, então a solução foi contar com a ajuda de amigos da comunidade, como o ex-prefeito Jorginho que fez a doação de novos refletores para os desportistas realizando assim a substituição.

Em sua rede social o vereador relatou a sua insatisfação com o Prefeito Augusto Alves e sua equipe por não atender aos apelos da sociedade. Confira a postagem do vereador aqui

Vale ressaltar que o vereador Paulo Paduca é um incentivador do esporte local e é também um desportista que sempre que possível participa das competições. Parabéns por lutar por melhorias pela comunidade. 

Quero aqui parabenizar o ex-prefeito Jorginho que mesmo sem mandato e sem disputar nenhum cargo público, não mediu esforços para ajudar a comunidade e os desportistas.
Foto: rede social do vereador

Foto: Rede social do vereador 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

RN é o segundo estado que teve mais motos apreendidas pela PRF

Condutores podem perder motos ao cometer infrações, seja pela falta de conhecimento sobre a legislação ou por negligência - Foto: Magnus Nascimento
Por redação Tribuna do Norte
Repórter Felipe Salustino
O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do país com o maior número de motocicletas recolhidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2023, atrás apenas do Piauí. Segundo dados disponíveis no site da PRF, no ano passado foram recolhidas 3.233 motos nas estradas federais que cortam o estado. No Piauí, líder do ranking, foram apreendidas 3.329. Quanto aos carros, a polícia retirou da ruas 3.959 veículos, posicionando o estado potiguar na 9ª posição do levantamento, à frente de estados como São Paulo, que tevea 3.566 carros apreendidos e ficou em 10º lugar; Bahia, em 12º lugar, com 3.158; e Ceará, que ficou em 18º lugar com recolheu 1.917 automóveis confiscados.

A TRIBUNA DO NORTE procurou a PRF para comentar os dados e, apesar de confirmar os números, a corporação não explicou o que levou à quantidade de apreensões no RN. Segundo o professor Emerson Melo, especialista em trânsito, as informações disponíveis no site da PRF não deixam claro se todos os veículos foram efetivamente recolhidos ao pátio da corporação, pois pode ter ocorrido o que ele chama de “recolhimento virtual”. Isso significa que, em alguns casos, apenas o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi retido.

“Essas informações podem envolver o ‘recolhimento virtual’, que funciona assim: em infrações, como farol queimado ou para-brisa quebrado, por exemplo, o policial emite um Recibo de Recolhimento de Documento (RRD), que é virtual, sem que o veículo físico seja recolhido”, explica.

A PRF informou que os números se referem ao recolhimento de veículos para o pátio da instituição. Segundo o especialista, o RRD estabelece um prazo para a regularização do veículo, respeitando o prazo máximo estabelecido pelas leis de trânsito. Se a regularização não ocorrer dentro do prazo determinado pela corporação, o veículo recebe uma classificação de impedimento administrativo. “Dessa forma, o proprietário não pode vender, transferir o veículo ou atualizar o CRLV. Se for pego em uma próxima fiscalização, o veículo pode ser recolhido ao pátio”, afirma Emerson Melo.

Ele conta que os veículos são recolhidos ao pátio da PRF basicamente em duas situações: falta de licenciamento e transporte remunerado não autorizado de passageiros. Outra situação que pode resultar em recolhimento físico é a flagrante de motorista sem habilitação. “Se o motorista estiver sem acompanhante habilitado para conduzir o veículo, o carro ou moto pode ser levado ao pátio”, esclarece.

Emerson Melo menciona que a falta de conhecimento sobre a legislação vigente ou a negligência em relação ao estado do veículo são as principais causas das irregularidades. “Às vezes, as condições precárias de uma estrada podem causar vibrações que levam a problemas como queima de farol. São situações que podem resultar em falhas no veículo e, conseqüentemente, em recolhimentos”, comenta. Além de motos e carros, os dados da PRF indicam que, no ano passado, o RN registrou o recolhimento de 294 caminhões e 62 ônibus, colocando o estado na 20ª e 13ª posições, respectivamente, no ranking nacional, que inclui todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Apreensões em 2023
Número de motos recolhidas pela Polícia Rodoviária (PRF)

PI 3.329
RN 3.233
MG 3.166
SC 3.144
PR 3.131
GO 3.117
PE 2.918
CE 2.903
RJ 2.845
RO 2.824
BA 2.412
PA 2.190
PB 2.161
MT 2.002
RS 1.916
MA 1.524
DF 1.507
SP 1.359
MS 1.278
TO 1.160
ES 858
AL 818
AM 660
SE 538
AP 525
RR 397
AC 236
TOTAL 52.151

Superlotado, maior hospital do RN fica com pacientes em macas nos corredores e ambulâncias retidas

Diretor do hospital explicou que há um período de "preparo" para cirurgias, além de aumento da demanda de pacientes da ortopedia em horários de pico no trânsito em Natal.
Por g1 RN
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, ficou superlotado na noite desta segunda-feira (24), o que fez pacientes esperarem por atendimento nos corredores do prédio. O pronto-socorro Clóvis Sarinho também funciona na unidade. (Veja reportagem acima).

Com a superlotação, alguns desses pacientes nos corredores precisaram usar as macas das ambulâncias, o que manteve pelo menos 14 veículos retidos no estacionamento. As ambulâncias só deixam as unidades de saúde com as macas de volta aos veículos para novos atendimentos.

De acordo com o diretor do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, a demanda, principalmente para atendimentos de ortopedia, aumenta em alguns momentos do dia, como os períodos com trânsito mais intenso em Natal, entre 17h e 19h.

"O Rio Grande do Norte já acompanha esse movimento do Walfredo, porque de fato é a grande referência em trauma no estado. Então, não tem como não esperar grandes movimentos no pronto-socorro, não tem como não esperar grandes movimentos de ambulância circulando e, em certos momentos, travando", explicou.

"Principalmente a questão dos momentos de pico, como no final do dia, entre 17h e 19h. O trânsito começa a se movimentar na capital, que é algo que é de conhecimento de todo mundo. E naturalmente os acidentes acabam acontecendo mais", pontuou.
Pacientes reclamam de demora no atendimento
A pemanência de ambulâncias na unidade, no entanto, prejudicou o atendimento nas ruas. A dona de casa Fernanda Alves contou que o marido dela sofreu um acidente de moto em Nova Parnamirim, na Grande Natal, e houve uma demora de pelo menos 2h30 para ser atendido.

"O acidente aconteceu às 15h30. O socorro não chegou no local. Eu cheguei aqui [no hospital] às 18h e o Samu não tinha chegado no local ainda", lamentou. "O raio-x, beleza, a fila é de boa. Mas quando vai para a fila do médico já era", disse.

A técnico em enfermagem Ana Patrícia Silva chegou à unidade com uma criança de 4 anos de idade com suspeita de fratura no braço. Ela saiu da cidade de Lagoa de Velhos para ser atendida.

"Passamos pela pediatria, que solicitou um raio-x. Quando voltou do raio-x, que seria pra criança voltar para a ortopedia, não aceitaram. A criança foi pra um corredor lotado pra ser atendida", lamentou.

Período de 'preparo', diz diretor do hospital
O diretor explicou também que os pacientes precisam passar por um período de "preparo" para a realização das cirurgias, o que contribui para a permanência por mais tempo na unidade.

Segundo Geraldo Neto, os pacientes passam por um primeiro atendimento, depois há os exames laboratoriais para apenas aí ser apresentado ao médico.

"Ele precisa passar de 24h a 48h de tempo de preparo. Fazer os exames laboratoriais, risco cirúrgico, o eco, pra gente dar um destino a ele. Que ele pode ser operado aqui ou ele pode ser operado em outros serviços", explicou.

Fonte: G1 RN

terça-feira, 25 de junho de 2024

Tragédia! Senhora morre após casa pegar fogo na zona rural de Tangará

Foto: Reprodução de um vídeo
Uma verdadeira tragédia marcou a madrugada deste sábado (22) na comunidade Várzea Alegre do Milho, município de Tangará, na divisa com Santa Cruz/RN.

Uma senhora, identificada até o momento por Sandra, morreu após sua casa sofrer um incêndio e ela não conseguir sair da residência.

Segundo informações colhidas pelo Blog Édipo Natan, a senhora estava sozinha no momento do incêndio. Ela era uma Pessoa com Deficiência (PCD) e não conseguiu sair da casa.

Moradores perceberam o incêndio e tentaram entrar na residência, mas o teto já havia desabado e nada pode ser feito.

As Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o ITEP foram acionados. O corpo da vítima já foi encaminhado para necrópsia.

Ainda não se sabe as causas do incêndio que vitimou fatalmente a Sra. Sandra, que era bastante conhecida e querida pelos moradores da comunidade rural.

O caso será investigado agora pela Polícia Civil de Tangará.

CARNAÚBA DOS DANTAS INAUGURA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS MEDINDO 18 METROS

A cidade de Carnaúba dos Dantas viveu uma noite histórica neste sábado (22). Autoridades, romeiros e o povo de toda a região celebraram a inauguração e bênção da imagem de Nossa Senhora das Vitórias, que mede 18 metros. O evento marcante reuniu centenas de pessoas na Praça dos Romeiros, no Monte do Galo, local estratégico onde foi erguido o monumento. A cerimônia contou com a presença do prefeito Gilson Dantas, do vice-prefeito Luís Eduardo, dos deputados estaduais Hermano Morais e Francisco do PT, presidente da Câmara Municipal Marli Medeiros e vereadores, além de prefeitos das cidades vizinhas.

O evento também teve a participação do administrador diocesano da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos, do pároco Padre Ronney Galvão, de religiosas e representantes de todo o clero. Romeiros e visitantes se juntaram à população carnaubense, demonstrando a força da fé e do turismo religioso na região.

Em seu discurso, o prefeito Gilson Dantas destacou a importância da entrega da imagem para a cidade: “A inauguração da estátua de Nossa Senhora das Vitórias veio fomentar o turismo religioso da nossa cidade. A noite de hoje foi marcada por muitas emoções. Obrigado a todos que contribuíram para este grande dia que ficará marcado na história do povo carnaubense. Somos parte do Geoparque Seridó e também compomos o roteiro do turismo religioso, um caminho de fé que gera renda e desenvolvimento para Carnaúba dos Dantas e toda a região.”

A celebração foi um espetáculo de fé e união, consolidando a imagem de Nossa Senhora das Vitórias como um novo marco na história de Carnaúba dos Dantas. Ainda durante a cerimônia, foi apresentado um musical que contou a história da padroeira do Monte do Galo.

Sobre a Imagem
A imagem gigante de Nossa Senhora das Vitórias mede 18 metros e foi esculpida pelo escultor Pedro Pereira de Souza de Sabeiro, no Ceará. O investimento para o monumento foi fruto de diversas emendas: o deputado estadual Francisco destinou R$ 150.000,00, o deputado estadual Hermano Morais alocou R$ 100.000,00, e a presidente da Câmara Municipal devolveu R$ 30.000,00 para o investimento.

Homem é preso após tentar matar a própria mãe com golpes de faca no RN

Por redação Tribuna do Norte
Policiais civis prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (24), um homem, de 28 anos, suspeito da prática de tentativa de feminicídio contra a sua própria mãe. O fato aconteceu no município de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste Potiguar.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, durante o domingo (23), o suspeito tentou assassinar a mãe, de 49 anos, com golpes de faca, quando foi impedido pelo seu irmão que estava na residência. Já hoje (24), a vítima estava registrando a ocorrência na Delegacia quando o homem tentou novamente contra a vida da mãe dentro da unidade policial.

Segundo a própria vítima, o homem tem um histórico de agressões contra ela por exigir dinheiro para comprar drogas, além dela não aceitar mais o filho morando na residência. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM/PDF).

Após os procedimentos flagranciais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, a fim de ficar a disposição da Justiça.

sábado, 15 de junho de 2024

Estupros contra menores aumentam 106% no RN

Por redação Tribuna do Norte
Repórter: Allanina Lima Silva
Casos reincidentes de violência sexual contra crianças e adolescentes, prisão de abusadores e operações de combate ao abuso infanto-juvenil invadem diariamente o noticiário e apontam para uma realidade ainda não captada em sua totalidade. Apenas nos últimos quatro anos, o crime de estupro de vulnerável contra menores de 0 a 17 anos cresceu 106% no Rio Grande do Norte. Enquanto em 2020 foram registrados 439 casos, em 2023 chegou a 907. Para especialistas ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE, a estimativa é que esse número seja ainda maior devido a subnotificação de situações de violação de menores.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed/RN) e apontam, ainda, para o registro de 251 casos de estupro apenas de janeiro a maio deste ano. De acordo com a delegada Helena de Paula, da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Natal, os números de abusos sexuais contra menores ainda é camuflado pela subnotificação e em muitas situações isso se deve ao fato de que os agressores são pessoas próximas ou da família da vítima, dificultando a denúncia. Outro ponto em comum, sobretudo no público infantil, é a ausência de consciência do menor de que está sendo violado.

Nos últimos anos, contudo, ela observa que a implantação de duas novas DPCA’s no Estado, localizadas em Parnamirim e Mossoró, somada às novas Delegacia da Mulher (DEAM’S) que acolhem a faixa-etária infanto juvenil são algumas medidas que favoreceram a chegada de mais casos às autoridades. “Esse movimento de conscientização por parte dos órgãos de saúde, de fazerem a notificação à delegacia desses casos para que sejam apurados, também é muito relevante porque muitos não chegam à Polícia”, conta a delegada.

O assessor técnico do Cedeca Casa Renascer, instituição voltada à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Estado, Gilliard Laurentino, diz que a subnotificação é um desafio para a rede de proteção e que é observada em dados nacionais. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a estimativa é que apenas 10% dos crimes chegam à política pública, seja por meio das secretarias de saúde, delegacias, conselhos tutelares, ou assistência social. O Ministério da Justiça, por sua vez, evidencia um percentual ainda menor de 7,5%.

Laurentino adverte, nesse sentido, que o cenário de violação contra menores no Estado é ainda pior. Por conta disso, principalmente a partir dos anos 2000, o país vem buscando incentivar iniciativas para a denúncia, o que pode explicar a crescente de registros dos crimes. É o caso da campanha Faça Bonito, que mobiliza o país anualmente de abril a maio. “A gente tem esses dois caminhos: o primeiro é que está chegando mais [notificação] porque estamos fazendo mais denúncias, [enquanto o segundo] é que a gente não sabe o real, estatisticamente falando, em 90% dos casos”, esclarece.

Nas DPCA’S do Estado, observa a delegada Helena de Paula, as denúncias chegam pelos disques-denúncia 100 e 180, conselhos tutelares, escolas e relatos espontâneos de vítimas que procuram as unidades. Uma vez identificados os crimes, a Polícia Civil inicia medidas urgentes com foco na retirada do menor do contexto de violência e sua proteção durante as investigações. É o caso dos pedidos de prisão preventiva e encaminhamento da criança para uma instituição de acolhimento, sendo esta última mais comum nas situações que o agressor convive com a vítima no mesmo ambiente.

Perfil das vítimas e estrutura da rede
Se, por um lado, poucos casos chegam à política pública, por outro, a rede de atenção às vítimas atende menos do que deveria. O último boletim do Ministério da Saúde sobre as notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes, publicado em 2023, aponta que até dezembro de 2021 o Rio Grande do Norte contemplava apenas 23 serviços de atenção às pessoas em situação de violência Sexual. O dado engloba a atenção integral às pessoas em situação de violência, atenção ambulatorial, Interrupção legal da gravidez e coleta de vestígios.

Gilliard Laurentino, do Cedeca Casa Renascer, analisa que o número é baixo e está associado, ainda, à desarticulação da rede de atenção à saúde na notificação dos casos de vítimas de violência. O resultado disso não poderia ser outro: a divergência entre as informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) com os das delegacias, assistência social e do conselho tutelar.

Segundo ele, o cenário resulta da frágil capacitação dos profissionais para lidar com casos de violência sexual, além da pouca distribuição e infratesturtura dos serviços para permitir o trabalho adequado. “Quando a gente olha para o território de Natal, a gente tem um conselho tutelar para cada região, para uma quantidade de população muito alta”, aponta.

Seguindo a realidade nacional, no Cedeca as pessoas assistidas são majoritariamente adolescentes do sexo feminino e que passaram pela reincidência da violência. De acordo com Gilliard Laurentino, o principal foco da instituição está em acolher e fornecer atendimento na área de psicologia às vítimas, a fim de que elas aumentem a capacidade de ressignificação e resiliência.

Apesar dos projetos serem voltados para o acolhimento das vítimas no período de seis meses a dois anos, há casos em que a criança/adolescente sai mais cedo e outros em que ela ultrapassa o tempo estipulado devido às dificuldades para encarar os traumas. “Têm um fenômeno que também nos chocou muito: normalmente, ela sai do Cedeca por uma ressignificação da violência, mas sua audiência é anos depois. E aí naquele período, a gente sabe que ela vai ter uma recaída”, complementa.

A psicóloga Fabiana Lima, que atua na Maternidade Januário Cicco (Mejc/UFRN/Ebserh), referência no acolhimento de vítimas de violência do sexo feminino a partir dos 12 anos, adverte que na maioria dos casos as crianças e adolescentes desenvolvem estresse pós-traumático, dores de cabeça, tonturas, quadros de ansiedade, fobias, medos e podem tentar o suicídio. O quadro é intensificado, muitas vezes, pelo fato de que a maior parte dos agressores são pessoas próximas ou da família. Nesses contextos, o receio da retaliação tende a aumentar.

Para auxiliar nos cuidados dos pacientes, o projeto “Proama” da Mejc conta com atendimento multiprofissional. A equipe reúne psicólogos, médicos, enfermeiros e assistente social que atuam na escuta e identificação das melhores formas de intervir em cada situação junto às vítimas. Em sua maioria, as adolescentes já chegam até à Maternidade encaminhados por outros serviços, como as unidades básicas de saúde (UBSs) e conselhos tutelares. Dentro dessa busca por atendimento, vale apontar, muitas delas sofrem com a desinformação e migração por variados serviços até serem atendidas.

Ela reitera ser indispensável qualificar continuamente os profissionais de saúde e ampliar a melhor articulação da rede. “A saúde tem seu papel, mas precisa estar trabalhando em conjunto com todos os outros, para que o acompanhamento e a garantia de direitos se efetive e essa criança e adolescente possa sair desse lugar de violência”, argumenta.

Embora reconheça o trabalho desenvolvido pelo Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/UFRN/Ebserh) junto a outros serviços como o Creas, Jacicleuma Márcia da Silva, assistente social na Unidade, também defende a habilitação de mais serviços. “Para uma pessoa se deslocar, por exemplo, 200/300 km para um atendimento dessa natureza é difícil, então se tivéssemos outros pontos considero que conseguiremos fortalecer um pouco mais a assistência”, completa.

A delegada Helena de Paula vai um pouco além e explica ser preciso, além das políticas de acolhimento à criança e ao adolescente, iniciativas direcionadas à educação sexual nas escolas. Isso porque esses espaços geralmente são os únicos freqüentados pelas vítimas fora do contexto de agressões e, a partir de campanhas e iniciativas de acolhimento, favorecem a revelação espontânea das crianças e adolescentes sobre o que estão passando.

Números
Estupros de menores de 0 a 17 anos no RN:

2020: 439
2021: 519
2022: 666
2023: 907

Velório de cantor famoso tem caixão no chão para cães se despedirem

Créditos: Reprodução
 do Portal Grande Ponto
O velório do cantor Nahim, que morreu nessa quinta-feira (13/6) em São Paulo, acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com uma particularidade que tem chamado a atenção dos fãs: o caixão do artista foi colocado no chão. A decisão foi tomada para que os cães de Nahim pudessem se despedir do tutor.

O cantor era apaixonado pelos animais de estimação e não se cansava de falar sobre isso em entrevistas e postar fotos com os cachorros nas redes sociais. Em 2019, chegou a ser preso por descumprir uma medida protetiva e visitar os cães na casa da primeira mulher, Sandra Pandolfi, com quem foi casado por 25 anos e de quem estava proibido de se aproximar.

A segunda mulher do artista, Andreia Andrade (na foto de destaque, com os cães), de quem se separou em outubro, foi quem decidiu colocar o caixão no chão. Por se tratar de uma situação especial, a entrada dos cachorros foi autorizada pela Alesp.

No caixão, os óculos escuros que se tornaram uma marca foram colocados no rosto do cantor. O velório prossegue até as 10h. Depois, o corpo será levado para Miguelópolis, no interior de São Paulo, cidade natal do artista e onde vai ocorrer o enterro, às 16h.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Polícia Civil prende homem por manter companheira e três filhos em cárcere privado em Santa Cruz/RN

Policiais civis da 80ª Delegacia de Santa Cruz (80ªDP) prenderam um homem, de 26 anos, investigado pelo crime de cárcere privado, ameaça e lesão corporal contra sua companheira. A prisão em flagrante do suspeito aconteceu na tarde da última quarta-feira (12), na cidade de Santa Cruz/RN.

As investigações tiveram início após a Polícia Civil receber informações de que uma mulher, de 32 anos, e seus três filhos, estavam sendo mantidos em cárcere privado pelo companheiro. Segundo relatos, a vítima só saía de casa na presença do suspeito e já teria sido vítima de ameaças e agressões anteriores.

Diante da gravidade da situação, a vítima, do estado da Bahia, expressou o desejo de retornar ao seu estado de origem, porém, era impedida pelo companheiro e temia por sua segurança. Familiares e a própria vítima, em segredo, acionaram os órgãos competentes para relatar o ocorrido. Esses órgãos, por sua vez, imediatamente comunicaram a Polícia Civil e prestaram todo o apoio necessário à vítima.

Os policiais civis foram até o endereço da vítima, onde ela relatou os crimes que vinha sofrendo. O suspeito foi detido em flagrante. No momento, a família está recebendo todo o suporte necessário da Assistência Social de Santa Cruz, ao mesmo tempo em que trabalha na organização do retorno para a Bahia.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Cantor Nahim morre em SP aos 71 anos

Sucesso nos anos 80, ele foi encontrado morto em sua casa em Taboão da Serra na manhã desta quinta (13). Segundo a Secretaria da Segurança Pública, caso será registrado preliminarmente como morte suspeita.
Por g1 SP
O cantor Nahim Jorge Elias Júnior, conhecido como Nahim, morreu na manhã desta quinta-feira (13) em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), caso será registrado preliminarmente como morte suspeita.

Ele foi encontrado morto na residência. Ele estava sozinho e teria caído após sofrer um mal súbito.

Natural de Miguelópolis, interior do estado, ele fez sucesso nos anos 80, quando frequentava programas de auditório e foi grande vencedor do quadro "Qual É a Música?", do Programa Silvio Santos, no SBT.

O artista ganhou projeção nacional com os hits “Dá Coração", "Coração de Melão" e "Taka Taka".

Na mesma época, gravou seu primeiro disco em português. Ao todo, foram mais de 14 discos e 86 músicas lançadas.

Ao longo da carreira, participou de diversos programas de televisão, dentre eles "A Fazenda", reality show da TV Record.

Em abril de 2019, o artista chegou a ser preso por descumprir uma medida protetiva contra a ex-esposa.

Em 2020, ele se candidatou a vereador por São Paulo, mas não foi eleito.

Fonte: Por g1 SP

Tangará(RN): Ex-prefeito Gija assume influência na Prefeitura após afastamento do Prefeito Dr. Airton

A Prefeitura de Tangará (RN) passou por uma mudança significativa após o afastamento do prefeito Dr. Airton. Anteriormente, quem tinha grande influência e poder de decisão na administração municipal era a filha do prefeito afastado. No entanto, com a ascensão do vice-prefeito Augusto Manteguinha ao Executivo, as rédeas da prefeitura parecem ter mudado de mãos.

De acordo com comentários na cidade, agora é o ex-prefeito Gija, irmão do atual prefeito Augusto Manteguinha, quem manda e desmanda na Prefeitura de Tangará. Esta mudança de influência não passou despercebida pelos moradores e tem gerado uma série de especulações e preocupações.

Gija não é um nome novo na política local e já foi condenado em diversos processos por improbidade administrativa e desvios de recursos públicos. Sua história controversa levanta dúvidas sobre a integridade e a transparência da atual administração municipal.

terça-feira, 4 de junho de 2024

MP investiga se vereador que disse ganhar R$ 10 mil mensais 'com roubo, com tudo' cometeu peculato

Por Inter TV Cabugi e g1 RN
Parlamentar de Itajá (RN) apareceu em vídeo no qual também afirmou que empregava pessoas na Câmara em troca de apoio. MP vai investigar crime de peculato e 'outros eventuais delitos penais'.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu uma investigação para apurar um possível crime de peculato por parte do vereador da cidade de Itajá (RN) José Valderi de Melo (PP), que também é presidente da Câmara da cidade.

O processo de apuração foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (4), dias após o parlamentar aparecer em um vídeo dizendo que empregava pessoas em troca de apoio das famílias e que ganha um salário mensal de R$ 10 mil "com roubo, com tudo" 

O crime de peculato ocorre quando há desvio ou apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tenha acesso por causa do cargo que ocupa, mediante abuso de confiança.

O procedimento, segundo o MP, é para investigar possível prática do crime de peculato, "além de outros eventuais delitos penais" por parte do vereador José Valderi de Melo.

De acordo com o Ministério Público do RN, o Procedimento Investigatório Criminal contra o vereador foi instaurado pela Promotoria de Ipanguaçu, que é responsável pela cidade de Itajá.

'Salário de 10 mil conto, com roubo, com tudo'

As declarações registradas em vídeo foram feitas aparentemente em um bar, onde o parlamentar foi filmado consumindo bebida alcoólica com outras pessoas. O vídeo foi parar nas redes sociais e causou polêmica.

"Eu botei 15 empregados (na Câmara). Já tinha 10, ai eu botei mais 15. Eu tenho apoio para vereador, tenho tudo, da família todinha", diz em um trecho do vídeo.

"Eu hoje tenho um salário de 10 mil conto (R$ 10 mil), com roubo, com tudo", afirma ao interlocutor, que pergunta sobre o uso das verbas do Legislativo municipal.

O que diz o vereador
Em nota, o presidente da Câmara Municipal de Itajá afirmou que o vídeo "foi retirado completamente de seu contexto original".

"O referido vídeo foi gravado em um ambiente de lazer, onde prevalecia um clima de descontração. As declarações feitas no vídeo foram proferidas em tom de ironia e deboche, não representando de forma alguma a verdade, nossas opiniões ou posturas oficiais", informou o parlamentar.

Ainda de acordo com a nota, antes das perguntas exibidas no vídeo, o interlocutor fazia várias bravatas, contribuindo para o tom jocoso da conversa. Ainda de acordo com o vereador, o diálogo realizado após o trecho do vídeo exibido deixaria claro todo o contexto.

Fonte: G1 RN

Construção de estátua gigante de Nossa Senhora em Natal é contratada

Complexo de Nossa Senhora de Fátima será erguido no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal - foto: reprodução
Por redação Tribuna do Norte
Com um investimento de R$ 5,1 milhões, a Prefeitura do Natal vai construir a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima na América Latina, com 43 metros. A confecção da escultura deve durar quatro meses e será feita pelo artista pernambucano Ranilson Viana Barbosa. Esse é o primeiro passo para concretizar o projeto do complexo católico no bairro Pajuçara, zona Norte da capital, com um investimento total de mais de R$ 17 milhões. A contratação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 31 de maio.

A secretaria de Planejamento de Natal, Joanna Guerra, diz que a estátua é apenas parte do futuro polo de turismo religioso. “Estamos realmente trabalhando para melhorar a infraestrutura da área para que ela fique apta a receber essa imagem, que, com certeza, vai atrair muita gente e vai mudar a dinâmica do espaço”, assegura.

O espaço contemplará uma praça em forma do Espírito Santo, dedicada aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, um anfiteatro e um prédio administrativo onde devem ser realizados cursos de formação para crianças. Para esta parte do projeto, serão investidos R$ 6 milhões. haverá, ainda, uma réplica da Capelinha das Aparições, com a mesma medição da que foi erguida no Santuário de Fátima, em Portugal. Um vitral de 13 metros com espelho d’água e a imagem de um anjo vão reforçar o cenário das aparições da santa. Com mais R$ 5,9 milhões será feita a requalificação do sistema viário no entorno. A licitação para estas etapas do projeto deve ser publicada nos próximos dias.

Segundo Joanna Guerra, a obra do complexo deve ser concluída entre quatro e seis meses após essa licitação. Neste caso, a estátua poderá ficar pronta antes que essas obras sejam finalizadas. O projeto é resultado de uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Planejamento, de Projetos Especiais (Segepe), Gabinete do Prefeito (Gapre) e de uma Parceria Público-Privada (PPP), coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Anualmente, durante o mês de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima já realiza uma ampla programação e a expectativa é que o complexo potencialize essas atividades e se torne um dos principais pontos de peregrinação e devoção religiosa do país.

As obras para a reforma da Pedra do Rosário, orçada em mais de R$ 30 milhões, com construção da estação turística e religiosa, além da requalificação das Rua Ulisses Caldas, Largo Junqueira Alves, e Avenida do Contorno e áreas adjacentes do Centro Histórico reforçam essa ideia de trazer benefícios econômicos para o comércio local e oportunidades de emprego para as comunidades ao inserir Natal no roteiro do turismo religioso do país.

Peão é pisoteado por touro e desmaia durante rodeio em Minas Gerais