Compartilhamento:

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Enem Redação é o segredo para uma boa nota no ENEM 2016

A redação do Enem é muito temida por todos os candidatos. Quem zerá-la, perde a chance de entrar em uma universidade. Por isso milhares de estudantes se dedicam diariamente a aprender tudo sobre a língua portuguesa e também sobre a estrutura da redação.

Um dos requisitos para se dar bem na redação, é saber utilizar a estrutura do texto dissertativo argumentativo corretamente, seguindo todos os passos e colocando cada informação no lugar correto. 

A redação do Enem possui uma estrutura composta por três fases ou etapas, podemos assim dizer: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada etapa deve possuir frases e informações específicas para que o candidato tenha uma boa nota.

A introdução, por exemplo, ocupa duas ou até quatro linhas, não sendo necessário mais que isso. Às vezes, a introdução pode ser feita em dois parágrafos. O desenvolvimento possui, obrigatoriamente, três parágrafos; e a conclusão pode ser feita em apenas um.

O candidato encontra o tema da redação do Enem logo na primeira página da sua prova, no domingo. Antes de iniciar a redação o candidato deve ler os textos de apoio que possuem informações importantes que podem ajudar na formação da tese e da redação.

O tema pode e, em algumas ocasiões, deve aparecer no meio da redação para reforçar o assunto.Leia as dicas para uma redação nota 1000.

O título da redação 

O título da redação era obrigatório até alguns anos atrás, mas hoje em dia ele é opcional. O candidato que se sentir à vontade pode colocá-lo, mas quem não o fizer não perderá mais pontos. Vale ressaltar ainda que um bom título pode chamar ainda mais a atenção para a redação e enriquecer toda a estrutura geral. Coloque o título apenas depois de escrever a sua redação, assim você poderá ver o que mais predominou em seus argumentos e criar um ótimo título.

Introdução da Redação do Enem: por onde começar?
A introdução deve apresentar o tema do seu texto e as principais ideias que serão discutidas nele. Nesse primeiro parágrafo o leitor prec isa ter uma visão geral sobre a redação e por isso você precisa cativá-lo de alguma maneira. Pense sempre no leitor, pois é um profissional que estará avaliando a sua redação. Evite rodeios e seja direto. Você pode usar um evento que já aconteceu para iniciar, citar um artigo de algum jornal, entre outras coisas.

Desenvolvimento da redação do Enem
No desenvolvimento da sua redação você vai apresentar os seus argumentos para defender a sua tese, a sua opinião. Você deve apresentar ideias que justifiquem porque tal tema é bom ou ruim. Essa parte é muito importante e o candidato deve fazer argumentos consistentes. É necessário deixar claro o seu ponto de vista, organizando todo o desenvolvimento por parágrafos. Você pode usar o método de comparação e até mesmo apresentar os dois lados do tema proposto, mas sempre deixando claro qual você defende.

A tese na redação: como desenvolvê-la?
Para desenvolver a sua tese você deve buscar o máximo de conteúdo possível sobre o tema abordado. A sua tese é tudo aquilo que você concluiu sobre o assunto, mostrando o seu ponto de vista sobre o mesmo. Definir a sua tese da redação sobre o tema dado é fundamental para que você possa começar a pensar nos argumentos.Mesmo que você não tenha conhecimento sobre o assunto no momento da prova, leia os textos de apoio quantas vezes for preciso, busque na sua mente notícias que já tenha lido sobre e tente criar a sua tese através do que se lembra.

Criando argumentos 
Com a sua tese criada é hora de pensar nos argumentos. Após ter chegado à conclusão que determinado assunto é bom ou ruim, você precisa se questionar sobre os motivos disso As respostas para esses questionamentos serão os seus argumentos. Pergunte a si mesmo por que você acha que o assunto proposto traz prejuízos às pessoas, a partir de sua resposta você poderá apresentar os argumentos para defender a sua tese. Veja como criar argumentos matadores e surpreenda os corretores do Enem.

Como criar a proposta de intervenção na redação do Enem
A proposta de intervenção deve estar relacionada com a sociedade e com o problema que você justificou ao longo do texto. Baseando-se no mesmo método de questionamento, você pode perguntar a si mesmo o que poderia ser feito para que tal assunto fosse solucionado. Apresente a sua intervenção de forma clara e direta.

Conclusão
A conclusão da sua redação deve conter principalmente a proposta de intervenção social. Após defender o seu ponto de vista e apresentar os argumentos, chegou a hora de dar uma conclusão a tudo isso, apresentando o que você faria, ou melhor, o que a sociedade pode fazer para solucionar ou amenizar os efeitos desse problema. No final você pode ressaltar o seu ponto de vista e apresentar a solução, mas não se esqueça que ao desrespeitar os direitos humanos, poderá receber uma nota zero.
Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário