Compartilhamento:

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Robinson Faria é empossado governador do Rio Grande do Norte

Governador e vice, Fábio Dantas, foram empossados nesta quinta (1).
Em seu discurso, Faria elencou prioridades do novo governo.
Robinson Faria e Fábio Dantas tomam posse como governador e vice-governador (Foto: Gabriela Freire/G1)
O novo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), tomou posse na tarde desta quinta-feira (1) para seu primeiro mandato no Executivo Estadual. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções, na Via Costeira, Zona Sul de Natal. O vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) também foi empossado.
Marcada para as 16h, a solenidade de posse teve início com atraso de uma hora e meia no Centro de Convenções. O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), deu início à cerimônia. Com a mesa formada por autoridades, os novos governador e vice-governador, Robinson Faria e Fábio Dantas, leram o termo de posse e foram oficializados como ocupantes dos cargos.

"Vamos fazer um governo de transformação, que desenvolva oportunidade de emprego e crescimento aos potiguares e que devolva a eficiência aos serviços públicos. Um governo de diálogo, de aproximação com a população", disse Robinson Faria antes de ser empossado. O governador eleito também comentou a situação de minoria na Assembleia Legislativa. "É uma casa de representantes do povo, cada um tem um mandato, esses mandatos representam regiões do estado e eu tenho certeza que os deputados querem o mesmo que o governador: o desenvolvimento do estado", afirmou.
Após a posse, o novo governador participa do ato de transmissão de cargo no Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste de Natal. A cerimônia de transmissão do cargo será encerrada com apresentações do cantor Alcimar Monteiro e Amazan, em palco armado na própria Praça 7 de Setembro.

Secretariado
A posse do secretariado acontece nesta sexta-feira (2), em cerimônia a ser realizada às 11h na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

O governador eleito anunciou os nomes dos titulares da administração direta e indireta nas últimas semanas. Dois nomes ainda não foram anunciados: os dos secretários de Desenvolvimento Econômico e de Justiça e Cidadania.

Na cerimônia desta sexta, Robinson Faria passará em revista à tropa da Polícia Militar na sede da Governadoria. A cerimônia contará com a bênção do padre Agustím Calatayud y Salon, pároco da Cidade da Esperança, bairro da Zona Oeste de Natal.

Trajetória política
Natalense, Robinson Faria tem 55 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Filho de empresário, entrou para a política por iniciativa própria e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Nos dois últimos mandatos como deputado (2003-2006/2007-2010) foi presidente da Assembleia Legislativa.

Em 2010, Robinson foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM), atual governadora do estado. Ele assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos no início do governo, mas rompeu com a governadora oito meses depois.

Campanha
Desde o início da campanha Robinson Faria afirmava que sua candidatura era "uma chance à democracia no Rio Grande do Norte” para que o estado não tivesse uma “eleição de um candidato só". A candidatura teve o apoio de oito partidos. O principal adversário foi o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), que contou com o apoio de dezoito partidos.

No primeiro turno, Robinson teve 623.614 votos, 78.582 a menos que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e levou a definição para o segundo turno, quando conseguiu a virada e conquistou 54,42% dos votos válidos - um total de 877.268 votos. Henrique obteve 45,58% dos votos válidos - um total de 734.801 votos.
Fonte: G1 RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário