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domingo, 12 de julho de 2020

ARTIGO JORNALÍSTICO ASSINADO POR DANILLO ROCHA: "EDUCAÇÃO COMO UM FATOR DE INCLUSÃO DAS MINORIAS"

Educação como um Fator de Inclusão das Minorias

A palavra “minoria”, no caso em questão, não se refere a um número menor de pessoas, à sua quantidade, mas sim a uma situação de desvantagem social, ou seja, não é o fator numérico o essencial para que uma população possa ser considerada uma minoria. E sim, as relações de dominação entre os diferentes grupos na sociedade.

Segundo o sociólogo Mendes Chaves, minorias se refere a um grupo de pessoas que de alguma forma se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a outro grupo, “maioritário”, o qual ambos integram uma sociedade ampla. Sendo assim, podemos observar que as minorias sofrem em diversas áreas, e na educação não é diferente, visto que, de acordo com a legislação não há muitas políticas públicas que defendam o acesso dessa classe à educação.

Sobre a problemática acima, podemos nos perguntar se as ações afirmativas, mais popularmente conhecidas como cotas, cujo objetivo é diminuir a desigualdade de oportunidades dos grupos minoritários, são o suficiente para incluí-los na educação, uma vez que apenas 50% das vagas de instituições federais são reservadas a eles. Com isso, enxergamos o Ensino a Distância (EAD) como um excelente fator de inclusão na educação, tornando-o extremamente eficaz na resolução desse obstáculo. Além disso, o EAD não é apenas pegar o conteúdo presencial e colocar em uma plataforma, existe toda uma dinâmica na maneira de oferecer a matéria online com o objetivo de melhorar a experiência do aluno, e parte dessa metodologia inclui as salas de bate-papo e fóruns de discussões para aumentar a interação entre os professores e alunos.

Ademais, o EAD é uma forma de educação que democratiza o conhecimento, já que é possível levar ensinamentos a qualquer um disposto a aprender, sem a necessidade de haver horário e local fixos para o estudo. Outrossim, com essa modalidade de ensino, o acesso de diferentes pessoas, das mais variadas classes sociais, torna-se possível, rompendo os bloqueios físicos, como espaço e tempo, problemática complexa de ser solucionada numa modalidade de ensino presencial, pois é comum ver em cursos EAD muitas pessoas, que enfrentam jornada dupla de trabalho, dentro e fora de casa e outros que estão voltando aos estudos depois de alguns anos após o término do ensino médio. Desse modo, é possível adotar formas de levar o EAD a comunidades remotas, tornando-o um instrumento de inclusão social, permitindo o acesso a conhecimento em regiões o qual a educação tradicional não chegaria tão facilmente, o que corrobora a ideia de que o EAD se trata de uma excelente ferramenta de inclusão por ser capaz de reduzir as diferenças entre as classes.

Um comentário:

  1. Além do mais há na sociedade uma sensação de que esta minoria não conseguem sair desta situação pois não são provocados a agir de forma a sair desta situação se tornando reféns deles proprios.Dai é preciso que tenham conhecimento destas possibilidade e ou oportunidades.

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