Compartilhamento:

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Banco do Brasil apresenta prazos para reabrir agências fechadas após explosões no RN, entre as cidades que irá ter a sua agência reaberta, está a cidade de São José do Campestre.

Datas foram entregues ao Procon Estadual, após abertura de procedimento para apurar prejuízos aos consumidores. Em alguns municípios, atendimento só será normalizado em 2018.
Banco do Brasil apresentou ao Procon do Rio Grande do Norte um calendário com as datas previstas para reabertura de 15 agências bancárias no interior do estado. Segundo o órgão, elas tinham sido fechadas ao longo dos últimos anos, principalmente por terem sofrido explosões e outros tipos de ataques de quadrilhas criminosas.

Em maio, o Procon abriu procedimento para apurar perdas para a economia dos municípios e dificuldades enfrentadas pelos consumidores para terem acesso aos serviços bancários. De acordo com o diretor-geral do órgão, Cyrus Benavides, as agências tinham sido vítima de ataques, porém meses depois continuavam fechadas. Na ocasião, o banco havia informado que realizaria um estudo para saber quais unidades seriam reabertas.

"Temos casos como a agência de São Paulo do Potengi, que atendia outras 9 cidades ao redor. Depois que foi fechada, as pessoas tinham que ir para Macaíba. É uma situação que causa gastos e perigo para o consumidor, além de uma interrupção na movimentação econômica daquela região", considerou Benavides.

De acordo com o banco, das 15 agências, pelo menos duas já foram reabertas. É o caso do Banco do Brasil de Touros e de Baraúna. Esta segunda, porém, só estará em pleno funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 4 de setembro. Na lista, há unidades que só serão reabertas em novembro de 2018.

Com a apresentação do calendário, o procedimento aberto do Procon ficará suspenso. De acordo com a coordenação do órgão, as datas serão acompanhadas e, caso sejam descumpridas, a fiscalização poderá realizar autos de constatação, com possível penalidade de multa.

Para Benavides, o Procon entende que o banco também foi vítima da violência e a simples aplicação de multa contra a empresa não resolveria o problema. Porém a população não pode ser prejudicada e por isso, foi buscada uma solução conjunta. De acordo com ele, as agências participarão de conselho com órgãos municipais para melhorar a segurança.

Veja abaixo, o nome das cidades e o prazo para abertura das agências. Veja ainda as matérias sobre as explosões e ataques às agências nos municípios.
Aberturas em 2017
01 - Touros - Aberta - Em ataque simultâneo, quadrilha explode caixas de bancos em Touros, RN
02 - Baraúna - Aberta, com pleno funcionamento em 04/09 - Quadrilha explode bancos e metralha delegacia no RN
03 - São Paulo do Potengi - 20/09 - Quadrilha explode bancos, cerca pelotão e incendeia carro no RN
04 - Umarizal - 30/09 - Quadrilha explode caixas de banco, saqueia lojas e rouba carros no RN
05 - São Miguel - 31/10 - Quadrilhas explodem caixas de bancos em duas cidades do RN; em uma terceira, PM evitou o crime.
06 - Acari - 01/11 - Cofre é arrombado, vigia baleado e carros incendiados no Seridó potiguar
07 - Florânia - 13/11 - Quadrilha metralha pelotão e assalta agência bancária em Florânia, RN
08 - Santana do Matos - 06/12 - Quadrilha explode cofre de banco, faz reféns e metralha delegacia no RN
09 - Lajes - 30/12 - Quadrilha explode agência bancária e metralha delegacia em Lajes, RN

Aberturas em 2018
10 - Gov. Dix-Sept Rosado - 10/01/2018 - Dois bancos são alvos de criminosos durante a madrugada no RN
11 - Caraúbas - 16/01/2018 - Criminosos explodem bancos e atiram pelas ruas de Caraúbas, RN
12 - João Câmara - 30/03/2018 - Quadrilha explode bancos, metralha base da PM e atira em lojas no Agreste do RN
13 - Monte Alegre - 30/03/2018 - Criminosos explodem caixa de banco e atiram pelas ruas de cidade na Grande Natal
14 - São José de Campestre - 30/11/2018 - Banco foi alvo de criminosos no dia 16 de janeiro de 2017
15 - Tibau do Sul - 30/11/2018 - Quadrilhas explodem caixas no RN; base e carro da PM são metralhados

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário