Compartilhamento:

domingo, 12 de abril de 2020

MÉDICO SERIDOENSE LIDERA TRATAMENTO INOVADOR CONTRA A COVID-19

Um tratamento inovador contra o Covid-19 vem sendo estudado por um grupo de médicos em Cascavel, no Paraná. A iniciativa é encabeçada pelo médico hematologista e oncologista clínico Ademar Dantas da Cunha Júnior, seridoense nascido em Jardim do Seridó.

A matéria é do site O Paraná informa que o grupo de dez médicos pretende utilizar o plasma sanguíneo ou plasma convalescente (a parte líquida do sangue onde ficam os anticorpos) de pacientes curados da doença para o tratamento de pacientes infectados em estado grave. Os profissionais integram o corpo clínico da Uopeccan e do HU (Hospital Universitário) de Cascavel.

A iniciativa é encabeçada pelo médico hematologista e oncologista clínico Ademar Dantas da Cunha Júnior, que aguarda agora a autorização da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) para que os trabalhos sejam iniciados. O tratamento se dá por meio da retirada do plasma de pacientes que estão recuperados da doença há pelo menos 14 dias e tenham um título alto de anticorpos, o que traz mais segurança no combate ao vírus. Poderão receber o plasma pacientes graves da covid-19, desde que haja indicação médica.

O material inicial para a realização do tratamento está sendo adquirido com o auxílio de doações, mas, quando houver a sinalização positiva para a realização do estudo, a iniciativa deve ser inscrita em projetos federais para custeio de pesquisas.

Fonte: Hilneth Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário