Compartilhamento:

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ator em situação de rua: ATOR QUE PARTICIPOU DO FILME "CIDADE DE DEUS" FOI ENCONTRADO NA CRACOLÂNDIA

Moradores de rua estavam aglomerados no Centro na hora dos disparos.
Disparo foi dado por policial militar após agressão, segundo secretaria.
Dois homens foram baleados no começo da tarde desta quarta-feira (29) durante uma operação realizada na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da Guarda Civil Municipal (GCM), os moradores de rua estavam aglomerados na Rua Dino Bueno quando houve os disparos. A GCM foi acionada para conter a revolta dos dependentes químicos que ficaram sem as barracas usadas para o tráfico e consumo de drogas.

A Secretaria da Segurança Pública confirmou que a Polícia Militar apoiava a operação quando dois policiais "passaram a ser agredidos por diversos moradores de rua, tendo um deles sido agredido com uma barra de ferro na cabeça", segundo nota da pasta. Um dos policiais atirou para o chão, mas o disparo acabou ricocheteando e os estilhaços atingiram as duas pessoas.

Uma das vítimas foi atingida no pescoço e a outra na perna. Os homens foram socorridos e levados para o pronto-socorro da Santa Casa. Até esta publicação, o estado de saúde e a identidade dos feridos não tinham sido divulgados. O policial sofreu diversos ferimentos e se encontra internado, informou o secretaria.

Durante o tumulto, objetos foram queimados nas vias da região. A Guarda Civil Municipal informou que, apesar da dispersão dos moradores de rua após os disparos, a operação não foi interrompida.

No final da tarde, imagens aéreas mostravam grande concentração de dependentes químicos em áreas próximas às bloqueadas pela Prefeitura. A GCM dava apoio ao trabalho de garis que faziam a limpeza das ruas e as pessoas que foram retiradas continuavam andando pelo bairro em busca de um novo lugar para se reunir.

Combate ao crack
Desde o início da manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de São Paulo realiza uma nova fase do programa "De Braços Abertos", que combate o uso do crack na região da Cracolândia, no centro da capital. Os moradores de rua foram retirados das barracas onde estavam durante uma força-tarefa e receberam orientação sobre como entrar no programa.

Nessa nova fase são oferecidas até 150 vagas. Em janeiro, quando completou um ano, o programa atendia 453 pessoas. O programa foi estruturado em frentes de trabalho de zeladoria com remuneração de R$ 15 por dia, atividades de capacitação, três alimentações diárias e vagas em hotéis da região. Na nova fase, novos hotéis foram contratados para oferecer quartos aos participantes.

Nesta quarta, as barracas foram desmontadas, e o local onde elas estavam foi limpo. Segundo o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), cerca de 30% dessas estruturas estavam sendo usadas para o tráfico de drogas.

O prefeito afirmou que o trabalho da Prefeitura será feito em conjunto com a polícia. "Nós não conseguimos trabalhar com assistência, trabalho e saúde na presença de um traficante armado." Haddad já conversou com o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que teria dito ao prefeito que queria "asfixiar o tráfico na região".

O petista disse que o programa, lançado em janeiro do ano passado, funcionou bem até agosto. Segundo ele, porém, o efetivo da Polícia Militar baixou em outubro, o que permitiu a volta de traficantes.
Mulher que passou mal em operação recebe ajuda (Foto: Mariana Topfstedt/Sigmapress/Estadão Conteúdo)
Cadastro e limpeza
De 500 pessoas reunidas no local, cerca de 100 foram cadastradas e encaminhadas para vagas em hotéis na região, com inserção no programa Braços Abertos. A Prefeitura estima que outras 200 pessoas se dispersaram e o restante se instalou com seus pertences na Rua Dino Bueno, segundo balanço divulgado na tarde desta quarta-feira.

Para aqueles que atuam como catadores com carroças, foi organizada uma parceria com uma cooperativa de reciclagem. Os demais foram informados que não poderiam voltar com barracos e carrinhos para a praça.

O passeio público entre as ruas Helvétia e Cleveland e da praça Julio Prestes foi ampliado, 540 metros quadrados de piso foram refeitos, e 20 bancos e seis floreiras foram instaladas no local.

Ator em situação de rua
Durante a operação, Rubens Sabino Silva, que interpretou o traficante Neguinho no filme "Cidade de Deus (2002)" e hoje mora nas ruas, foi fotografado pela reportagem da Agência Estado. Ele conversou com o ex-senador Eduardo Suplicy durante a ação da Prefeitura.
Rubens Sabino Silva como o personagem Neguinho em 'Cidade de Deus', à esquerda, e ao ser visto na Cracolândia nesta quarta-feira (28) (Foto: Divulgação; Amauri Nehn/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Rubens Sabino Silva, que interpretou o traficante Neguinho no filme 'Cidade de Deus (2002)' e hoje mora nas ruas, é visto durante operação da Prefeitura de São Paulo para a retirada do conjunto de barracas dos usuários de crack da região da Luz, no Centro. (Foto: Amauri Nehn/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Rubens Sabino Silva, que interpretou o traficante Neguinho no filme Cidade de Deus é visto durante operação. (Foto: Amauri Nehn/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Prefeitura de São Paulo faz operação na Cracolândia e faz limpeza de área (Foto: Reprodução TV Globo)

FONTE: G1 SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário