Laís Freires sempre estudou na Rede Pública de Educação. Hoje, após concluir o ensino médio em 2017 na Escola Estadual Peregrino Júnior, a estudante de 18 anos é um dos destaques do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aqui no Rio Grande do Norte. Com esforço e dedicação, Laís teve uma pontuação excelente em todas as áreas de conhecimento cobradas na prova. Só na redação, a estudante atingiu 960 pontos.
“Essa conquista não é só minha, é de todos que me ajudaram a trilhar esse caminho, que não foi fácil, mas eu consegui”, declarou Laís, que vai usar sua nota para tentar ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Secretária Adjunta de Educação, Mônica Guimarães recebeu a notícia da pontuação de Laís, com alegria e satisfação. “O resultado demonstra que estudando na Escola Pública é possível competir nos cursos mais concorridos”, disse.
O desempenho da estudante orgulhou não só sua família, mas toda comunidade escolar, que classifica Laís como uma aluna exemplar. Para o vice-diretor da escola, o professor John Herbert de Sousa, essa é apenas a primeira das grandes conquistas que virão. “Isso ainda é pouco para a sua capacidade organizacional, iremos ter muitos frutos adocicados ainda. Acredito que a nota dela é uma das maiores do estado”, ele diz.
Já Karen Beatriz, estudante da Escola Estadual Berilo Wanderley foi destaque na nota da redação, a jovem que também tem 18 anos, conquistou 920 pontos e ficou surpresa. “Quando eu vi a nota não acreditei. A sensação foi de alívio, meu trabalho ao longo do ano deu certo”, afirma a estudante que atribui a nota alcançada à sua força de vontade e à sua paixão pela educação. Karen quer cursar história e se tornar professora universitária.
Além do empenho dos estudantes, os gestores das escolas atribuem o bom desempenho de alunos como Laís e Karen ao projeto #QueroAprender, executado pela Secretaria de Educação e Cultura do RN nas escolas da Rede e que disponibiliza material didático para estudantes que vão fazer a prova do Enem. E as estudantes confirmam que a participação no projeto teve muita importância na conquista das boas notas. “Foi essencial”, diz Laís.
A persistência e a dedicação também são coisas de família. A irmã de Laís, Laíssa Freires também conquistou um desempenho notável recentemente: a estudante de 15 anos, também vinculada à rede pública de educação, foi aprovada em 4º lugar no Curso Técnico Integrado em Comércio no IFRN.
Para o futuro, as estudantes esperam o melhor, mas sabem que a conquista de novos objetivos depende principalmente do esforço delas. “Penso em me manter firme, como sempre fui. Centralizar novos objetivos. Quando se quer algo, a única coisa que não se mede são os esforços”, conclui Laís.
O projeto #QueroAprender
Criado pela SEEC/RN e lançado em abril de 2017 com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso à conteúdos didáticos para melhorar o desempenho e a aprendizagem dos estudantes, O projeto #QueroAprender oferece apostilas elaboradas por professores especialistas nas diversas áreas de conhecimento, além de realizar aulões direcionados para alunos que vão participar de exames de avaliação, como a Prova Brasil e o Enem.
“A Secretaria de Educação tem investido em projetos como o #QueroAprender para poder dar maiores subsídios e possibilidades dos nossos estudantes ingressarem numa universidade e obterem uma boa nota no Enem e capacidade de competitividade”, explicou Mônica.
Em seu primeiro ano de atuação, mais de 10 mil alunos participaram dos dezenove aulões realizados pelo projeto em Natal e outros municípios do estado. Além disso, mais de 200 professores foram mobilizados para a elaboração de material de didático, ministrar os aulões e tirar dúvidas dos estudantes.
Garantido para continuar em 2018, o início das atividades do projeto esse ano será marcado pela distribuição dos cadernos de exercícios no mês de fevereiro (disponibilizados também na plataforma digital e no aplicativo), e pela realização de um workshop, que deve acontecer em março, visando sensibilizar os alunos para o projeto, além de incentivar o interesse dos alunos nos aulões, palestras e momentos culturais do #QueroAprender.
Fonte:SEEC/ASSECOM
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