Compartilhamento:

sábado, 31 de outubro de 2020

LUTO NO CINEMA: Morre, aos 90 anos, o ator Sean Connery, o eterno James Bond

O ator escocês foi um dos mais conhecidos intérpretes do personagem 007
Faleceu Sean Connery, lendário ator escocês que foi o primeiro e um dos mais célebres intérpretes do persongem James Bond, da saga 007. Ao todo, esteve presente em seis filmes do agente criado pelo britânico Ian Fleming -  o primeiro foi "007 Contra o Satânico Dr. No", em 1962. As causas da morte, anunciada pela BBC News, ainda não foram divulgadas, mas a família confirmou a perda. Ele estava nas Bahamas, segundo o "Variety News".

Sir Thomas Sean Connery nasceu em Edimburgo, em 25 de agosto de 1930. Ao longo de sua carreira, amealhou um Oscar, três Globo de Ouro e dois prêmios BAFTA. Atuou em filmes como "Caçada ao Outubro Vermelho", "Indiana Jones e a Última Cruzada", "Highlander", "Robin e Marian", e fez grande sucesso em "O Nome da Rosa" (1986), de Jean-Jacques Annaud, baseado no icônico romande do escritor italiano Umberto Eco. Nele, dividiu o set com Christian Slater. Interpretou o papel de Guglielmo de Baskerville, No ano seguinte, encarnava Jimmy Malone, na obra-prima de Brian de Palma, "Os Intocáveis", filme que, vale lembrar, tinha a trilha assinada pelo maestro italiano Ennio Morricone, também falecido recentemente. No elenco também constam os nomes de Robert de Niro e Andy Garcia, entre outros.

Não bastasse, atuou sob a regência de Alfred Hitchcock, em "Marnie" (1964), Connery havia deixado os sets há cerca de dez anos. Na verdade, sua última experiência no écran foi ter dado a voz ao protagonista do filme de animação "Sir Billi", do qual foi também produtor executivo. Foi casado duas vezes, sendo a primeira, com a atriz australiana Diane Cilento (já falecida), mãe de seu único filho, Jason, também ator (e diretor e dublador), hoje com 57 anos. Tinha um neto, Dashiell Connery, 23, que atuou em 'Pandemic". Atualmente, Sean Connery estava casado com Micheline Roquebrune, artista plástica francesa, a quem conheceu no Marrocos.
Uma curiosidade: Diane Cilento participou do filme "Com 007 Só se Vive Duas Vezes", de 1967. O casal ficou junto de 1962 a 1973. Ele se casou com Micheline em 1975.

Sean Connery veio de uma família de poucos recursos. Jovem, chegou a trabalhar como lavador de pratos e até como segurança. Também foi motorista de caminhão e modelo vivo para artistas do Colégio de Artes de Edimburgo. Foi ao participar de um concurso de Mister Universo, em 1953, que seu destino começou a mudar: ele faturou o terceiro lugar, e logo começou a fazer pequenas aparições na TV, sendo, em seguida, convidado para o cinema. Apaixonado também por futebol, era torcedor fanático do Rangers. Também adorava jogar golfe.

Em 2000, ele recebeu título de "sir" da rainha Elizabeth II. "Esse é um dos melhores dias de minha vida", declarou, na cerimônia.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário