Compartilhamento:

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

'Surpresa', diz 1º lugar em curso de medicina com maior nota do Sisu, passou com 915,42 pontos

Lara Valeska, de 19 anos, vai estudar no campus da UFRN em Caicó. Moradora da cidade, potiguar teve ajuda do argumento de inclusão.
Lara recebeu apoio do argumento de inclusão para garantir vaga no curso de medicina (Foto: Glaucia Lima/G1)
Ter cursado os ensinos fundamental e médio na cidade em que cresceu impulsionou a estudante Lara Valeska de Medeiros Rocha, de 19 anos, para o primeiro lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Caicó, no Seridó potiguar. Isso porque os candidatos de regiões próximas ao campus são beneficiados com o argumento de inclusão. O curso teve a maior nota de corte entre os cursos de medicina do Brasil. "Não sabia que ficaria em primeiro lugar. Fiquei surpresa. Minha nota foi de 790 para 948 com o argumento", afirma a estudante.

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (26) a primeira chamada de aprovados na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. Um total de 2.791.334 candidatos se inscreveram para concorrer às 205.514 vagas de 5.631 cursos em universidades federais e institutos tecnológicos.

Natalense de nascença, Lara se mudou para Caicó com quatro anos e pretende seguir a carreira de médica na região Seridó. "O plano é me estabelecer aqui e trabalhar na comunidade. Há uma carência grande de médicos e estrutura. Com o curso acredito que haverá mais investimento na nossa região", explica. A estudante chegou a cursar direito na UFRN de Caicó, mas acabou largando o curso para tentar uma vaga em medicina.

"Era um curso muito bom, mas não me identifiquei. Medicina foi o que surgiu como opção. Tentei no primeiro ano e não consegui. Quanto mais tentava, sabia que não podia perder essa chance", diz Lara, para quem os estudos não tinham horário no último ano. "Estudava pela manhã em casa ou na biblioteca e fazia cursinho durante a tarde, noite e às vezes em fins de semana", conta.
Curso foi criado há seis meses na região Seridó do Rio Grande do Norte (Foto: Cícero Oliveira/G1)
Planejado desde 2012, o curso de medicina veio com a proposta da UFRN de criar cursos mais competitivos no interior. Para atender a meta, a universidade criou uma resolução em 2013 que estabelece um critério regional para incrementar as notas dos alunos da região. 

Os estudantes que realizaram o último ano do ensino fundamental e os três anos do ensino médio em microregiões próximas a Caicó ganham o argumento de inclusão.

Aprovados
A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo:
http://sisu.mec.gov.br/. O Sisu usa como critério de seleção a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. O candidato pode consultar seu desempenho inserindo o número de inscrição no Enem e a senha de inscrição. O site permite ainda recuperar a senha do Enem.

No site do Sisu, é possível selecionar a instituição, o curso e a modalidade do turno para filtrar a lista de aprovados.

Matrícula
Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

O candidato selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.

Fonte: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário