Os produtos importados para a Páscoa 2015 ficarão mais caros. A variação do dólar, que em três meses alcançou os 13%, saindo de R$ 2,50 em novembro do ano passado e chegou a alcançar R$ 2,90 nesta semana, refletirá num aumento de aproximadamente 5% nos produtos importados que compõem a Ceia Pascal, conforme previu o delegado da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) no Rio Grande do Norte, Eugênio Medeiros. Na lista dos produtos que deverão ter o preço reajustado nos próximos dias, estão: azeite, bacalhau, chocolates e vinhos.
Júnior SantosVinhos estão entre os produtos que deverão ficar mais caros: Efeito da instabilidade do dólar
Caso o valor da moeda americana não seja controlado, o custo do trigo também poderá sofrer reajustes e, desta vez, o pão francês, o macarrão e todos os demais derivados do grão, terão os preços reajustados. “Todo e qualquer produto com itens importados em sua composição sofrerá aumento. Os importados, já para a Páscoa, deverão sofrer algum impacto”, comentou Eugênio Medeiros. Com o valor do dólar custando quase três vezes o do real, além de todos os aumentos registrados nos produtos nacionais desde o início do ano, a Páscoa 2015 deverá sofrer, como consequência negativa, uma retração nas vendas.
“O consumo está retraído desde o início do ano e a própria indústria, principalmente a dos ovos de Páscoa, está mais quieta na formatação dos preços para este ano”, avaliou Eugênio Medeiros. Ele previu, porém, que o custo dos ovos de Páscoa brasileiros não deverá encarecer tanto com relação ao ano passado. Isto porque, toda a matéria-prima usada na confecção das guloseimas é produzida internamente. Já os chocolates importados, estes sim estarão disponíveis nas gôndolas dos supermercados com preços não tão doces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário